DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/417
Título: Resolução de problemas envolvendo matrizes e sistemas lineares no processo ensino aprendizagem de matemática com alunos do 2º ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Problem solving involving matrices and linear systems in the process teaching mathematics learning with students of the second year of high school
Autor(es): Silva, Vânia Laís Pereira da
Palavras-chave: Educação;Álgebra;Matemática - métodos pedagógicos;Álgebra - procedimentos de aprendizagem
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do A mazonas
Abstract: Este artigo tem por objetivo discorrer sobre os desafios que o professor tem em ensinar a Álgebra na Matemática, que começa com o estudo de Matrizes e Sistemas Lineares. Os profissionais da educação se empenham muito para organizar os conteúdos programáticos dentro deste contexto. Mas as dificuldades encontradas por muitos alunos e professores no processo de ensino aprendizagem da Matemática são muitas e conhecidas, de um lado o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldades em relacionar a aprendizagem com o seu cotidiano. Por outro lado se faz necessário à inovação por parte dos profissionais da educação na forma de abordagem dos conteúdos de Matemática aplicados aos conceitos algébricos, relacionando a aprendizagem com o cotidiano do aluno, buscando compreender as dificuldades encontradas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio no desenvolvimento de procedimentos no seu aprendizado, que envolve o estudo da Álgebra, que é um dos principais ramos da Matemática e possui uma vasta aplicabilidade nas ciências exatas. Cabe ao professor buscar trabalhar de maneira diferenciada nas aulas, tornando-as mais atrativas, trazendo a realidade do aluno para dentro da sala de aula desenvolvimento de uma metodologia alternativa e diferenciada para o ensino e aprendizagem da Matemática no ensino médio, com o objetivo de proporcionar aos alunos do 2º ano, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa dos conceitos e das equações matemáticas, para que possam compreender os procedimentos algébricos no processo de resolução de sistema de equações lineares. Dessa forma, torna o ensino mais interessante e ao mesmo tempo desperta nos alunos o interesse pelo estudo, e na utilização da Matemática no seu cotidiano.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/417
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons