DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/416
Título: Um olhar sobre o ensino da trigonometria em aplicativos de dispositivos móveis para alunos da 1ª série do ensino médio
Título(s) alternativo(s): A look at the teaching of trigonometry on mobile apps for students of the 1st year of high school
Autor(es): Conceição, Rilner Moreira da
Palavras-chave: Aplicativos educacionais;Trigonometria;Vídeo aulas
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Buscando uma forma de atingir o estudante com eficiência e dar suporte ao professor nos temas que exigem criatividade didática,selecionaram-se alguns aplicativos de dispositivos móveis que oferecem recursos, incluindo audiovisuais para o tema trigonometria, aproveitando a oferta de conteúdo da internet, a acessibilidade e o compartilhamento de informações, fez-se uso de equipamentos que permitissem a livre exploração desses recursos pelos próprios estudantes da 1ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade de Manaus, com a expectativa de que avaliassem cada recurso como atividade, vídeo aula e facilidade de manuseio,e que analisassem também a sua possível utilização como complementodos estudos.Os estudantes responderam a um questionário , numa abordagem qualitativa – descritivaanalisando dois dos cinco aplicativos selecionados nesta pesquisa, sendo eles CEMEAM e GABARITANDO ENEM. Os demais aplicativos que não constaram no questionário foram: G1 ENEM e EDU.app, estes apresentaram proposta singular ou não funcionamento do aplicativo. De maneira geral o aplicativo GABARITANDO ENEM leva vantagem nas avaliações da maioria dos itens, embora os dois aplicativos tenham recebido bom julgamento nas vídeo aulas, o aplicativo CEMEAM se sobressai apenas no item que avalia a dificuldade das atividades. O tema trigonometria foi escolhido como único assunto a ser explorado pelos estudantes, o mesmo foi escolhido por sua importância na sequência dos estudos do ensino médio como a forma trigonométrica dos números complexos, função trigonométrica seno, cosseno, tangente e a mecânica clássica na física, além ser um dos temas que carece de recursos midiáticos para dar suporte ao professor na explanação em sala de aula.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/416
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA TRIGONOMETRIA EM APLICATIVOS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSI.pdf277,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons