DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConceição, Rilner Moreira da-
dc.date.publication2017-08-18T16:46:18Z-
dc.date.available2017-08-18T16:46:18Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/416-
dc.description.abstractBuscando uma forma de atingir o estudante com eficiência e dar suporte ao professor nos temas que exigem criatividade didática,selecionaram-se alguns aplicativos de dispositivos móveis que oferecem recursos, incluindo audiovisuais para o tema trigonometria, aproveitando a oferta de conteúdo da internet, a acessibilidade e o compartilhamento de informações, fez-se uso de equipamentos que permitissem a livre exploração desses recursos pelos próprios estudantes da 1ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade de Manaus, com a expectativa de que avaliassem cada recurso como atividade, vídeo aula e facilidade de manuseio,e que analisassem também a sua possível utilização como complementodos estudos.Os estudantes responderam a um questionário , numa abordagem qualitativa – descritivaanalisando dois dos cinco aplicativos selecionados nesta pesquisa, sendo eles CEMEAM e GABARITANDO ENEM. Os demais aplicativos que não constaram no questionário foram: G1 ENEM e EDU.app, estes apresentaram proposta singular ou não funcionamento do aplicativo. De maneira geral o aplicativo GABARITANDO ENEM leva vantagem nas avaliações da maioria dos itens, embora os dois aplicativos tenham recebido bom julgamento nas vídeo aulas, o aplicativo CEMEAM se sobressai apenas no item que avalia a dificuldade das atividades. O tema trigonometria foi escolhido como único assunto a ser explorado pelos estudantes, o mesmo foi escolhido por sua importância na sequência dos estudos do ensino médio como a forma trigonométrica dos números complexos, função trigonométrica seno, cosseno, tangente e a mecânica clássica na física, além ser um dos temas que carece de recursos midiáticos para dar suporte ao professor na explanação em sala de aula.en
dc.language.isootheren
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAplicativos educacionaisen
dc.subjectTrigonometriaen
dc.subjectVídeo aulasen
dc.titleUm olhar sobre o ensino da trigonometria em aplicativos de dispositivos móveis para alunos da 1ª série do ensino médioen
dc.title.alternativeA look at the teaching of trigonometry on mobile apps for students of the 1st year of high schoolen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoen
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA TRIGONOMETRIA EM APLICATIVOS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSI.pdf277,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons