DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4134
Title: Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial
Other Titles: Augmented reality and rotation by stations: proposal for teaching and learning spatial geometry
Authors: Souza, Gabriel Willyam Pinheiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rendeiro, manoel Fernandes Braz
Keywords: Geometria Espacial;Sólidos R.A;Rotação por Estações
Issue Date: 20-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SOUZA, Gabriel Willyam Pinheiro. Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial. 2022. 20f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo discute o uso conjunto de um recurso tecnológico com uma metodologia ativa no ensino aprendizagem da matemática. O objetivo foi analisar a metodologia de rotação por estações junto com um aplicativo de Realidade Aumentada, como proposta metodológica de ensino e aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades da geometria espacial, poliedros, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, de abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário misto, observação participante e formulário de avaliação de softwares educacionais. Para a análise, usamos a triangulação, contrapondo a opinião dos autores da pesquisa com os resultados coletados do professor/alunos, do software educacional/metodologia utilizada, onde chegamos a conclusão que a combinação do software Sólidos RA junto à metodologia das rotações por estações mostrou-se um recurso significativo e diferenciado para o ensino e aprendizagem da geometria espacial trabalhada em sala de aula.
Abstract: This study discusses the joint use of a technological resource with an active methodology in the teaching and learning of mathematics. The objective was to analyze the methodology of rotation by stations together with an Augmented Reality application, as a methodological proposal for teaching and learning in order to minimize the difficulties of spatial geometry, polyhedra, in a class of the 6th year of Elementary School. The research was characterized as an action research, with a quantitative-qualitative approach, using for data collection: semi-structured interview, mixed questionnaire, participant observation and evaluation form of educational software. For the analysis, we used triangulation, contrasting the opinion of the research authors with the results collected from the teacher/students, from the educational software/methodology used, where we reached the conclusion that the combination of the Sólidos RA software together with the methodology of rotations by stations showed It is a significant and differentiated resource for teaching and learning spatial geometry worked in the classroom.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4134
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.