DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Gabriel Willyam Pinheiro de-
dc.date.available2022-08-25-
dc.date.available2022-08-29T13:29:14Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriel Willyam Pinheiro. Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial. 2022. 20f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4134-
dc.description.abstractThis study discusses the joint use of a technological resource with an active methodology in the teaching and learning of mathematics. The objective was to analyze the methodology of rotation by stations together with an Augmented Reality application, as a methodological proposal for teaching and learning in order to minimize the difficulties of spatial geometry, polyhedra, in a class of the 6th year of Elementary School. The research was characterized as an action research, with a quantitative-qualitative approach, using for data collection: semi-structured interview, mixed questionnaire, participant observation and evaluation form of educational software. For the analysis, we used triangulation, contrasting the opinion of the research authors with the results collected from the teacher/students, from the educational software/methodology used, where we reached the conclusion that the combination of the Sólidos RA software together with the methodology of rotations by stations showed It is a significant and differentiated resource for teaching and learning spatial geometry worked in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.subjectSólidos R.Apt_BR
dc.subjectRotação por Estaçõespt_BR
dc.titleRealidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacialpt_BR
dc.title.alternativeAugmented reality and rotation by stations: proposal for teaching and learning spatial geometrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T13:29:14Z-
dc.creator.ID034237872-44pt_BR
dc.contributor.advisor1Rendeiro, manoel Fernandes Braz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932688153091781pt_BR
dc.contributor.referee1Rendeiro , Manoel Fernandes Braz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932688153091781pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Clodoaldo Pires-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3126481878049946pt_BR
dc.description.resumoEste estudo discute o uso conjunto de um recurso tecnológico com uma metodologia ativa no ensino aprendizagem da matemática. O objetivo foi analisar a metodologia de rotação por estações junto com um aplicativo de Realidade Aumentada, como proposta metodológica de ensino e aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades da geometria espacial, poliedros, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, de abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário misto, observação participante e formulário de avaliação de softwares educacionais. Para a análise, usamos a triangulação, contrapondo a opinião dos autores da pesquisa com os resultados coletados do professor/alunos, do software educacional/metodologia utilizada, onde chegamos a conclusão que a combinação do software Sólidos RA junto à metodologia das rotações por estações mostrou-se um recurso significativo e diferenciado para o ensino e aprendizagem da geometria espacial trabalhada em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMOULOUD, S. A. et al. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000300007. Acesso em: 15/03/2022. AZEVEDO, C. E. F. et al. A estratégia de triangulação: objetivos, possibilidades, limitações e proximidades com o pragmatismo. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade Brasília, 2013. BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002. BOITO, P. Minecraft: um aliado no processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2018. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. -2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. FEITOSA, F. E. S.; IGLIORI, S. B. C. Uma situação de ensino híbrido no ensino de geometria para alunos do ensino fundamental - anos finais. RIDEMA: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, v. 6, n. 1, p. 1-20, Jan. – Dez., e-ISSN: 2594-4673, 2022. FERNER, D. L. et al. Geometria Espacial: Análise de uma coleção de livros didáticos no ensino médio In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7, 2016, São Paulo Anais... São Paulo, 2016, p. 1-12. Disponível em: <http://porteiras.s.unipampa edu.br/pibid/files/2014/08/XIIENEM_002 pdf>. Acesso em: 01/03/2022. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. GUSE, H. B. Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E. P. U., 2017. MACEDO, Alex de Cassio. Ensino e Aprendizagem de Geometria por meio da Realidade Aumentada em Dispositivos Móveis: um estudo de caso em colégios públicos do litoral paranaense. Curitiba, 2018. Disponível em: < https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/58857/R%20-%20D%20-%20ALEX%20DE%20CASSIO%20MACEDO.pdf?sequence=1&isAllowed=y> . Acesso em: 01/12/2021. MINAYO, M.C.S. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vazes, 2009. OLIVEIRA, Noé. Uma proposta de avaliação de Softwares educacionais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/30362580.pdf>. Acesso em: 01 de Novembro de 2021. RIBEIRO, F. M.; PAZ, M. G. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos, v.2, n.2. Osório, 2012. Disponível em: <http://facos.edu.br /publicacoes/revistas/modelos/agosto_2012/pdf/o_ensino_da_matematica_por_meio_de_novas_tecnologias.pdf>. Acesso em: 01 de Outubro de 2022. SAE DIGITAL. O que é Realidade Aumentada e como ela pode ser aplicada na Educação. Disponível em: https://sae.digital/o-que-e-realidade-aumentada/. Acesso em 30/11/2021. SEGADAS, C. et al. Atividades matemática para deficientes visuais. Rio de Janeiro, 2010. SILVA, K. L. CUBE MERGE: uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como instrumento para ensinar geometria espacial no Ensino Médio. RENDEIRO, M. F. B. (orientador). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Universidade do Estado do Amazonas, Parintins, 2021. SOUZA, S. Geometria na educação infantil: da manipulação empirista ao concreto piagetiano. Dissertação. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2007. SUSILAWATI, W; SURYADI, D; DAHLAN, J. A. The Improvement of Mathematical Spatial Visualization Ability of Student through Cognitive Conflict International Electronic Journal of Mathematics Education Indonesia. v 12, n. 2, p. 155-166, 2017. Disponível em: <http://www.iejme.com/download/the improvement-of-mathematical-spatial-visualization-ability-of-student-through cognitive-conflict.pdf> Acesso em: 10/03/2022. VALENTIM, T. A. O uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial. Dissertação de Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: < https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?cpf= 10398124736&d=20210406173725&h=bedd3e2cb999fbcab4772e31f985880f3ecfa137>. Acesso em: 01 de Novembro de 2021. VICENTIN, F. R. Modelagem Matemática: o relato e implicações de uma experiência no Ensino Médio. In: BRANDT, C. F., BURAK, D., and KLÜBER, T. E., orgs. Modelagem matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações [online]. 2nd ed. rev. and enl. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016, pp. 89-105. ISBN 978-85-7798-232-5. Disponível em: http://books.scielo.org/id/b4zpq/epub/brandt-9788577982325.epub. Acesso em 15/03/2022.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Realidade aumentada e rotação por estações - proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial.pdf789,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.