DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4100
Title: Efeitos de transferência do estudo musical sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância
Other Titles: Transfer effects of music study on early childhood language development
Authors: Soares , Neuriane da Silva Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Caregnato , Caroline
Keywords: Efeitos de transferência;Treinamento musical;Linguagem;Primeira infância;Transfer effects;Musical training;Language;Early childhood
Issue Date: 11-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SOARES, Neuriane da Silva Pereira. Efeitos de transferência do estudo musical sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo investigar os efeitos de transferência da aprendizagem musical para a linguagem oral e escrita na primeira infância. Ele apresenta informações para pais e professores, a respeito da aprendizagem musical e se a mesma pode ser relacionada com o desenvolvimento da linguagem, problematizando uma questão de senso comum ainda pouco analisada em trabalhos em língua portuguesa. Este estudo foi desenvolvido em formato de revisão sistemática de literatura. Foram verificados estudos que focaram na primeira infância e identificamos que parte deles comprovou a existência de efeitos de transferência do estudo musical relacionados ao desenvolvimento da linguagem, outros consideraram os resultados como efeito de quase transferência, pois não houveram melhoras significativas em todos os testes realizados e, por fim, estudos que não comprovaram os efeitos de transferência, abrindo a possibilidade para a existência de outros fatores que interferem no processo do desenvolvimento linguístico na primeira infância.
Abstract: This article aims to investigate the effects of transferring musical learning to oral and written language in early childhood. It presents information for parents and teachers about musical learning and whether it can be related to language development, problematizing a common sense issue that has not yet been analyzed in works in Portuguese. This study was developed in a systematic literature review format. Studies that focused on early childhood were verified and we identified that part of them proved the existence of transference effects of musical study related to language development, others considered the results as a quasi-transfer effect, as there were no significant improvements in all tests performed and , finally, studies that did not prove the effects of transference, opening the possibility for the existence of other factors that interfere in the process of linguistic development in early childhood.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4100
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitos de transferência do estudo musical sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância.pdfArquivo principal.175,11 kBAdobe PDFView/Open
Folha de Aprovação.pdfAnexo 1.53,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.