DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4083
Title: O conhecimento de matemática financeira que os alunos trazem consigo para o ensino médio
Other Titles: The financial math knowledge students bring with them to high school
Authors: Almeida, Enoque Viana
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, Ricardo Santos
Keywords: Matemática Financeira;Base Nacional Comum Curricular;Ensino Médio
Issue Date: 24-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: ALMEIDA, Enoque Viana de. O conhecimento de matemática financeira que os alunos trazem consigo para o ensino médio. 2022. 21f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor uma análise sobre o aprendizado que os alunos do 1° ano do Ensino Médio possuem a respeito da Matemática Financeira. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa para saber como esse conteúdo está expresso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente, aos conteúdos relacionados aos anos finais do Ensino Fundamental. Em seguida houve uma investigação com os livros didáticos das séries mencionadas, onde foi constatada uma abordagem restrita sobre o tema. E, para alcançar o objetivo principal proposto neste trabalho, realizou-se a aplicação de um questionário contendo seis questões que evolvem a Matemática Financeira. A pesquisa foi executada com um grupo de 20 alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Gino Malvestio, em Parintins.
Abstract: This course conclusion work aims to propose an analysis of the learning that students in the 1st year of high school have about Financial Mathematics. First, a survey was carried out to find out how this content is expressed in the National Common Curricular Base (BNCC), mainly, to content related to the final years of Elementary School. Then there was an investigation with the textbooks of the mentioned series, where a restricted approach on the subject was found. And, to achieve the main objective proposed in this work, an evaluation questionnaire will be carried out containing 06 questions about Financial Mathematics. The research will be carried out with a group of 20 students from the 1st year of high school at Escola Estadual Dom Gino Malvestio, in Parintins.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4083
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O conhecimento de matemática financeira que os alunos trazem consigo para o ensino médio.pdf887,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.