DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Enoque Viana-
dc.date.available2022-07-27-
dc.date.available2022-08-10T16:13:28Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.citationALMEIDA, Enoque Viana de. O conhecimento de matemática financeira que os alunos trazem consigo para o ensino médio. 2022. 21f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4083-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to propose an analysis of the learning that students in the 1st year of high school have about Financial Mathematics. First, a survey was carried out to find out how this content is expressed in the National Common Curricular Base (BNCC), mainly, to content related to the final years of Elementary School. Then there was an investigation with the textbooks of the mentioned series, where a restricted approach on the subject was found. And, to achieve the main objective proposed in this work, an evaluation questionnaire will be carried out containing 06 questions about Financial Mathematics. The research will be carried out with a group of 20 students from the 1st year of high school at Escola Estadual Dom Gino Malvestio, in Parintins.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleO conhecimento de matemática financeira que os alunos trazem consigo para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe financial math knowledge students bring with them to high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T16:13:28Z-
dc.creator.ID015.745.985-95pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Ricardo Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794722421274688pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Ricardo Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794722421274688pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Thallytah Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794722421274688pt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Edilson Barroso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7644095499903694pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor uma análise sobre o aprendizado que os alunos do 1° ano do Ensino Médio possuem a respeito da Matemática Financeira. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa para saber como esse conteúdo está expresso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente, aos conteúdos relacionados aos anos finais do Ensino Fundamental. Em seguida houve uma investigação com os livros didáticos das séries mencionadas, onde foi constatada uma abordagem restrita sobre o tema. E, para alcançar o objetivo principal proposto neste trabalho, realizou-se a aplicação de um questionário contendo seis questões que evolvem a Matemática Financeira. A pesquisa foi executada com um grupo de 20 alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Gino Malvestio, em Parintins.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Sidneia Cristina; PROENÇA, Marcelo Carlos. O ensino e a aprendizagem do conceito de porcentagem por meio da resolução de problemas. Paraná, 2014. ARAÚJO, Michael William Lacerda. Matemática financeira: ultrapassando o muro da escola e adentrando o mercado de trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, p. 41, 2011. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcoum.mec.gov.br/abase/. Acesso em 14 set. 2020. CALDAS FILHO, Osmando Barbosa. Matemática Financeira no cotidiano – um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal da Bahia. Salvador, p.66, 2016. CAMBRAIA, Patrícia da Rocha; RIBEIRO, Ronaldo Costa. Microsoft Excel como recurso didático para o aprendizado da matemática financeira aplica a juros compostos. Macapá, 2011. CARAMELO, Carina Brabo da Silva. Matemática Financeira no Ensino Médio. Rio Claro, 2016. COSTA, Manoel dos Santos. O currículo de matemática do ensino sob a luz da BNCC. Disponível em: <www.periodicos.ifjf.br>. Acesso em: 012 de novembro de 2021. DUDA, Rodrigo ; GROSSI, Luciane. Matemática financeira e planilhas eletrônicas: uma abordagem com a incorporação de recursos computacionais. Ciência e Natura , v. 37, p. 234-252, 2015. FARIAS, Gisele. A Matemática Financeira na Educação Básica e sua importância para a formação de um cidadão consciente. Rio de Janeiro, 2013. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. – 6 ed. – São Paulo: Atlas, 2008. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. - São Paulo: Atlas, 2010. GIMENES, C. M. Matemática Financeira com HP 12C e EXCEL: Uma Abordagem Descomplicada. 2. Ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2009. 298 p. GRANDO, Neiva Ignês; SCHNEIDER, Ido José. Matemática financeira: alguns elementos históricos e contemporâneos. São Paulo: Unicamp, 2010. MEDEIROS JUNIOR, Roberto José. Matemática Financeira - Paraná: E-tec Brasil, 2012. PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Prodanov, Ernani Cesar de Freitas, - 2 ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RICHARDSON, Roberto Jarry. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999 ROSSETI JR., H.; SCHIMIGUEL, J. Educação matemática financeira: conhecimentos financeiros para a cidadania e inclusão. Revista Científica Internacional: Inter Science Place, ano 2, n. 9, p. 1-13. Out/nov. 2009. SILVA, Marisa Monteiro Fontoura de Lima Arezo. A importância do planejamento financeiro: uma abordagem de matemática financeira para o ensino médio com o uso do excel. Guaratinguetá, 2012. SILVEIRA, Ênio. Matemática: compreensão e prática. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2019. SOUZA, José Matheus Queiroz. Matemática Financeira: uma nova proposta para o Ensino Médio. Recife, 2013 SOUZA, Neuza Nonato de. Matemática Financeira no cotidiano de uma empresa: um estudo da sua movimentação monetária. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Pontificia Universidade Católica. Goiânia, p. 22, 2020. VIDIGAL, Cassio. Razão, proporção, regra de três e porcentagem. Disponível em: <www.educamaisbrasil.com.br/matematica/razaoeproporcao>. Acesso em: 18 de Abril de 2022. VIEIRA, Glauciane da Silva. Educação Financeira na BNCC. Quais as orientações? I ENOPEM – Encontro Nacional online de professores que Ensinam Matemática. Disponível em < https://matematicanaescola.com/eventos/index.php/ienopem>. Acesso em: 27 de fevereiro de 2022.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O conhecimento de matemática financeira que os alunos trazem consigo para o ensino médio.pdf887,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.