DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4082
Title: Malha quadriculada como instrumento de aprendizagem de perímetro e área
Other Titles: Checkered mesh as a perimeter and area learning tool
Authors: Pereira, Tatiana Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Tarcilene Campos
Keywords: Perímetro e Área;Malha Quadriculada;Aprendizagem
Issue Date: 25-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: PEREIRA, Tatiana Souza. Malha quadriculada como instrumento de aprendizagem de perímetro e área. 2022.14f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola municipal Luz do Saber de Parintins/ Amazonas e com oito professores da Educação Básica, e tem como objetivo geral analisar as contribuições da utilização da malha quadriculada para a aprendizagem de perímetro e área. Para obter resultados aprofundados e abrangentes, a pesquisa se classifica como qualitativa e quantitativa. Como técnica de pesquisa utilizamos a observação direta intensiva (observação participante) e extensiva (aplicação de questionários). Fizemos ainda a aplicação de pré teste e pós teste. Através da análise dos dados, realizada pelo processo de categorização dos dados coletados, percebemos que a malha quadriculada pode facilitar a aprendizagem do aluno sobre perímetro e área.
Abstract: This article is the result of a research carried out with students of the 6th Year of Elementary School of a municipal school in Parintins / Amazonas and with some teachers of Basic Education, and its general objective is to analyze the contributions of the use of the checkered grid for the learning of calculus of perimeter and area. To obtain in-depth and comprehensive results, the research is classified as qualitative and quantitative. As a research technique, we used intensive direct observation (participant observation) and extensive (questionnaire application). We also did the pre-test and post-test application. Through the analysis of the data, carried out by the process of categorizing the collected data, we realized that the checkered grid can facilitate the student's learning to calculate perimeter and area.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4082
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Malha quadriculada como instrumento de aprendizagem de perímetro e área.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.