DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Tatiana Souza-
dc.date.available2022-07-27-
dc.date.available2022-08-10T16:11:31Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Tatiana Souza. Malha quadriculada como instrumento de aprendizagem de perímetro e área. 2022.14f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4082-
dc.description.abstractThis article is the result of a research carried out with students of the 6th Year of Elementary School of a municipal school in Parintins / Amazonas and with some teachers of Basic Education, and its general objective is to analyze the contributions of the use of the checkered grid for the learning of calculus of perimeter and area. To obtain in-depth and comprehensive results, the research is classified as qualitative and quantitative. As a research technique, we used intensive direct observation (participant observation) and extensive (questionnaire application). We also did the pre-test and post-test application. Through the analysis of the data, carried out by the process of categorizing the collected data, we realized that the checkered grid can facilitate the student's learning to calculate perimeter and area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerímetro e Áreapt_BR
dc.subjectMalha Quadriculadapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleMalha quadriculada como instrumento de aprendizagem de perímetro e áreapt_BR
dc.title.alternativeCheckered mesh as a perimeter and area learning toolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T16:11:31Z-
dc.creator.ID036.600162-09pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Tarcilene Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390634640260893pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Tacilene Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906346402608939pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Thallytah Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5770392898447164pt_BR
dc.contributor.referee4Vitor, Claudio Barros-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1737407468919075pt_BR
dc.description.resumoEste artigo é resultado de uma pesquisa realizada com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola municipal Luz do Saber de Parintins/ Amazonas e com oito professores da Educação Básica, e tem como objetivo geral analisar as contribuições da utilização da malha quadriculada para a aprendizagem de perímetro e área. Para obter resultados aprofundados e abrangentes, a pesquisa se classifica como qualitativa e quantitativa. Como técnica de pesquisa utilizamos a observação direta intensiva (observação participante) e extensiva (aplicação de questionários). Fizemos ainda a aplicação de pré teste e pós teste. Através da análise dos dados, realizada pelo processo de categorização dos dados coletados, percebemos que a malha quadriculada pode facilitar a aprendizagem do aluno sobre perímetro e área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Ed.70, 2011. BIANCHINI, Ed. Matemática - Bianchini: manual do professor 6ºAno. 9. ed. São Paulo : Moderna, 2018. BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasilia MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 de mar. 2022 CHIUMMO, A. O conceito de áreas de figuras planas: capacitação para Professores do Ensino Fundamental. São Paulo. 138 folhas. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUC/SP, 1998. COSTA, L. F. M. da; SOUZA, E. G.; LUCENA, I. C. R. Complexidade e Pesquisa Qualitativa: questões de método. Revista Perspectivas em Educação Matemática, vol. 8, número temático, p. 727-748, 2015. COSTA, M. Estudos - Secretaria de Educação de Taubaté, Maio 2020. Disponível em: http://taubate.educaon.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Etapa3-ESTUDOS-ativ19-C%C3%A1lculo-da-%C3%A1rea-na-malha-quadriculada.pdf. Acesso em: 10 de mar. 2022 D’AMBROSIO, B. S. Formação de Professores de Matemática para o século XXI: O Grande Desafio. Pró-Posições, 1993. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. INEP. Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência do Ano de 2003. Brasília, DF. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 10 de mar. 2022 LORENZATO, S. Porque não ensinar Geometria?. A Educação Matemática em Revista - SBEM, nº 4, 1995. MARCONI, M. A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo. Atlas 2003 PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D. M.; PARREIRA, F. J.; SHITSUKA, R. Metodologia do trabalho científico. Santa Maria: UAB / NTE / UFSM, 2018. SAEB, Testes e Questionários. 2013. Disponível em: https://www.gov.br › avaliacao-e-exames-educacionais. Acesso 30 de mai. 2022 SADEAM, Revista pedagógica, 2014. Disponível em: Matemáticahttps://sadeam .caedufjf.net/ wp-content/uploads/2016/04/AM-SADEAM-2014-RP-MT-5EF-WEB. Acesso em: 30 de abr. 2022.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Malha quadriculada como instrumento de aprendizagem de perímetro e área.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.