Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Tatiana Souza | - |
dc.date.available | 2022-07-27 | - |
dc.date.available | 2022-08-10T16:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Tatiana Souza. Malha quadriculada como instrumento de aprendizagem de perímetro e área. 2022.14f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4082 | - |
dc.description.abstract | This article is the result of a research carried out with students of the 6th Year of Elementary School of a municipal school in Parintins / Amazonas and with some teachers of Basic Education, and its general objective is to analyze the contributions of the use of the checkered grid for the learning of calculus of perimeter and area. To obtain in-depth and comprehensive results, the research is classified as qualitative and quantitative. As a research technique, we used intensive direct observation (participant observation) and extensive (questionnaire application). We also did the pre-test and post-test application. Through the analysis of the data, carried out by the process of categorizing the collected data, we realized that the checkered grid can facilitate the student's learning to calculate perimeter and area. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Perímetro e Área | pt_BR |
dc.subject | Malha Quadriculada | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Malha quadriculada como instrumento de aprendizagem de perímetro e área | pt_BR |
dc.title.alternative | Checkered mesh as a perimeter and area learning tool | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T16:11:31Z | - |
dc.creator.ID | 036.600162-09 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Costa, Lucélida de Fátima Maia da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8333907767115958 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Tarcilene Campos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/390634640260893 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Tacilene Campos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906346402608939 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alves, Thallytah Leite | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5770392898447164 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Vitor, Claudio Barros | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1737407468919075 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola municipal Luz do Saber de Parintins/ Amazonas e com oito professores da Educação Básica, e tem como objetivo geral analisar as contribuições da utilização da malha quadriculada para a aprendizagem de perímetro e área. Para obter resultados aprofundados e abrangentes, a pesquisa se classifica como qualitativa e quantitativa. Como técnica de pesquisa utilizamos a observação direta intensiva (observação participante) e extensiva (aplicação de questionários). Fizemos ainda a aplicação de pré teste e pós teste. Através da análise dos dados, realizada pelo processo de categorização dos dados coletados, percebemos que a malha quadriculada pode facilitar a aprendizagem do aluno sobre perímetro e área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Ed.70, 2011. BIANCHINI, Ed. Matemática - Bianchini: manual do professor 6ºAno. 9. ed. São Paulo : Moderna, 2018. BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasilia MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 de mar. 2022 CHIUMMO, A. O conceito de áreas de figuras planas: capacitação para Professores do Ensino Fundamental. São Paulo. 138 folhas. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUC/SP, 1998. COSTA, L. F. M. da; SOUZA, E. G.; LUCENA, I. C. R. Complexidade e Pesquisa Qualitativa: questões de método. Revista Perspectivas em Educação Matemática, vol. 8, número temático, p. 727-748, 2015. COSTA, M. Estudos - Secretaria de Educação de Taubaté, Maio 2020. Disponível em: http://taubate.educaon.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Etapa3-ESTUDOS-ativ19-C%C3%A1lculo-da-%C3%A1rea-na-malha-quadriculada.pdf. Acesso em: 10 de mar. 2022 D’AMBROSIO, B. S. Formação de Professores de Matemática para o século XXI: O Grande Desafio. Pró-Posições, 1993. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. INEP. Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência do Ano de 2003. Brasília, DF. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 10 de mar. 2022 LORENZATO, S. Porque não ensinar Geometria?. A Educação Matemática em Revista - SBEM, nº 4, 1995. MARCONI, M. A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo. Atlas 2003 PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D. M.; PARREIRA, F. J.; SHITSUKA, R. Metodologia do trabalho científico. Santa Maria: UAB / NTE / UFSM, 2018. SAEB, Testes e Questionários. 2013. Disponível em: https://www.gov.br › avaliacao-e-exames-educacionais. Acesso 30 de mai. 2022 SADEAM, Revista pedagógica, 2014. Disponível em: Matemáticahttps://sadeam .caedufjf.net/ wp-content/uploads/2016/04/AM-SADEAM-2014-RP-MT-5EF-WEB. Acesso em: 30 de abr. 2022. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TMP-2022 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Malha quadriculada como instrumento de aprendizagem de perímetro e área.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.