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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4080
Title: Inclusão de aluno autista no 8º ano do ensino fundamental em atividades de matemática: Dificuldades do professor
Other Titles: Inclusion of autistic student in the 8th grade of elementary school in mathematics activities: Teacher difficulties
Authors: Vieira, Gabrielle da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Keywords: Professor de Matemática;TEA;Inclusão
Issue Date: 16-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: VIEIRA, Gabrielle da Silva. Inclusão de aluno autista no 8º ano do ensino fundamental em atividades de matemática: dificuldades do professor. 2022. 12f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
metadata.dc.description.resumo: Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de compreender as dificuldades do professor na inclusão de aluno autista no 8º ano do Ensino Fundamental em atividades de matemática. O estudo teve como estratégias metodológicas o levantamento bibliográfico, entrevista e o registro de áudio. Posteriormente, foi adotado o método de triangulação como forma de análise de dados. Constituem-se como sujeitos da pesquisa, dois professores, que atuam com alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA em experiencias distintas. A base teórica do estudo se pauta em pesquisas como a de Fleira (2016), Cocco (2017) e Melo (2016). Os resultados evidenciam que as principais dificuldades dos professores estão relacionadas, com a falta de formação adequada para trabalhar com esse público e as peculiaridades que cada criança apresenta, e que o ensino pensado a partir das aptidões do autista, auxiliam no processo de inclusão e propiciam uma aprendizagem significativa para todos.
Abstract: In this article we present the results of a qualitative research developed with the objective of understanding the difficulties of the teacher in the inclusion of autistic students in the 8th year of Elementary School in mathematics activities. The study had as methodological strategies the bibliographic survey, interview and audio recording. Subsequently, the triangulation method was adopted as a form of data analysis. The subjects of the research are two teachers, who work with students with Autism Spectrum Disorder – ASD in different experiences. The theoretical basis of the study is based on research such as Fleira (2016), Cocco (2017) and Melo (2016). The results show that the main difficulties of teachers are related to the lack of adequate training to work with this audience and the peculiarities that each child presents, and that teaching thought from the autistic aptitudes, help in the inclusion process and provide meaningful learning for all.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4080
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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