DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4077
Title: Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM: contextos para o ensino de matemática
Other Titles: Archaeological fragments found in the municipality of Parintins-AM: contexts for teaching mathematics
Authors: Machado, David Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Keywords: Fragmentos Arqueológicos;Ensino de Matemática;Contextualização
Issue Date: 11-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: MACHADO, David Carvalho Machado. Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM : contextos para o ensino de matemática. 2022. 18f TCC (Graduação em Matemática)-Universidade do Estado do Amazonas , Parintins.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo geral foi compreender em que termos os traços geométricos presentes nos fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM, abrem possibilidades interdisciplinares para o ensino de matemática. Os dados foram construídos por meio de observação direta de fragmentos arqueológicos, entrevistas e registro fotográfico, que após sistematização foram analisados por meio de uma triangulação. Os resultados obtidos indicam que os fragmentos arqueológicos encontrados em Parintins-AM se mostram potenciais contextos para um ensino de geometria com abertura interdisciplinar.
Abstract: This article presents the results of a research developed within the scope of a Course Completion Work (TCC) of the Mathematics Degree, at the Center for Higher Studies of Parintins-AM (CESP). This is qualitative research whose general objective was to understand how the geometric features present in the archaeological fragments found in the municipality of Parintins-AM, open interdisciplinary possibilities for the teaching of mathematics. The data were constructed through direct observation of archaeological fragments, interviews and photographic records, which after systematization were analyzed through triangulation. The results obtained indicate that the archaeological fragments found in Parintins-AM are potential contexts for teaching geometry with an interdisciplinary approach.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4077
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.