Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Machado, David Carvalho | - |
dc.date.available | 2022-07-26 | - |
dc.date.available | 2022-08-10T15:59:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, David Carvalho Machado. Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM : contextos para o ensino de matemática. 2022. 18f TCC (Graduação em Matemática)-Universidade do Estado do Amazonas , Parintins. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4077 | - |
dc.description.abstract | This article presents the results of a research developed within the scope of a Course Completion Work (TCC) of the Mathematics Degree, at the Center for Higher Studies of Parintins-AM (CESP). This is qualitative research whose general objective was to understand how the geometric features present in the archaeological fragments found in the municipality of Parintins-AM, open interdisciplinary possibilities for the teaching of mathematics. The data were constructed through direct observation of archaeological fragments, interviews and photographic records, which after systematization were analyzed through triangulation. The results obtained indicate that the archaeological fragments found in Parintins-AM are potential contexts for teaching geometry with an interdisciplinary approach. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fragmentos Arqueológicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.title | Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM: contextos para o ensino de matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Archaeological fragments found in the municipality of Parintins-AM: contexts for teaching mathematics | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T15:59:24Z | - |
dc.creator.ID | 019.522.612-79 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Lucélida de Fátima Maia da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8333907767115958 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Lucélida de Fátima Maia da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8333907767115958 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bianchezzi, Clarice | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3976946815719032 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fonseca, Júlio Cezar Marinho da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8265814631152677 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo geral foi compreender em que termos os traços geométricos presentes nos fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM, abrem possibilidades interdisciplinares para o ensino de matemática. Os dados foram construídos por meio de observação direta de fragmentos arqueológicos, entrevistas e registro fotográfico, que após sistematização foram analisados por meio de uma triangulação. Os resultados obtidos indicam que os fragmentos arqueológicos encontrados em Parintins-AM se mostram potenciais contextos para um ensino de geometria com abertura interdisciplinar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ABENDOA & AMBIENTARE-Soluções Ambientais. Linha de Transmissão 230kV Oriximiná-Juruti-Parintins e Subestações Associadas. Projeto de Diagnóstico Interventivo, Prospecção Intensiva, Educação Patrimonial e Patrimônio Imaterial. Brasília, 2015. ANDRADE, M. C. R. O gabinê fluidificado e a fotografia dos espíritos no Brasil: a representação do invisível no território da arte em diálogo com a fotografiação de fantasmas, aparições luminosas e fenômenos paranormais. 2008. 162 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2008. ALVES, M. L. Para além de Santarém os vasos de gargalo na bacia do rio Trombetas. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum.,Belém, 2018. ALVES, M. L. Objetos distribuídos do Baixo Amazonas: um estudo da cerâmica Konduri. 2019. 417 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Arqueologia, Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2 ed., 2003. BACK, D.; RADETZEKE, F. S. Educação em espaços não formais no ensino de ciências. In XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumo/R1066.pdf. Acesso em: 01 de janeiro de 2022. BETENDORF, J. F. Choronica da Missão dos Padres da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão (1625-1698). Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, n. 72, v. 1, p.1-679, 1910. BIANCHEZZI, C.- et al. Fragmentos: arqueologia, memórias e histórias de Parintins. 1. ed. – Parintins, AM: Eskenazi Gráfica, 2021. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ministério da Educação. Brasília, 2018. BRASIL. Lei 3.924, de 26 de julho de 1961. Dispõe sôbre os monumentos arqueológicos e pré-históricos. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 jul. 1961. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l3924.htm>. Acesso em: 15 mai. 2022. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação e Cultura. Brasília: MEC, 2000. CAMPOS, C. R. P.; CARVALHO, M. P.; FALK, J. E. W.; JESUS, T. B. de.; KRAUZER, K. A. F. Aprendendo Ciências e Matemática em um Sítio Arqueológico Sob Diversos Olhares: das Práticas de Ensino ao Ensino das Práticas. RBECT, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p1-18, mai./ago. 2017. D’AMBROSIO, U. Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 2, n. 94, 2018. FURLANETTO, E. C. Interdisciplinaridade: uma epistemologia de fronteiras. In: BERKENBROCK ROSITO, M. M.; HAAS, C. M. (Org.). Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: políticas e práticas de formação. Rio de Janeiro: Wak, 2014. HERIARTE, M. Descrição do Estado do Maranham, Pará, Curupa e Rio das Amazonas. 1 ed. Vienna: [s.n], 1874. HILBERT, P. P.; HILBERT, K. Resultados Preliminares da Pesquisa Arqueológica nos Rios Nhamundá e Trombetas, Baixo Amazonas. BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELOD, Belém, Pará, Brasil. N° 75, 1980. LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. LIMA, H. P.; SILVA, C. Levantamento Arqueológico do Médio Amazonas. Manaus, IPHAN 1ª SR, Relatório não Publicado, 2005. LIMA, H. P.; MORAES, B. M.; PARENTE, M. T. V. “Tráfico” de Material Arqueológico, Turismo e Comunidades Ribeirinhas: Experiências de uma Arqueologia Participativa em Parintins, Amazonas. Revista de Arqueologia Pública, Campinas, 8, 2013. p. 61-77. LIMA, H. P.; BARRETO, C.; BETENCOURT, C. J. Cerâmicas arqueológicas da Amazônia: rumo a uma nova síntese. In: BARRETO, C.; LIMA, H. P.; BETENCOURT, C. J. (org). Cerâmicas arqueológicas da Amazônia: rumo a uma nova Síntese. Belém: IPHAN: Ministério da Cultura, 2016. p. 19-31. LIMA, R. F. Introdução à Geometria Diferencial. 1. ed. Macapá: Sociedade Brasileira de Matemática, 2016. LOIZOS, P. Vídeo, filmes e fotografias como documento de pesquisa. In: Bauer, M. W.; Gaskell, G. (ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 2003. MACHADO, M. C. Entre Terra Preta Antropogênica e Cacos de Cerâmicas: a Existência de Sítios Arqueológicos no Município de Parintins-Am. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade do Estado do Amazonas. Parintins-AM, 2018. NEVES, E. G. Et al. A tradição Pocó-Açutuba e os primeiros sinais visíveis de modificações de paisagens visíveis de modificação de paisagens na calha do Amazonas. in: Memorias de las Conferencias Magistrales del 3er Encuentro Internacional de Arqueología Amazónica. Quito: Editora EIAA, 2014. PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. PINTO, R. (Org.) O Diário do Padre Samuel Fritz. Manaus: EDUA, 2006. PY-DANIEL, A. R.; et al. Arqueologia e suas aplicações na Amazônia. Belém: MPEG, 2017. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TMP-2022 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM - contextos para o ensino de matemática.pdf | 739,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.