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dc.contributor.authorMachado, David Carvalho-
dc.date.available2022-07-26-
dc.date.available2022-08-10T15:59:24Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.identifier.citationMACHADO, David Carvalho Machado. Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM : contextos para o ensino de matemática. 2022. 18f TCC (Graduação em Matemática)-Universidade do Estado do Amazonas , Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4077-
dc.description.abstractThis article presents the results of a research developed within the scope of a Course Completion Work (TCC) of the Mathematics Degree, at the Center for Higher Studies of Parintins-AM (CESP). This is qualitative research whose general objective was to understand how the geometric features present in the archaeological fragments found in the municipality of Parintins-AM, open interdisciplinary possibilities for the teaching of mathematics. The data were constructed through direct observation of archaeological fragments, interviews and photographic records, which after systematization were analyzed through triangulation. The results obtained indicate that the archaeological fragments found in Parintins-AM are potential contexts for teaching geometry with an interdisciplinary approach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFragmentos Arqueológicospt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleFragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM: contextos para o ensino de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeArchaeological fragments found in the municipality of Parintins-AM: contexts for teaching mathematicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T15:59:24Z-
dc.creator.ID019.522.612-79pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee2Bianchezzi, Clarice-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3976946815719032pt_BR
dc.contributor.referee3Fonseca, Júlio Cezar Marinho da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8265814631152677pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo geral foi compreender em que termos os traços geométricos presentes nos fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM, abrem possibilidades interdisciplinares para o ensino de matemática. Os dados foram construídos por meio de observação direta de fragmentos arqueológicos, entrevistas e registro fotográfico, que após sistematização foram analisados por meio de uma triangulação. Os resultados obtidos indicam que os fragmentos arqueológicos encontrados em Parintins-AM se mostram potenciais contextos para um ensino de geometria com abertura interdisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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