DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4077
Título: Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM: contextos para o ensino de matemática
Título(s) alternativo(s): Archaeological fragments found in the municipality of Parintins-AM: contexts for teaching mathematics
Autor(es): Machado, David Carvalho
Orientador(es): Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Palavras-chave: Fragmentos Arqueológicos;Ensino de Matemática;Contextualização
Data do documento: 11-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MACHADO, David Carvalho Machado. Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM : contextos para o ensino de matemática. 2022. 18f TCC (Graduação em Matemática)-Universidade do Estado do Amazonas , Parintins.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo geral foi compreender em que termos os traços geométricos presentes nos fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM, abrem possibilidades interdisciplinares para o ensino de matemática. Os dados foram construídos por meio de observação direta de fragmentos arqueológicos, entrevistas e registro fotográfico, que após sistematização foram analisados por meio de uma triangulação. Os resultados obtidos indicam que os fragmentos arqueológicos encontrados em Parintins-AM se mostram potenciais contextos para um ensino de geometria com abertura interdisciplinar.
Abstract: This article presents the results of a research developed within the scope of a Course Completion Work (TCC) of the Mathematics Degree, at the Center for Higher Studies of Parintins-AM (CESP). This is qualitative research whose general objective was to understand how the geometric features present in the archaeological fragments found in the municipality of Parintins-AM, open interdisciplinary possibilities for the teaching of mathematics. The data were constructed through direct observation of archaeological fragments, interviews and photographic records, which after systematization were analyzed through triangulation. The results obtained indicate that the archaeological fragments found in Parintins-AM are potential contexts for teaching geometry with an interdisciplinary approach.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4077
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM - contextos para o ensino de matemática.pdf739,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.