DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4076
Título: Farinha de mandioca: contextos para o ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Cassava flour: contexts for teaching mathematics in the final years of elementary school
Autor(es): Souza, Lúcio Brito de
Orientador(es): Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Palavras-chave: Etnomatemática;Produção de farinha;Educação Matemática
Data do documento: 16-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUZA, Lúcio Brito de. Farinha de mandioca: contextos para o ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2022. 16f TCC (Graduação de Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: Esta pesquisa é de natureza qualitativa e segue conceitos estabelecidos pela Etnomatemática, objetivando compreender de que forma o processo da produção de farinha de mandioca constitui um contexto para o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental, na comunidade da Brasília do Estácio no interior do município de Barreirinha-AM. Para coletarmos os dados utilizamos observação participante, entrevista semiestruturada e registro fotográfico do processo da produção de farinha. Realizamos a triangulação dos dados para interpretar as informações obtidas. Os resultados mostraram que o processo da produção de farinha de mandioca pode ser usado como contexto para o ensino de conteúdos matemáticos, pois, mobiliza ideias matemáticas como estimativa, cálculos mentais, percepção, comparação, medições, contagem, classificações e explicações durante seu processo de produção. Portanto, pode ser utilizado nas escolas, onde os alunos vivem, conhecem e até mesmo praticam tal atividade durante sua vida cotidiana.
Abstract: This research is qualitative in nature and follows concepts established by Ethnomathematics, aiming to understand how the process of producing cassava flour constitutes a contexto for teaching mathematics in the final years of elementar school, in the community of Brasília do Estácio, in the interior of the state. Municipality of Barreirinha-AM. To collect the data, we used participant observation, semi-structured interviews and photographic records of the flour production process. We performed data triangulation to interpret the information obtained. The results showed that the cassava flour production process can be used as a context for the teaching of mathematical content, as it mobilizes mathematical ideas such as estimation, mental calculations, perception, comparison, measurements, counting, classifications and explanations during its process of production. Therefore, it can be used in schools, where students live, know and even practice such activity during their daily life.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4076
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Farinha de mandioca - contextos para o ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental.pdf790,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.