DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4074
Title: Ensino de matemática em turmas agregadas: um olhar sobre a prática docente em escolas ribeirinhas
Other Titles: Mathematics teaching in aggregated classes: a look at teaching practice in riverside schools
Authors: Araújo, Adrianne dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Keywords: Ensino de Matemática;Turmas Agregadas;Prática docente
Issue Date: 4-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: ARAÚJO, Adrianne dos Santos. Ensino de matemática em turmas agregadas: um olhar sobre a prática docente em escolas ribeirinhas. 2022. 15f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa que destaca o desafio de ministrar uma aula de matemática com pouco tempo disponibilizado para mais de uma turma em uma mesma sala, com diferentes atividades, formando como modelo de classe, as turmas agregadas. Para tanto, a pesquisa busca compreender como se desenvolve a prática docente do professor de matemática em turmas agregadas, nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola ribeirinha do município de Parintins-AM. Este estudo possui contribuições na metodologia de pesquisa autobiográfica, é descritivo e foi do tipo bibliográfico e teve uma abordagem qualitativa. A base que fundamenta está pesquisa tem como principais autores (RAMOS, 2018; COSTA, GUEDIN, 2021 e BRANDÃO, 2018). Na análise dos dados, utilizamos o método da triangulação para o confrontamento das informações obtidas por meio das leituras dos artigos científicos, da análise documental e experiências em sala de aula. Os resultados mostram aspectos de como ocorre a atuação do professor de matemática em uma turma agregada nos anos finais do Ensino Fundamental e possibilita reflexões sobre as estratégias e desafios enfrentados por esse profissional.
Abstract: This article is the result of a research that highlights the challenge of teaching a mathematics class with little time available to more than one class in the same room, with different activities, forming as class model, the aggregate classes. Therefore, the research sought to understand how the teaching practice of the mathematics teacher is developed in aggregated classes, in the final years of Elementary School, in a riverside school in the municipality of Parintins-AM. This study sought contributions in the methodology of autobiographical research, is descriptive and was of the bibliographic type and had a qualitative approach. The main authors of this research are (RAMOS, 2018; COSTA, GUEDIN, 2021 and BRANDÃO, 2018). In the data analysis, we used the triangulation method to confront the information obtained through the reading of scientific articles, of document analysis and classroom experiences. The results show aspects of how the performance of the mathematics teacher occurs in a group aggregated in the final years of Elementary School and allows reflections on the strategies and challenges faced by this professional.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4074
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.