DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Adrianne dos Santos-
dc.date.available2022-07-26-
dc.date.available2022-08-08T16:52:38Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.identifier.citationARAÚJO, Adrianne dos Santos. Ensino de matemática em turmas agregadas: um olhar sobre a prática docente em escolas ribeirinhas. 2022. 15f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4074-
dc.description.abstractThis article is the result of a research that highlights the challenge of teaching a mathematics class with little time available to more than one class in the same room, with different activities, forming as class model, the aggregate classes. Therefore, the research sought to understand how the teaching practice of the mathematics teacher is developed in aggregated classes, in the final years of Elementary School, in a riverside school in the municipality of Parintins-AM. This study sought contributions in the methodology of autobiographical research, is descriptive and was of the bibliographic type and had a qualitative approach. The main authors of this research are (RAMOS, 2018; COSTA, GUEDIN, 2021 and BRANDÃO, 2018). In the data analysis, we used the triangulation method to confront the information obtained through the reading of scientific articles, of document analysis and classroom experiences. The results show aspects of how the performance of the mathematics teacher occurs in a group aggregated in the final years of Elementary School and allows reflections on the strategies and challenges faced by this professional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectTurmas Agregadaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleEnsino de matemática em turmas agregadas: um olhar sobre a prática docente em escolas ribeirinhaspt_BR
dc.title.alternativeMathematics teaching in aggregated classes: a look at teaching practice in riverside schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T16:52:38Z-
dc.creator.ID032.127.252-81pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento Filho, Virgílio Bandeira do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430956097030345pt_BR
dc.description.resumoEste artigo é resultado de uma pesquisa que destaca o desafio de ministrar uma aula de matemática com pouco tempo disponibilizado para mais de uma turma em uma mesma sala, com diferentes atividades, formando como modelo de classe, as turmas agregadas. Para tanto, a pesquisa busca compreender como se desenvolve a prática docente do professor de matemática em turmas agregadas, nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola ribeirinha do município de Parintins-AM. Este estudo possui contribuições na metodologia de pesquisa autobiográfica, é descritivo e foi do tipo bibliográfico e teve uma abordagem qualitativa. A base que fundamenta está pesquisa tem como principais autores (RAMOS, 2018; COSTA, GUEDIN, 2021 e BRANDÃO, 2018). Na análise dos dados, utilizamos o método da triangulação para o confrontamento das informações obtidas por meio das leituras dos artigos científicos, da análise documental e experiências em sala de aula. Os resultados mostram aspectos de como ocorre a atuação do professor de matemática em uma turma agregada nos anos finais do Ensino Fundamental e possibilita reflexões sobre as estratégias e desafios enfrentados por esse profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARROS, Alan Bonfim. A Docência na Educação do Campo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Pedagogia - Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Manaus, 2018. Orientador: Osmarina Guimarães. BRANDÃO, Naione de Souza. O ensino de matemática em escola ribeirinha: dificuldades e possibilidades em área de várzea. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Licenciatura em Matemática - Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP, Parintins, 2018. Orientadora: Profa. Dra. Lucélida Fátima Maia da Costa. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. BRASIL. Senado Federal. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília: Coordenação de Edições Técnicas, 2018 58 p. Disponível: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pd f. Acessado em: 25/03/2022. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa em educação matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, 2012. CALDART, Roseli Salete et al. Educação do campo. Dicionário da educação do campo, v. 2, p. 257-265, 2012. COSTA, Liliane Nascimento. O trabalho docente em uma escola multisseriada de Parintins. Orientadora: Simone Souza Silva. Monografia de Conclusão de Curso – Licenciatura em Pedagogia, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP, Parintins, 2018. COSTA, Lucélida de Fátima Maia da; GHEDIN, Evandro. Etnomatemática e seus processos cognitivos: implicações à formação de professores. Jundiaí-SP: Paco, 2021. COSTA, Lucélida de Fátima Maia da. Vivências auto formativas no ensino de matemática: vida e formação em escolas ribeirinhas. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2015. GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008. HAGE, Salomão Mufarry. Por uma escola do campo de qualidade social: transgredindo o paradigma (multi) seriado de ensino. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 97-113, abr. 2011. MOREIRA, Marco Antônio.; ROSA, Paulo RS. Pesquisa em ensino: Métodos qualitativos e quantitativos. Subsídios metodológicos para o professor pesquisador em ensino de ciências, v. 1, 2009. RAMOS, Soraia Pereira. Nas ondas do rádio: fragmentos da história do ensino da matemática em Parintins. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Matemática - Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP, Parintins, 2018. Orientadora: Profa. Dra. Lucélida Fátima Maia da Costa. SANTOS, André Laurence Freitas dos Santos. Impactos e possibilidades da formação continuada de professores: um estudo de caso na região de Camaquã. Orientadora: Denise Nascimento Silveira. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. SILVA, Maria Jacqueline da. Desafios da Prática docente em meio ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. Orientador: Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal de Pernambuco, CAA, Licenciatura em Matemática, 2019.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de matemática em turmas agregadas - um olhar sobre a prática docente em escolas ribeirinhas.pdf392,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.