DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/406
Title: O uso de jogos para o ensino da trigonometria nos 2° anos do ensino médio
Other Titles: The use of games for the teaching of trigonometry in the second year of high school
Authors: Barros, Elaine Maria Pereira
Teixeira, Helisangela Ramos da Costa
Keywords: Jogos lúdicos;Trigonometria;Aprendizagem
Issue Date: 18-Aug-2017
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: RESUMO Para este artigo foi utilizado a metodologia bibliográfica e de campo, pois além do uso de livros e artigos sobre a temática, utilizou-se ainda a aplicação de um questionário a fim de verificar a aprendizagem dos alunos na Matemática, mas especificamente na trigonometria. O principal objetivo deste artigo foi estimular a aprendizagem dos alunos por meio da utilização de jogos lúdicos. A matemática, por sua universalidade, ocupa uma posição singular no cenário científico e social, pois, possivelmente, não existe nenhuma atividade da vida contemporânea, em que a matemática não compareça de maneira insubstituível para codificar, ordenar, quantificar e interpretar as mais diversas variáveis. Como resultados pode ser observado que a aplicação dos jogos em sala de aula, despertou a atenção dos alunos, estimulando para uma maior aprendizagem e fixação do conteúdo, tornando a matemática e suas funções mais simples, muitos alunos descobriram como a matemática e suas funções podem ser aplicadas no cotidiano. Concluiu-se que investir tempo no trabalho com jogos voltados ao estudo da trigonometria possibilita que os alunos aprimorem o cálculo mental, memorizem valores usuais de funções trigonométricas, retomem e ampliem os conhecimentos referentes a números e operações.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/406
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA TRIGONOMETRIA.pdf246,58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons