Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4064
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marinho , Nikole Guedes Maia | - |
dc.date.available | 2022-07-21 | - |
dc.date.available | 2022-08-08T16:32:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-27 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Nikole Guedes Maia. Tradução intersemiótica como estratégia pedagógica no ensino fundamental II. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4064 | - |
dc.description.abstract | This research addressed intersemiotic translation as a pedagogical strategy in Elementary School II and its general objective was to investigate how an intersemiotic translation process through contemporary dance can contribute to the formation of a more critical subject in art classes, by experiencing a process of intersemiotic translation through a didactic sequence, in addition to identifying and describing how this experience contributes to the teaching-learning process. The methodologies applied were, respectively, research with a qualitative approach, regarding the purposes of the research: exploratory, field research and experimental research with the participants. The result showed the significant feasibility of the proposed strategy, as the students learned to expand their potential through experiments and discussions in the classroom, producing meaning and contributing to the teaching-learning process. The theoretical basis was based on the concepts of intersemiotics (PLAZA, 2003), Contemporary dance (LOUPPE, 2012), Dance- education (BARBOSA, 2019), Importance of dance at school (MARQUES, 2007). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança-educação | pt_BR |
dc.subject | Intersemiótica | pt_BR |
dc.subject | Dança Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Dance-education | pt_BR |
dc.subject | Intersemiotics | pt_BR |
dc.subject | Contemporary Dance | pt_BR |
dc.subject | Following Teaching | pt_BR |
dc.title | Tradução intersemiótica como estratégia pedagógica no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.title.alternative | Intersemiotic translation as a pedagogical strategy in elementary school II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T16:32:24Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Paes, André Duarte | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3744628322964787 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paes , André Duarte | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3744628322964787 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pinto , Amanda da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910246309324962 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira , Ilcilene Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5483053347442839 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3243376757889644 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa abordou tradução intersemiótica como estratégia pedagógica no Ensino Fundamental II e teve como objetivo geral Investigar de que forma um processo de tradução Intersemiótica por meio da dança contemporânea pode contribuir para a formação de um sujeito mais crítico nas aulas de Arte, ao experimentar um processo de tradução intersemiótica por meio de uma sequência didática, além de identificar e descrever como essa experiência contribui para o processo de ensino-aprendizagem. As metodologias aplicadas foram respectivamente, pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos fins da pesquisa: exploratória, pesquisa de campo e pesquisa experimental com os participantes. O resultado evidenciou a viabilidade significativa da estratégia proposta, pois os alunos aprenderam a expandir suas potencialidades por meio dos experimentos e discussões realizadas em sala de aula, produzindo sentido e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. O embasamento teórico pautou-se nos conceitos de intersemiótica (PLAZA, 2003), Dança contemporânea (LOUPPE, 2012), Dança-educação (BARBOSA, 2019), Importância da dança na escola (MARQUES, 2007). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BARBOSA, Ana Mae. (org.) Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte [recurso eletrônico]: Ana Mae Barbosa. – 1. Ed. – São Paulo: Perspectiva, 2019. BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva,2019. BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação física Brasília: MEC/ SEF, 1997. ECO, Umberto. Quase a Mesma Coisa. Rio de Janeiro: Editora Record: 2007. FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Diário de campo: um instrumento de reflexão. In: contexto e Educação, nº 7, Juí: Inijuí, 1987. FORTIN, Sylvie. Somatics: A tool for empowering modern dance teachers. In: SHAPIRO, S. B. Dance, power, and difference. Ontario: Human Kinetics, 1998. cap. 3, p. 49-74. FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999. _____. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. _____. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987. _____. 1946- Como elaborar projetos de pesquisa - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002. _____. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. JAKOBSON, Roman. On linguistic aspects of translation. In.: VENUTI, Lawrence (edited). The translation studies reader. London; New York: Routledge. P. 113-118. 2000. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LDB Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea, Lisboa, Orfeu Negro, 2012. MACHADO, A.R.; CRISTOVÃO, V.L.L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso. v. 6, n. 3. set/dez., 2006. MARQUES, I.A. Dançando na escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006. _____. Dançando na Escola. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007. _____. Dançando na escola. São Paulo, Cortez, 2003. _____. Linguagem da dança: arte ensino. 1. ed. São Paulo: Digitexto, 2010. MERLEAU-PONTY, M. (1994). Fenomenologia da percepção (Carlos Alberto Ribeiro de Moura, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Texto original publicado em 1945). MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, Método E Criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MODESTO, Estela Rebouças Bezerra. APOSTILA DE METODOLOGIA PARA O TRABALHO DE PESQUISA. CETAM - Centro de Educação Tecnológica do Amazonas Técnico em Meio Ambiente/Instituto Benjamin Constant, 2005. OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988. PEREIRA, SRC et all. Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis. Porto Alegre, n. 25, 2001. PRODDANOV, Cleber Cristiano. Metodologia Do Trabalho Científico [Recurso Eletrônico]: Métodos E Técnicas Da Pesquisa E Do Trabalho Acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. PINTO, Amanda da silva. Dança como área de conhecimento: dos PCNs á sua implementação no sistema educacional Municipal de Manaus. Manaus: Travessia/ Fapeam, 2015. PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2001. VERDERI, EB. Dança na escola: uma abordagem pedagógica. São Paulo: Phorte, 2009. VIEIRA, Marcílio de Souza. O Corpo como Linguagem na Dança-teatro de Pina Bausch. Revista Interface, Natal, v. 2, n. 2, p. 111-118, jul./dez. 2005. SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo, Editora Brasiliense, 1990. SALLES, Cecilia A. Redes da criação: construção da obra de arte. Disponível em: <http://sciarts.org.br/curso/textos/redes_criacao_final_grifado.pdf> Acesso em: 9 abril. 2022. STRAZZACAPPA, MÁRCIA. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola - Cadernos Cedes, ano XXI, no 53, abril/2001. _____. Entre a Arte e à Docência: a formação o artista da dança/Márcia Strazzacappa e Carla Morandi. Campinas, SP: Papirus, 2006. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tradução intersemiótica como estratégia pedagógica no ensino fundamental II.pdf | Arquivo principal. | 4,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.