DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4059
Title: Dança, tecnologia e educação em tempos pandêmicos: atuações do arteeducador na rede pública
Other Titles: Dance, technology and education in pandemic times: performances of the art educator in the public network
Authors: Nascimento , Marcos Telles do
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinto , Amanda da Silva
Keywords: Pandemia;Arteeducador;Ensino remoto;Arte/Dança;Pandemic;Arteducator;Remote education;Art/Dance.
Issue Date: 13-Jun-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: NASCIMENTO, Marcos Telles do. Dança, tecnologia e educação em tempos pandêmicos: atuações do arteeducador na rede pública. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho será abordado sobre as atuações de professores da disciplina de Arte/Dança nas escolas públicas da cidade de Manaus, tendo em vista as dificuldades advindas da pandemia e o formato emergencial de ensino que se adotou pela Secretaria de Educação do Estado. A primeiro momento é feito um parâmetro sobre dança na escola e de como ela é enxergada nesse ambiente escolar, segundamente elucida-se sobre a tecnologia atrelada ao ensino e como isso se dava antes da pandemia e a forma como ela se fez nessa emergência educacional. Em seguida trago aplicativos e relatos sobre seus usos dentro das instituições de ensino para contextualizar essa relação do professor com os alunos. Por fim, trago a pesquisa sobre ensinoaprendizagem na escola pública, focando em suas dificuldades de acesso, técnicas e metodologias, além dos papéis que eles tiveram que assumir mediante o detrimento do ensino em contexto pandêmico.
Abstract: In this work, i approach the performances of teachers of the art/dance discipline in public schools in the city of Manaus, in view of the difficulties resulting from the pandemic and the emergency format of teaching that was adopted by the State Department of Education. The first moment is made a parameter about dance at school and how it is seen in this school environment, secondly delusional about the technology tied to teaching and how this was done before the pandemic and the way it was done in this educational emergency. Next, I bring applications and reports about their uses within educational institutions to contextualize this relationship between the teacher and the students. Finally, I bring the research on teachinglearning in public schools, focusing on their difficulties of access, techniques and methodologies, in addition to the roles they had to assume through the detriment of teaching in a pandemic context.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4059
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dança, tecnologia e educação em tempos pandêmicos.pdfArquivo principal.552,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.