DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento , Marcos Telles do-
dc.date.available2022-07-21-
dc.date.available2022-08-08T16:29:28Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Marcos Telles do. Dança, tecnologia e educação em tempos pandêmicos: atuações do arteeducador na rede pública. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4059-
dc.description.abstractIn this work, i approach the performances of teachers of the art/dance discipline in public schools in the city of Manaus, in view of the difficulties resulting from the pandemic and the emergency format of teaching that was adopted by the State Department of Education. The first moment is made a parameter about dance at school and how it is seen in this school environment, secondly delusional about the technology tied to teaching and how this was done before the pandemic and the way it was done in this educational emergency. Next, I bring applications and reports about their uses within educational institutions to contextualize this relationship between the teacher and the students. Finally, I bring the research on teachinglearning in public schools, focusing on their difficulties of access, techniques and methodologies, in addition to the roles they had to assume through the detriment of teaching in a pandemic context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectArteeducadorpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectArte/Dançapt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectArteducatorpt_BR
dc.subjectRemote educationpt_BR
dc.subjectArt/Dance.pt_BR
dc.titleDança, tecnologia e educação em tempos pandêmicos: atuações do arteeducador na rede públicapt_BR
dc.title.alternativeDance, technology and education in pandemic times: performances of the art educator in the public networkpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T16:29:28Z-
dc.contributor.advisor1Pinto , Amanda da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto , Amanda da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos , Érika da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee3Abreu , Jeanne Chaves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833172261250448pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho será abordado sobre as atuações de professores da disciplina de Arte/Dança nas escolas públicas da cidade de Manaus, tendo em vista as dificuldades advindas da pandemia e o formato emergencial de ensino que se adotou pela Secretaria de Educação do Estado. A primeiro momento é feito um parâmetro sobre dança na escola e de como ela é enxergada nesse ambiente escolar, segundamente elucida-se sobre a tecnologia atrelada ao ensino e como isso se dava antes da pandemia e a forma como ela se fez nessa emergência educacional. Em seguida trago aplicativos e relatos sobre seus usos dentro das instituições de ensino para contextualizar essa relação do professor com os alunos. Por fim, trago a pesquisa sobre ensinoaprendizagem na escola pública, focando em suas dificuldades de acesso, técnicas e metodologias, além dos papéis que eles tiveram que assumir mediante o detrimento do ensino em contexto pandêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMANTE, L., and FONTANA, L. Mobilidade, Whatsapp e aprendizagem: realidade ou ilusão? In: PORTO, C., OLIVEIRA, K.E., and CHAGAS, A., comp. Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons [online]. Salvador: Ilhéus: EDUFBA; EDITUS, 2017. AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A Realidade da Educação Brasileira a Partir da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA). Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56–62, 2020. BARBOSA, A., SANTOS, E., and RIBEIRO, M. Diário online no Whatsapp: app-learning em contexto de pesquisa-formação na cibercultura. In: PORTO, C., OLIVEIRA, K.E., and CHAGAS, A., comp. Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons [online]. Salvador: Ilhéus: EDUFBA; EDITUS, 2017, p. 235-256. BASTOS, Liliana Cabral; BIAR, Liana de Andrade. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 31, p. 97-126, 2015. BATALHA, C. S. e CRUZ, G. B. Ensino de dança na escola: concepções e práticas na visão de professores. Rev. Educação, Arte e Inclusão. Vol. 15, N° 1. jan./mar. 2019. BARBOSA, A., SANTOS, E., and RIBEIRO, M. Diário online no Whatsapp: app-learning em contexto de pesquisa-formação na cibercultura. In: PORTO, C., OLIVEIRA, K.E., and CHAGAS, A., comp. Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons [online]. Salvador: Ilhéus: EDUFBA; EDITUS, 2017, p. 235-256. BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Concepção, Avaliação e Dinamização de um Portal Educacional de WebQuests em Língua Portuguesa. 2010. 637 f. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, Área de Conhecimento de Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga, 2010. BRASIL, Ministério da Saúde. Coronavírus. Como é transmitido? Brasília, 2022. Disponível em: Como é transmitido? — Português (Brasil) (www.gov.br) Acesso em: 31 de jan. 2022. CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. DARSKI, Caroline; CAPP, Edison; NIENOV, Otto Henrique. Google meet. Nienov, Otto Henrique; Capp, Edison (org.). Estratégias didáticas para atividades remotas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia, 2021. p. 161-178, 2021. DA SILVA, Chayene Cristina Santos Carvalho; DE SOUSA TEIXEIRA, Cenidalva Miranda. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 70070-70079, 2020. DE SOUZA, Maria Caiane Lino; RAMOS, Maria Eduarda Lacerda; SERAFIM, Alexandre do Prado Caldas. EVASÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO NO ENSINO REMOTO. 2021. DEUSDARA, B. ROCHA, D. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. ALEA VOLUME 7 NÚMERO 2 JULHO – DEZEMBRO 2005 p. 305-322 DORIGONI, G. M. L.; SILVA, J. C. Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. Santa Catarina: UNIOESTE, 2008. GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. KATZ, Helena. Dança, robôs, desigualdade: como refundar a sociedade do comum. Anais do V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança. Manaus: ANDA, 2018. p. 760-771. LAKKA, V. Et al. Os desafios pandêmicos e outros modos de re-existências nas artes. In:Coleção Quais danças estarão por vir? Trânsitos, poéticas e políticas do corpo, 1). Salvador: ANDA, 2020. MARCONI, M. A., e LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. MARQUES, I. Dançando na Escola. Editora: Cortez. Local: São Paulo. Ano: 2001. MARQUES, I. Ensino de Dança na Escola Hoje. Editora: Cortez. Local: São Paulo. Ano: 1999. MARQUES, I. “APRESSA-TE LENTAMENTE”: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE DANÇA NA ERA DA RAPIDEZ. Cadernos do LINCC, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 9–21, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14852. Acesso em: 19 maio. 2022. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MOREIRA, J.A., and TRINDADE, S.D. O Whatsapp como dispositivo pedagógico para a criação de ecossistemas educomunicativos. In: PORTO, C., OLIVEIRA, K.E., and CHAGAS, A., comp. Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons [online]. Salvador: Ilhéus: EDUFBA; EDITUS, 2017, pp. 49-68. NEUMANN, Ana Luisa et al. Impacto da pandemia por covid-19 sobre a saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. 2021. PINTO, A. D. S. Dança como área de conhecimento: dos PCN’s á sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. Manaus: Travessia/Fapeam, 2015. PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013. REGO, I. S. P. Informática Aplicada ao Ensino da Dança: Uma proposta metodológica para a dança digital. 2019. 184 p. Tese (Doutorado - Doutorado em Educação) -- Universidade de Brasília, 2019. RENGEL, L. P. Corpo e Dança como lugares de corponectividade metafórica. Rev. Cient. /FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-19, jan./jun. 2009. ROSINI, M. A. As novas Tecnologias da Informação e a Educação a distância. São Paulo: Cengage Learning. 2ª edição. Ano: 2013. SANTOS JUNIOR, V. B., e MONTEIRO, J. C. S. Educação e Covid-19: As Tecnologias Digitais Mediando a Aprendizagem em Tempos de Pandemia. In: Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020. SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice Salete; LOCKMANN, Kamila. A educação emtempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), e2016289, p. 1-24, 2020. SOUZA, M. A. C., e XAVIER, J. Ensino Remoto Emergencial e Metodologias Ativas no Contexto da Dança. Tudo Isto é Dança (Livro Eletrônico) 1. ed. Salvador, BA: Editora Anda, 2021. PDF. STRAZZACAPPA, M. Dança na Educação: Discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática 6: 73-85, jul./jun. 2002-2003 WATANABE, Flávio Yukio et al. Formação docente em metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino remoto emergencial. In: Anais do CIET:EnPED:2020 – Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos, ago. 2020.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança, tecnologia e educação em tempos pandêmicos.pdfArquivo principal.552,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.