DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4039
Titel: Técnica Klauss Vianna e autonomia artística em dança
Sonstige Titel: Klauss Vianna technique and artistic autonomy in dance
Autor(en): Bezerra, Fernanda de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Passos, Yara dos Santos Costa
Stichwörter: Técnica de Klauss Vianna;Autonomia Artística;Abordagem Somática;Improvisação;Processo de Criação;Klauss Vianna Technique;Artistic Autonomy;Somatic Approach;Improvisation;Creation Process
Erscheinungsdatum: 28-Mai-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: BEZERRA, Fernanda de Souza. Técnica Klauss Vianna e autonomia artística em dança. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como fio condutor a investigação bibliográfica da Técnica Klauss Vianna (TKV) e do entendimento da abordagem somática e suas aplicabilidades no estudo de improvisação e processos criativos, a fim de responder a seguinte questão: De que forma tais abordagens podem colaborar no processo de formação dos (as) artistas enquanto intérpretes e criadores autônomos nas suas produções? A hipótese levantada neste trabalho traz a reflexão acerca de que muitas das dificuldades que os artistas afirmam sentir no campo da criação podem ser ocasionados por práticas de automatismos e repetições de movimentações e gestuais que não partem de si e que suas execuções não estão bem compreendidas. Está dividida em dois capítulos e se desenvolve com o objetivo de identificar as especificidades da TKV, elencando suas contribuições na autonomia artística em Dança. As principais bases teóricas desta pesquisa são: Strazzacappa (2012), Miller (2007), Neves (2008), Katz e Greiner (2005), Vianna e Carvalho (2005), Salles (2013) e Leal (2012).
Zusammenfassung: This research is guided by the bibliographic investigation of the Klauss Vianna Technique (TKV) and the understanding of the somatic approach and its applicability in the study of improvisation and creative processes, in order to answer the following question: How such approaches can collaborate in the process of training artists as interpreters and autonomous creators in their productions? The hypothesis raised in this work reflects on the fact that many of the difficulties that artists claim to feel in the field of creation can be caused by practices of automatisms and repetitions of movements and gestures that do not come from themselves and that their executions are not well understood. It is divided into two chapters and is developed with the objective of identifying the specificities of TKV, listing its contributions to artistic autonomy in Dance. The main theoretical bases of this research are: Strazzacappa (2012), Miller (2007), Neves (2008), Katz and Greiner (2005), Vianna and Carvalho (2005), Salles (2013) and Leal (2012)
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4039
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Técnica Klauss Vianna e autonomia artística em dança.pdfArquivo principal.808,98 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.