DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4039
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBezerra, Fernanda de Souza-
dc.date.available2022-07-19-
dc.date.available2022-08-03T17:42:49Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.citationBEZERRA, Fernanda de Souza. Técnica Klauss Vianna e autonomia artística em dança. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4039-
dc.description.abstractThis research is guided by the bibliographic investigation of the Klauss Vianna Technique (TKV) and the understanding of the somatic approach and its applicability in the study of improvisation and creative processes, in order to answer the following question: How such approaches can collaborate in the process of training artists as interpreters and autonomous creators in their productions? The hypothesis raised in this work reflects on the fact that many of the difficulties that artists claim to feel in the field of creation can be caused by practices of automatisms and repetitions of movements and gestures that do not come from themselves and that their executions are not well understood. It is divided into two chapters and is developed with the objective of identifying the specificities of TKV, listing its contributions to artistic autonomy in Dance. The main theoretical bases of this research are: Strazzacappa (2012), Miller (2007), Neves (2008), Katz and Greiner (2005), Vianna and Carvalho (2005), Salles (2013) and Leal (2012)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnica de Klauss Viannapt_BR
dc.subjectAutonomia Artísticapt_BR
dc.subjectAbordagem Somáticapt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de Criaçãopt_BR
dc.subjectKlauss Vianna Techniquept_BR
dc.subjectArtistic Autonomypt_BR
dc.subjectSomatic Approachpt_BR
dc.subjectImprovisationpt_BR
dc.subjectCreation Processpt_BR
dc.titleTécnica Klauss Vianna e autonomia artística em dançapt_BR
dc.title.alternativeKlauss Vianna technique and artistic autonomy in dancept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-03T17:42:49Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.contributor.referee3Siqueira, Valdeane Silva dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1733840802089838pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como fio condutor a investigação bibliográfica da Técnica Klauss Vianna (TKV) e do entendimento da abordagem somática e suas aplicabilidades no estudo de improvisação e processos criativos, a fim de responder a seguinte questão: De que forma tais abordagens podem colaborar no processo de formação dos (as) artistas enquanto intérpretes e criadores autônomos nas suas produções? A hipótese levantada neste trabalho traz a reflexão acerca de que muitas das dificuldades que os artistas afirmam sentir no campo da criação podem ser ocasionados por práticas de automatismos e repetições de movimentações e gestuais que não partem de si e que suas execuções não estão bem compreendidas. Está dividida em dois capítulos e se desenvolve com o objetivo de identificar as especificidades da TKV, elencando suas contribuições na autonomia artística em Dança. As principais bases teóricas desta pesquisa são: Strazzacappa (2012), Miller (2007), Neves (2008), Katz e Greiner (2005), Vianna e Carvalho (2005), Salles (2013) e Leal (2012).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesDASCAL, Miriam. Eutonia: o saber do corpo. São Paulo: Senac São Paulo, 2008. GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Anablume, 2010. LEAL, Patrícia. Sentimentos em improvisação: consciência, autonomia e dramaturgia. IN: Rengel, Lenira; Thrall, Karin (orgs), Coleção Corpo em Cena, vol. 4. Guararema, SP: Anadarco, 2012, p. 129 - 155 . MILLER, Jussara. A escuta do corpo: abordagem da sistematização da Tecnica Klauss Vianna. Campinas: Summus Editorial, 2007. MILLER, Jussara. Dança e educação somática: a técnica na cena contemporânea. Joinville, 2011. MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus Editorial, 2012. NEVES, Neide. A técnica Klauss Vianna vista como sistema. São Paulo: Editora Cortez, 2003. NEVES, Neide. Klauss Vianna: Estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo: Editora Cortez, 2008. SALLES, Cecília. Gesto inacabado: Processo de Criação Artística. 6 ed. São Paulo: FAPESP/ Annablume, 2013. SILVA, Eliana. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005. SPIRÓPULOS, F. S. A abordagem singular de Zélia Monteiro. Revista Aspas, [S. l.], v.5,n.1,p.71-83,2015.Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/89995. Acesso em: 22 maio. 2022. STRAZZACAPPA, Marcia. Educação somática e artes cênicas: Princípios e aplicações. Campinas, SP: Papirus, 2012. – (Coleção Ágere) VIANNA, Klauss & CARVALHO, Marco Antônio. A Dança. 3 ed., São Paulo: Summus, 2005. VISHNIVETZ, BERTA. EUTONIA: Educação do corpo para o ser, São Paulo: Summus, 1995.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Técnica Klauss Vianna e autonomia artística em dança.pdfArquivo principal.808,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.