DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4032
Title: Divulgação científica em rede: o website como ferramenta instrucional para o ensino de ciências
Other Titles: Scientific dissemination in network: the website as an instructional tool for science teaching
Authors: Tenório, Kleitson José Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Carolina Brandão
Keywords: Divulgação Científica;Scientific dissemination;Ensino de Ciências;Science Teaching;Google Sites
Issue Date: 24-Jun-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: TENÓRIO, Kleitson José Lima. Divulgação científica em rede: o website como ferramenta instrucional para o ensino de ciências. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: A internet tem um papel fundamental na comunicação informatizada contemporânea, pois além de permitir o compartilhamento de informações, coopera para construção colaborativa de pesquisas acadêmicas e divulgação do conhecimento científico. Integrar e utilizar recursos tecnológicos por meio da web e da internet é essencial para dinamizar as relações da sociedade com a ciência. Diante do presente pressuposto, o objetivo deste trabalho foi descrever como as websites podem potencializar a divulgação científica, para tanto, identificamos como as ferramentas digitais podem contribuir para a Divulgação da Ciência, com base em estudos que contribuíram para a veiculação do conhecimento científico e listamos os benefícios dos websites para a democratização científica. Este estudo foi concebido a partir do tipo de abordagem qualitativa conduzida em três etapas, da pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos dados obtidos. Os resultados mostraram que é possível desenvolver a divulgação da ciência utilizando as websites, aliada aos recursos tecnológicos descritos nesta pesquisa, mostrou técnicas de como pode utilizar os recursos digitais para ampliar o diálogo com o público. Construímos um website que hospedou um curso de divulgação científica por meio do Google Sites, monitorado pelo Google Analytics onde foi possível enxergar parâmetros, antes invisíveis aos olhos do pesquisador como por exemplo métrica de audiência, localização de acesso e tipo de dispositivo utilizado, tais dados estatísticos em forma gráfica nos ajudou a compreender a interação dos cursistas com o site e mostrou pontos importantes para a melhoria do recurso de modo que beneficie a veiculação da ciência na web. Palavras-chave: Divulgação Científica. Ensino de Ciências. Google Sites
Abstract: The internet plays a fundamental role in contemporary computerized communication, since, besides allowing the sharing of information, it cooperates to the collaborative construction of academic research and dissemination of scientific knowledge. Integrating and using technological resources through the web and the internet is essential to dynamize the relations of society with science. In face of this assumption, the objective of this work was to describe how the websites can enhance the scientific dissemination, for this, we identified how digital tools can contribute to the Science Dissemination, based on studies that contributed to the scientific knowledge dissemination and we listed the benefits of websites for scientific democratization. This study was designed from the qualitative approach type conducted in three stages, from pre-analysis, the exploration of the material and the treatment of the obtained data. The results showed that it is possible to develop the dissemination of science using the websites, allied to the technological resources described in this research, showed techniques on how you can use digital resources to expand the dialogue with the public. We built a website that hosted a course of scientific dissemination through Google Sites, monitored by Google Analytics where it was possible to see parameters, previously invisible to the eyes of the researcher as for example audience metrics, location of access and type of device used, such statistical data in graphical form helped us to understand the interaction of course participants with the site and showed important points for improving the resource so that it benefits the dissemination of science on the web. Key-words: Science Popularization. Science Teaching. Google Sites Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4032
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.