DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTenório, Kleitson José Lima-
dc.date.available2022-07-15-
dc.date.available2022-07-15T17:37:23Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.citationTENÓRIO, Kleitson José Lima. Divulgação científica em rede: o website como ferramenta instrucional para o ensino de ciências. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4032-
dc.description.abstractThe internet plays a fundamental role in contemporary computerized communication, since, besides allowing the sharing of information, it cooperates to the collaborative construction of academic research and dissemination of scientific knowledge. Integrating and using technological resources through the web and the internet is essential to dynamize the relations of society with science. In face of this assumption, the objective of this work was to describe how the websites can enhance the scientific dissemination, for this, we identified how digital tools can contribute to the Science Dissemination, based on studies that contributed to the scientific knowledge dissemination and we listed the benefits of websites for scientific democratization. This study was designed from the qualitative approach type conducted in three stages, from pre-analysis, the exploration of the material and the treatment of the obtained data. The results showed that it is possible to develop the dissemination of science using the websites, allied to the technological resources described in this research, showed techniques on how you can use digital resources to expand the dialogue with the public. We built a website that hosted a course of scientific dissemination through Google Sites, monitored by Google Analytics where it was possible to see parameters, previously invisible to the eyes of the researcher as for example audience metrics, location of access and type of device used, such statistical data in graphical form helped us to understand the interaction of course participants with the site and showed important points for improving the resource so that it benefits the dissemination of science on the web. Key-words: Science Popularization. Science Teaching. Google Sites Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectScientific disseminationpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.subjectGoogle Sitespt_BR
dc.titleDivulgação científica em rede: o website como ferramenta instrucional para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeScientific dissemination in network: the website as an instructional tool for science teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T17:37:23Z-
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Whasgthon Aguiar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766948755894257pt_BR
dc.contributor.referee2Pio, José Luiz de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185851025352297pt_BR
dc.description.resumoA internet tem um papel fundamental na comunicação informatizada contemporânea, pois além de permitir o compartilhamento de informações, coopera para construção colaborativa de pesquisas acadêmicas e divulgação do conhecimento científico. Integrar e utilizar recursos tecnológicos por meio da web e da internet é essencial para dinamizar as relações da sociedade com a ciência. Diante do presente pressuposto, o objetivo deste trabalho foi descrever como as websites podem potencializar a divulgação científica, para tanto, identificamos como as ferramentas digitais podem contribuir para a Divulgação da Ciência, com base em estudos que contribuíram para a veiculação do conhecimento científico e listamos os benefícios dos websites para a democratização científica. Este estudo foi concebido a partir do tipo de abordagem qualitativa conduzida em três etapas, da pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos dados obtidos. Os resultados mostraram que é possível desenvolver a divulgação da ciência utilizando as websites, aliada aos recursos tecnológicos descritos nesta pesquisa, mostrou técnicas de como pode utilizar os recursos digitais para ampliar o diálogo com o público. Construímos um website que hospedou um curso de divulgação científica por meio do Google Sites, monitorado pelo Google Analytics onde foi possível enxergar parâmetros, antes invisíveis aos olhos do pesquisador como por exemplo métrica de audiência, localização de acesso e tipo de dispositivo utilizado, tais dados estatísticos em forma gráfica nos ajudou a compreender a interação dos cursistas com o site e mostrou pontos importantes para a melhoria do recurso de modo que beneficie a veiculação da ciência na web. Palavras-chave: Divulgação Científica. Ensino de Ciências. Google Sitespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesABRAHAM, G. The Importance of Science Communication. Metallogr. Microstruct. Analis. 9, 3-4 (2020). Disponível em: https://doi.org/10.1007/s13632-020-00613-w. Acesso em 10 de novembro de 2020. AGHAEI, S., NEMATBAKHSH, M.A. and FARSANI, H.K. (2012) Evolution of the World Wide Web: From WEB 1.0 to WEB 4.0. International Journal of Web & Semantic Technology, 3, 1-10. Disponível em: https://doi.org/10.5121/ijwest.2012.3101. Acesso em 20 de março de 2021. ALVES, Amanda Cristina dos Santos Costa; MACEDO, Karina Machado. O MUSEU DE CIÊNCIAS VAI À ESCOLA, E A ESCOLA VEM FAZER ARTE E CIÊNCIA NA ACADÊMIA. 34º Seminário de Extensão Universitário da Região Sul – SEURS. 2016. Área temática: Cultura. Disponível em: https://muvie.furg.br/images/arquivos/34SEURS-2016-O-MUSEU-DE-CINCIAS-VAI--ESCOLA-E-A-ESCOLA-VEM-FAZER-ARTE-E-CINCIA-NA-ACADMIA.pdf. Acesso em 26 de março de 2021. ANDER-EGG, Ezequiel. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978. BABINI, José. El saber. Buenos Aires: Nueva Visión, 1957. BEDRAN, P. F. Letramento digital e a formação do professor de língua na contemporaneidade. Entre Línguas, v. 2, n. 2, p. 225-247, jul./dez. 2016. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/download/8614/5932. Acesso em 15 de março de 2021. BIZER, Christian et al. Linked data on the web (LDOW2008). In: Proceedings of the 17th international conference on World Wide Web. 2008. p. 1265-1266. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/44384999_Linked_data_on_the_web_LDOW2008. Acesso em 23 de março de 2021. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora, 1994. Disponível em: https://ria.ufrn.br/123456789/1119. Acesso em 02 de março de 2020. BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. A Integração do Google Sites no Processo de Ensino e Aprendizagem: um estudo com alunos de licenciatura em matemática da Universidade Virtual do Maranhão. 2009. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9232. Acesso em 14 de março de 2021. 108 BOVOLENTA OVIGLI, D. F. CIÊNCIAS DA NATUREZA E APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA: ANIMAÇÕES EM STOP MOTION NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS. Libros Universidad Nacional Abierta y a Distância, p. 60-66, 1 oct. 2016. Disponível em: https://hemeroteca.unad.edu.co/index.php/book/article/view/2654/2762. Acesso em 26 de março de 2021. BROCKINGTON, G.; MESQUITA, L. As consequências da má divulgação científica. Revista da Biologia, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 29-34, 2018. DOI: 10.7594/revbio.15.01.03. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revbiologia/article/view/114838. Acesso em: 29 ago. 2020. BRITO, Vanessa Barbosa. Divulgação Científica nas Redes Sociais: breve olhar sobre o conteúdo jornalístico da Universidade do Estado do Amazonas no Facebook. In: Anais XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro. 2015. p. 1-11. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2101-1.pdf. Acesso em 20 de junho de 2020. BUENO, Leonardo Mendes; DA FONSECA, André Azevedo. Panorama da divulgação científica brasileira no YouTube e nos podcasts. Intercom – sociedade brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 43º Congresso Brasileiro da Comunicação – VIRTUAL – 2020. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-0698-1.pdf. Acesso em 26 de março de 2021. BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico: revisitando o conceito. Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, p. 157-78, 2009. BUENO, Wilson da Costa; MELO, José Marques de. Jornalismo científico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente. 1985.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985. Disponível em: https://biopibid.ccb.ufsc.br/files/2013/12/Jornalismo-científico-conceito-e-função.pdf. Acesso em 25 de junho de 2021 CANAVILHAS, João; TORRES, Vitor; LUNA, Diógenes. Da audiência presumida à audiência real: influência das métricas nas decisões editoriais dos jornais online. Mediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público. n. 2, 2016. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sudeste2019/resumos/R68-1366-1.pdf. Acesso em 20 de Março de 2021. CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS. Sísifo, n. 3, p. 25-40/EN 25-38, Lisboa, 2016. Disponível em http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/59 . Acesso em 13 de janeiro de 2021 109 CHAGAS, Catarina; MASSARANI, Luisa. Manual de sobrevivência para divulgar ciência e saúde. SciELO-Editora FIOCRUZ, 2020. Disponível em < https://books.google.com.br/books?id=SMwOEAAAQBAJ&lpg=PA5&ots=o0pGfw10Ii&dq=Manual%20de%20sobreviv%C3%AAncia%20para%20divulgar%20ci%C3%AAncia%20e%20sa%C3%BAde&lr&hl=pt-BR&pg=PA5#v=onepage&q=Manual%20de%20sobreviv%C3%AAncia%20para%20divulgar%20ci%C3%AAncia%20e%20sa%C3%BAde&f=false>. Acesso em 1 de fevereiro de 2021. CHEN, Szu-Chieh et al. Google analytics of a pilot study to characterize the visitor website statistics and implicate for enrollment strategies in Medical University. BMC medical education, v. 20, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s12909-020-02373-1. Acesso em 10 de março de 2021. CAUDILL, J. The growth of m-learning and the growth of mobile computing: Parallel developments. International Review of Research in Open and Distance Learning, v.8, n.2, 2007. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/348. Acesso em 10 de Julho de 2021. CORRÊA; M. de V.; VANZ, S. A. de S. A formação do capital social no Youtube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. v. 14. n. 1(p. 167-183). 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40862. Acesso em 14 de janeiros de 2020. CORREIA, Pedro Miguel Alves Ribeiro; MOREIRA, Maria Faia Rafael. Novas formas de comunicação: história do Facebook - Uma história necessariamente breve. Revista Alceu, Rio de Janeiro, v. 14, n. 28, p. 168-87, 2014. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/alceu%2028%20-%20168-187.pdf. Acesso em 15 de março de 2021. COUTINHO, Sidney dos Reis Rodrigues. O uso das mídias sociais por centros e museus de ciência: a comunicação interativa entre as instituições e seus públicos. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://ppgdc.coc.fiocruz.br/images/dissertacoes/Sidney-Coutinho-verso-final-dissert.pdf. Acesso em 09 de março de 2021. DA SILVA, Silvio Luiz Rutz; ORKIEL, Edenilson. O blog como instrumento de auxílio ao ensino. Ensino & Pesquisa, v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/1398. Acesso em 16 de março de 2021. 110 DANTAS, Luiz Felipe Santoro; DECCACHE-MAIA, Eline. Divulgação Científica no combate às Fake News em tempos de Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e797974776-e797974776, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343686040_Divulgacao_Cientifica_no_combate_as_fake_news_em_tempos_de_Covid-19. Acesso em 30 de agosto de 2020. DOMAZET, Ivana S.; SIMOVIĆ, Vladimir M. The use of Google Analytics for measuring website performance of non-formal education institution. In: Handbook of Research on Social and Organizational Dynamics in the Digital Era. IGI Global, 2020. p. 483-498. Disponível em: https://www.igi-global.com/chapter/the-use-of-google-analytics-for-measuring-website-performance-of-non-formal-education-institution/234555. Acesso em 15 de janeiro de 2021. ESCOBAR, Herton. Divulgação científica: faça agora ou cale-se para sempre. ComCiência e divulgação científica, p. 31, 2018. Disponível em <https://www.comciencia.br/wp-content/uploads/2018/07/Livro-ComCiencia.pdf#page=33>. Acesso em 26 de março de 2021. ESPAÇO INTERATIVO DE CIÊNCIAS. InfoCovid Turbo. 17 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://eic.ifsc.usp.br/infocovid-turbo/. Acesso em 25 de março de 2021. FAYARD, P. La sorpresa da Copérnico: el conocimento gira alredor del público. In Alambique – didáctica de las Ciencias Experimentales. p. 9-16. N° 21, Ano VI, julio, 1999. FERNANDES-FERREIRA. Hugo. Saiba toda verdade sobre o tratamento precoce para a COVID-19. Instagram. Postado em 18 de janeiro de 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CKMRLrZFnM9/?igshid=1v45kjtxo7fvp. Acesso em 25 de março de 2021. FERRAZ, Isabela Pereira; DE SOUZA, Aguinaldo Robinson. PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO NA ÁREA DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA DE MICROLEARNING. In: Anais do CIET: EnPED: 2020 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1836/1466. Acesso em 25 de março de 2021. FERREIRA, J. et al. Mobile Learning: Definition, Uses and Challenges. In: WANKEL, L.; BLESSINGER, P. (ed.) Increasing Student Engagement and Retention Using Mobile Applications: Smartphones, Skype and Texting Technologies (Cuttingedge Technologies in Higher Education). v.6, Emerald Group, p.47-82, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/S2044-9968(2013)000006D005. Acesso em 13 de janeiro de 2021. 111 FIGUEIRA, Ana Cristina Peixoto. Podcasts de divulgação científica: levantamento exploratório dos formatos de programas brasileiros. 2020. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46114. Acesso em 20 de março de 2021. FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: UNESP, 1995. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=1_67UeNoxvQC&lpg=PA11&ots=8xsISS5hpE&dq=.%20A%20constru%C3%A7%C3%A3o%20das%20ci%C3%AAncias%3A%20introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20filosofia%20e%20%C3%A0%20%C3%A9tica%20das%20ci%C3%AAncias.&lr&hl=pt-BR&pg=PA11#v=onepage&q=.%20A%20constru%C3%A7%C3%A3o%20das%20ci%C3%AAncias:%20introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20filosofia%20e%20%C3%A0%20%C3%A9tica%20das%20ci%C3%AAncias.&f=false. Acesso em 05 de janeiro de 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. GESUALDO, Francesco et al. The use of web analytics combined with other data streams for tailoring online vaccine safety information at global level: The Vaccine Safety Net’s web analytics project. Vaccine, v. 38, n. 41, p. 6418-6426, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0264410X20310148. Acesso em 01 de março de 2021. GIURGIU, Luminiţa. Microlearning an evolving elearning trend. Scientific Bulletin, v. 22, n. 1, p. 18-23, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1515/bsaft-2017-0003. Acesso em 25 de março de 2021. GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; MURTA, Flávio Cançado; SILVA, Mislene Dalida. A aplicabilidade das ferramentas digitais da Web 2.0 no processo de ensino e aprendizagem. Revista Contexto & Educação, v. 33, n. 104, p. 34-59, 2018. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/5954. Acesso em 10/03/2021 GUMS, Elyson; IOSCOTE, Fabia; SPENASSATTO, Gabriel; JOHN, Valquiria Michela. Pesquisa exploratória de podcasts brasileiros voltados à Divulgação Científica. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 20. 2019, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: Intercom, 2019. p.1-14. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-1708-1.pdf. Acesso em 04 fevereiro de 2021. 112 HARSANTO, Budi. Innovation to enhance blended learning experience: Applying Google sites in higher education. Information Management and Business Review, v. 6, n. 1, p. 17-24, 2014. Disponível em: https://ojs.amhinternational.com/index.php/imbr/article/view/1097/1097 ou Google Site: https://sites.google.com/a/fe.unpad.ac.id/budiharsanto-s-elearning-classroom/home. Acesso em 19 de março de 2021. IAMARINO, Átila. Live 20/03 - O que o Brasil precisa fazer nos próximos dias. YOUTUBE. 20 de mar de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zF2pXXJIAGM&t=2s. Acesso em 21 de mar de 2020. IBGE. Pesquisa Nacional por amostra de Domícilios Contínua 2017-2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf. Acesso em 18 de março de 2020. KAPP, Felix et al. Distributing vs. blocking learning questions in a web-based learning environment. Journal of Educational Computing Research, v. 51, n. 4, p. 397-416, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.2190/EC.51.4.b. Acesso em 25 de março de 2021. KONDO, C. et al. Poluição do ar e doenças respiratórias. Vídeo. 27 abr. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZZb14k_ZHG8&. Acesso em 26 de março de 2019. KUMBHAR KALYAN, N. Creating a Library portal by using Google sites. Journal of Advances in Library and Information Science, v. 9, n. 2, p. 46-52, 2020. Diponível em: http://jalis.in/pdf/9-2/Kumbhar.pdf. Acesso em 18 de março de 2021. LEAL, Luana Pires Vida; DANTAS, Luiz Felipe Santoro; DOS SANTOS, Hugo Shigueo Tanaka. As transmissões ao vivo como movimentos de divulgação científica emergentes em tempos de quarentena. Scientia Naturalis, v. 3, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/4282. Acesso em 26 de março de 2021. LEMOS, André Luiz Martins. Anjos interativos e retribação do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais. 1997. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interativo.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020. LÉVY, Pierre. Inteligência coletiva (A). Edições Loyola, 2007. 113 LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, v. 1, p. 19-62, 2005. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:9TIDtvz3Bl4J:https://www.fclar.unesp.br/Home/Graduacao/Espacodoaluno/PET-ProgramadeEducacaoTutorial/Pedagogia/capitulo-libaneo.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=opera-gx. Acesso em 02 de janeiro de 2020. LORENZI, G. C. C. & Pádua, T. R. W. (2012). Blog nos anos iniciais do fundamental I. In R. Rojo & E. Moura. (Org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial. MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003. MARKOFF, John. Entrepreneurs See a Web Guided by Common Sense. 2006. Disponível em: https://www.nytimes.com/2006/11/12/business/entrepreneurs-see-a-web-guided-by-common-sense.html. Acesso em 11 de março de 2021. MESSEDER Neto, H. S. (2019). A Divulgação Científica em tempos de obscurantismo e de fake news: contribuições histórico-críticas. In: Rocha, MB & Oliveira, RDVL. (Org.). Divulgação Científica: Textos E Contextos, 1.ed. São Paulo: Livraria da Física. MILLAR, Robin. Towards a science curriculum for public understanding. Teaching science in secondary schools, p. 113-128, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=JiRrqQNoiyYC&lpg=PA113&ots=g_UN2umH7q&dq=MILLAR%2C%20R.%20Towards%20a%20science%20curriculum%20for%20public%20understanding.%20School%20Science%20Review%2C%20Hatfield%2C%20v.%2077%2C%20n.%20280%2C%20p.%207-18%2C%201996&lr&hl=pt-BR&pg=PA115#v=onepage&q&f=false. Acesso em 24 de março de 2021. MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Editora Hucitec, 1993. MORAIS, J. I. de; ABONIZIO, H. Q.; TAVARES, G. M.; FONSECA, A. A. da; BARBON JUNIOR, S. Deciding among fake, satirical, objective and legitimate news: a multi-label classification system. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON INFORMATION SYSTEMS, 15, 2019, Aracaju. Proceedings of the XV Brazilian Symposium on Information Systems. Porto Alegre: Sbc, 2019. p. 1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3330204.3330231. Acesso em 26 de março de 2021. MOTIWALLA, Luvai F. Mobile learning: A framework and evaluation, Computers & Education, Volume 49, Issue 3, 2007, Pages 581-596, ISSN 0360-1315. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2005.10.011. Acesso em 25 de agosto de 2020. 114 NASSAR, Victor; VIEIRA, Milton Luiz Horn. Análise da participação dos usuários no conteúdo de sites institucionais a partir dos níveis de interatividade. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 40, n. 1, p. 121-142, 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/1809-5844201717. Acesso em 10 de janeiro de 2021. NATAL, Camila Binhardi; ALVIM, Marcia Helena. A divulgação científica e a inclusão social. Revista do EDICC-ISSN 2317-3815, v. 5, 2018. Disponível em https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/5964. Acesso em 17 de março de 2021. NOTESS, G. R. News resources on the World-Wide. Database, I9(1), 12-16. Quint B. (l99la). Inside a searcher's mind: The seven stages of an online search, part 1. 1996. Online, 15(3),15-18. Disponível em: http://notess.com/write/archive/9602.html. Acesso em 08 de março de 2020. NOBRE, Ana; MALLMANN, Elena Maria. Mídias digitais, fluência tecnológico-pedagógica e cultura participatória: a caminho da web-educação 4.0?. Mídias Digitais e Mediações Interculturais, 2017. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/6894/1/Mídias%20%20Digitais%2C%20Fluência%20Tecnológico-Pedagógica%20e%20Cultura%20Participatória-%20a%20caminho%20da%20%20web-educação%204.0_.pdf. Acesso em 20 de março de 2021. NOBRE, Ana; MALLMANN, Elena Maria; MENDES, António Quintas. A Universidade Aberta a caminho da inovação pedagógica: recursos e práticas educacionais abertas. Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online, p. 251-282, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6885. Acesso em 25 de março de 2021. OLHAR DIGITAL. Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina. Atualizada em 05 de Julho de 2019. Disponível em https://olhardigital.com.br/2019/07/05/noticias/brasil-e-o-pais-que-mais-usa-redes-sociais-na-america-latina/. Acesso em 18 de junho de 2020. O’REILLY, Tim. What is Web 2.0: design patterns and business models for the next generation of software. Disponível em: https://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html?page=1. Acesso em 10 de março de 2021. PACETE, Luiz Gustavo. O perfil da audiência de podcasts no Brasil. Meio & Mensagem, 2018. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2018/10/23/o-perfil-da-audienciade-podcasts-no-brasil.html. Acesso em 26 de março de 2021. 115 PARSONS, D., & RYU, H. (2006). A framework for assessing the quality of mobile learning. Massey University website. Retrieved February 20, 2007. Disponível em: http://www.massey.ac.nz/~hryu/M-learning.pdf. Acesso em 10 de julho de 2021 PAULA, J. L., Paula, J. L., Henrique, A. L. S. (2017). O Uso do Stop-Motion como Prática Pedagógica no Ensino de Geografia no Contexto do EMI. Holos, Ano 33, v.03. p. 141-149. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5774. Acesso em 05 março de. 2019. PÓVOA, Marcello. O que é Web 2.0: Uma visão pragmática do termo que define a segunda geração da internet. 2006. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/45756680/3º_O_que_e_Web_2.0.pdf?1463612645=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DO_que_e_Web_2_0.pdf&Expires=1615402224&Signature=FmHyMn9Y0CDf4D69B57rgkrgpayDrmdC~08SFb~dSj2n77sPoeQL~9sqt43PlcF3zKZlCIKRH8HoKC~UW8yVfQ292s-ae~ew4R40fcso1EPMA~EZpcqQkgSe0V-QKUvuqmPdy0oPfMEcyUhxQfz0zwqyHlXsKsXmkl-Vf5pEjOirJ2bKJb1X-U3qLC9EOc4iKXFXcLPdwb3cdOdeJljICXISYSPs-0yOorrK1X09-qy8LC3yNh5JYGNq0xEEIrP5nXBA7Hx4vOauwtpv786R0lnTeRmWolOXi-ABvmvfFxexuRIL~37v5PAvAgjuMnGHZKrKRMAKcEUc-AYshoTZ1g__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em 10 de março de 2021. PREECE, J., Rogers, Y., and Sharp, H. Interaction design: Beyond human-computer interaction. 4. ed., Chichester: Wiley, 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=0bIwkFeeWF0C&oi=fnd&pg=PR13&dq=PREECE,+J.,+Rogers,+Y.,+and+Sharp&ots=3Jq9i9xRRl&sig=G6L8o7EOjj6Bm9xAGE53UpNNHkY#v=onepage&q=PREECE%2C%20J.%2C%20Rogers%2C%20Y.%2C%20and%20Sharp&f=false. Acesso em 01 de janeiro de 2021. RADMANN, Tatiane Tais; DOS SANTOS PASTORIZA, Bruno. Um olhar sobre as produções acerca da divulgação da ciência. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 45, p. 89-106, 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/ted/n45/0121-3814-ted-45-00089.pdf. Acesso em 13 de setembro de 2020. REALE, Manuella Vieira. Divulgação Científica no Manual do Mundo. e-Com, v. 10, n. 1, p. 7-22, 2017. Disponível em: https://revistas.unibh.br/ecom/article/view/2260/1202. Acesso em 12 de março de 2021 REALE, Manuella Vieira; MARTYNIUK, Valdenise Leziér. Divulgação Científica no Youtube: a construção de sentido de pesquisadores nerds comunicando ciência. In: Anais XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo. 2016. p. 1-15. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0897-1.pdf. Acesso em 18 de janeiro de 2021. 116 ROCHA; M. B.; OLIVEIRA; R. D. V. L. de. Divulgação científica: textos e contextos. São Paulo: Livraria da Física, 2018. RODRIGUES, Adriano Antunes. Divulgação científica na formação docente: construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio e da internet. 2012. Disponível em: https://sites.google.com/site/ondasdaciencia/home. Acesso em 19 de março de 2021. ROYAL SOCIETY. The Public Understanding of Science. Londres, Reino Unido (1985). Disponível em : https://royalsociety.org/~/media/Royal_Society_Content/policy/publications/1985/10700.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2021. SANTOS, Sylvana Karla; KONDO, Cristiane. Stop motion como estratégia de ensino e aprendizagem para crianças, jovens e adultos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25, 2019, Brasília. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 1044-1048. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1044. Acesso em 26 de março de 2021. SCHROEDER BALD KLEIN, Júlia; SILVA ADOLFO, Luiz Gonzaga. A WEB 4.0 E OS RISCOS À DEMOCRACIA. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 20, n. 1, nov. 2020. ISSN 1984-7858. Disponível em: https://doi.org/10.26729/et.v20i1.3132. Acesso em 18 de março de 2021. SEDUC. Seduc e Fundação Lemann oferecem capacitação para professores da rede pública estadual. 2016. Disponível em http://www.amazonas.am.gov.br/2016/03/seduc-e-fundacao-lemann-oferecem-capacitacao-para-professores-da-rede-publica-estadual/. Acesso em 08 de janeiro de 2021. SOARES VEIGA, Ana Paula. Comunicação pública e popularização da ciência: o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e suas unidades de pesquisa. 2015. 1 recurso online (498 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/271158. Acesso em: 14 de março de 2021. SONG, P & KARAKO, T. (2020). COVID-19: Real-time dissemination of scientific information to fight a public health emergency of international concern. BioScience Trends, 14(1),1-4. doi: 10.5582/bst.2020.01056. Disponível em: https://doi.org/10.5582/bst.2020.01056. Acesso em 18 de outubro de 2020. 117 SOUSA, Isabela. O design de interface como instrumento para impulsionar o acesso à leitura em meio digital: proposta de criação de site e-commerce para o sebo" Sia do Saber". Design-Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7793. Acesso em 15 de novembro de 2020. SOUZA, Pedro Henrique Ribeiro de; ROCHA, Marcelo Borges. Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 2, p. 321-340, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170020003. Acesso em 24 de março de 2021. SOUZA, Pedro Henrique Ribeiro de; ROCHA, Marcelo Borges. O caráter híbrido dos textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 4, p. 1043-1063, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320180040015. Acesso em 24 de novembro de 2020. SPINA, Tatiana Gladcheff Zanon. Divulgação científica por meio de ferramentas digitais: estudo de caso do portal do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8660. Acesso em 01 de janeiro de 2021. SPIVACK, Nova. Web 3.0: The third generation web is coming. v. 3, 2013. Disponível em: https://lifeboat.com/ex/web.3.0. Acesso em 11 de março de 2021. TANEBAUM, Andrew S. e Wertherall, David. Redes de Computadores. Tradução Daniel Vieira. Revisão técnica Ísaias Lima. São Paulo: Pearson Brasil Education Inc. 5ª Ed. 2011. TÔZO, Carla Oliveira de. O conhecimento científico nas ondas do rádio: o Programa Diversidade em Ciência. FIAM-FAAM Centro Universitário. São Paulo.SP. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – São Paulo – SP – 5 a 9 de setembro de 2016. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1083-1.pdf. Acesso em: 26 de março de 2021. TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da ciência. 3. ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974. VANTI, Nadia; SANZ-CASADO, Elias. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. Transinformação, v. 28, n. 3, p. 349-358, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-08892016000300009. Acesso em 23 de março de 2021. 118 VEIGA, A. P. S.; CALDAS, G. Comunicação Pública Digital e Popularização da Ciência: o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e suas Unidades de Pesquisa. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2016, Intercom, São Paulo, p. 1-15. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2743-1.pdf. Acesso em 16 de março de 2021. VISSIRINI, Carollayne Cesar et al. REMAT: análise do perfil de seus usuários por meio da ferramenta Google Analytics e difusão do conhecimento científico entre professores e estudantes de matemática. Ciência da Informação em Revista, v. 6, n. Esp, p. 48-61, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21452/23580763.2019.6ne.48-61. Acesso em 08 de janeiro de 2021. VOGT, Carlos. A espiral da cultura científica. Revista ComCiência, v. 45, 2003. Disponível em: http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/V_autores/VOGT_Carlos_tit_Espiral_da_cultura_cientifica-A.pdf. Acesso em 02 de março de 2021. WEBB, G. Kent. Factors related to larger but fewer wildfires and fewer deer in california: A GOOGLE SITES KNOWLEDGE BASE. Issues in Information Systems, v. 20, n. 1, 2019. Artigo disponível em http://www.iacis.org/iis/2019/1_iis_2019_22-31.pdf. Google site: https://sites.google.com/sjsu.edu/california-deer-and-forest/home?authuser=0. Acesso em 19 de março de 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.cnpqDivulgação científicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divulgação científica em rede - o website como ferramenta instrucional para o ensino de ciências.pdf3,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.