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Title: Dança do gambá: histórias e memórias como forma de preservação da cultura Borbense e sua inserção no ambiente escolar
Other Titles: Skunk dance: stories and memories as a way of preserving the Borbense culture and its insertion in the school environment
Authors: Diniz, Larissa de Goes
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Maria do Perpetuo Socorro Nobrega
Keywords: Dança do Gambá;Educação;Borba-AM;Cultura;Gambá Dance;Education;Culture
Issue Date: 2-Aug-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: DINIZ, Larissa de Goes. Dança do gambá: histórias e memórias como forma de preservação da cultura Borbense e sua inserção no ambiente escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A proposta desta pesquisa é reconhecer a relevância da “dança do gambá” na educação formal e como expressão folclórica da história e da cultura do povo Borbense, A história desta dança surgiu a partir dos Festejos de Santo Antônio de Borba onde foi agregado a estes festejos católicos , elementos culturais referentes ao contexto sociocultural já praticante pelos membros desta comunidade da cidade tais como: a “dança do Gambá”, e partir disso são realizadas de forma tradicional estas manifestações católicas a partir dos últimos dias de maio até 13 de junho no arraial. A “dança do Gambá” tem como origem africana voltando os elementos coreográficos em torno de ritmos do instrumento de percussão, se tratando de uma representação etnocultural, de cunho importante para a valorização da ancestralidade, foram realizados diálogos com moradores do município acerca das origens e tradições no cenário da cidade de Borba-AM para entender a problemática sobre: As práticas educativas do ensino fundamental possibilitam um destaque para a “dança do Gambá” como expressão histórica cultural do povo Borbense sobre a questão entrevistando moradores antigos, alunos recém-formados pela educação básica, o ex -Secretário de Cultura e professores, na expectativa de relacionar a dança como elemento arte-cultura trabalhado na educação básica e como expressão folclórica da história e cultura do município, como resultados: vimos que trabalhar a dança do Gambá nas escolas exaltando o seu real significado expressos nos movimentos é necessário para resignificar a ideia distorcida que atualmente é apresentada sobre esta dança, levando em frente as relações históricos-sociais da ancestralidade de Borba.
Abstract: The purpose of this research is to recognize the relevance of "skunk dance" in formal education and as a folk expression of the history and culture of the Borbense people. To achieve this goal, dialogues were held with residents of the municipality about the origins and traditions in the scenario of the city of Borba-AM. As problematic we have: The educational practices of elementary school allow a highlight for the "Skunk dance" as a cultural historical expression of the Borbense people. Annually Borba honors Sto. Antônio, but there is a question that concerns the traditional revelries of the time that were lost, is the case of the skunk dance. Influenced by art I addressed the issue by interviewing former residents, students newly graduated from basic education, former Secretary of Culture and teachers in the expectation of relating dance as an art-culture element worked in basic education and as a folk expression of the history and culture of the municipality, as results: we saw that working the Skunk dance in schools exalting its real meaning expressed in the movements is necessary to reframe the distorted idea that is currently presented about this dance, taking forward the historical and social relations of Borba's ancestry.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3993
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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