DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3993
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiniz, Larissa de Goes-
dc.date.available2022-06-06-
dc.date.available2022-06-08T15:32:30Z-
dc.date.issued2021-08-02-
dc.identifier.citationDINIZ, Larissa de Goes. Dança do gambá: histórias e memórias como forma de preservação da cultura Borbense e sua inserção no ambiente escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3993-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to recognize the relevance of "skunk dance" in formal education and as a folk expression of the history and culture of the Borbense people. To achieve this goal, dialogues were held with residents of the municipality about the origins and traditions in the scenario of the city of Borba-AM. As problematic we have: The educational practices of elementary school allow a highlight for the "Skunk dance" as a cultural historical expression of the Borbense people. Annually Borba honors Sto. Antônio, but there is a question that concerns the traditional revelries of the time that were lost, is the case of the skunk dance. Influenced by art I addressed the issue by interviewing former residents, students newly graduated from basic education, former Secretary of Culture and teachers in the expectation of relating dance as an art-culture element worked in basic education and as a folk expression of the history and culture of the municipality, as results: we saw that working the Skunk dance in schools exalting its real meaning expressed in the movements is necessary to reframe the distorted idea that is currently presented about this dance, taking forward the historical and social relations of Borba's ancestry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança do Gambápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBorba-AMpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectGambá Dancept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.titleDança do gambá: histórias e memórias como forma de preservação da cultura Borbense e sua inserção no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeSkunk dance: stories and memories as a way of preserving the Borbense culture and its insertion in the school environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T15:32:30Z-
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria do Perpetuo Socorro Nobrega-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174564469084599pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria do Perpetuo Socorro Nobrega-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174564469084599pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.description.resumoA proposta desta pesquisa é reconhecer a relevância da “dança do gambá” na educação formal e como expressão folclórica da história e da cultura do povo Borbense, A história desta dança surgiu a partir dos Festejos de Santo Antônio de Borba onde foi agregado a estes festejos católicos , elementos culturais referentes ao contexto sociocultural já praticante pelos membros desta comunidade da cidade tais como: a “dança do Gambá”, e partir disso são realizadas de forma tradicional estas manifestações católicas a partir dos últimos dias de maio até 13 de junho no arraial. A “dança do Gambá” tem como origem africana voltando os elementos coreográficos em torno de ritmos do instrumento de percussão, se tratando de uma representação etnocultural, de cunho importante para a valorização da ancestralidade, foram realizados diálogos com moradores do município acerca das origens e tradições no cenário da cidade de Borba-AM para entender a problemática sobre: As práticas educativas do ensino fundamental possibilitam um destaque para a “dança do Gambá” como expressão histórica cultural do povo Borbense sobre a questão entrevistando moradores antigos, alunos recém-formados pela educação básica, o ex -Secretário de Cultura e professores, na expectativa de relacionar a dança como elemento arte-cultura trabalhado na educação básica e como expressão folclórica da história e cultura do município, como resultados: vimos que trabalhar a dança do Gambá nas escolas exaltando o seu real significado expressos nos movimentos é necessário para resignificar a ideia distorcida que atualmente é apresentada sobre esta dança, levando em frente as relações históricos-sociais da ancestralidade de Borba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, Veronica. O lugar da história e dos historiadores nas Amazônias. Macapá: UNIFAP, 2018. ÁVILA, Cristian. Os Argonautas do Baixo Amazonas. UFAM: Manaus-AM, 2016. CABRAL, Alfredo do Vale. Achegas ao estudo do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, MEC-DAC-FUNARTE, 1978. CABRAL, Alfredo do Vale. Carta do Folclore Brasileiro. 1951. CASCUDO, Luís da Câmara. Antologia do folclore brasileiro. 2ª ed. São Paulo, Livraria Martins, 1954. CASARA, Rubens. MITOS, CRENÇAS, FOLCLORE E SENSU COMUM JURÍDICO: o desvelamento a partir de Warat. 205. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1950-1969/D56747.htm CALLIARI, D. U. Qualidade: Retratos da Educação Brasileira da Atualidade. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/510-4.pdf>.Acessado em: 10 de Jul de 2019. CATENACCI, Vivian. CULTURA POPULAR entre a tradição e a transformação. CULTURA: VIDA E POLÍTICA. Revista São Paulo em Perspectiva. v.15/ nº.2/ Abr-Jun 2001. São Paulo. Disponível em <file:///C:/Users/Rodrigo%20Aguiar/Downloads/download%20(1).pdf > CEVASCO, M, E. Dez lições sobre Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003. COSTA, Vanda Aparecida. ENTRE O PRESERVAR DA CULTURA E O DESPERTAR DAS LEMBRANÇAS: o caso do Grupo Folclórico Santa Cruz de Pirapora-Norte de Minas Gerais. XCopene Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Uberlândia- MG. 12 a 17 de Outubro de 2018. Disponível em <https://www.copene2018.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/1527623566_ARQUIVO_GrupoSantaCruzdePirapora-MG.pdf > CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; VILHENA, Luís Rodolfo Paixão. Traçando fronteiras: Florestan Fernandes e a marginalização do folclore. Revista Estudos Históricos, v. 3, n. 5, p. 75 – 92, 2020. CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura / Instituto Nacional do Livro, 1954. FERRARINI, Sebastião Antônio. Borba, primeira vila do amazonas. Manaus-AM, 1981. FERRETTI, Sergio F. RELIGIÃO E FESTAS POPULARES. Comunicação apresentada na Mesa Redonda 06 Religiões / Culturas Populares, na XIV Jornadas sobre Alternativas Religiosas en América Latina, realizada em Buenos Aires de 25 a 28 de setembro de 2007. Versão Preliminar. FERNANDES, Florestan. Folclore em questão. 2ª ed., São Paulo, SP: Martins Fontes, 2003. FIGUEIREDO e CARVALHO, Vanessa e Luciana. Comida, Canto e Dança: A Circulação de Dons na Festa do Gambá para São Benedito. Porto Alegre, 2019 GAMBA, Lélia Regina. Oficina do jogo: educação dos sentidos. Florianópolis, 2007. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre:Editora da UFRGS, 2009. GODOY, Elenilton; SANTOS, Vinício. Um olhar sobre a cultura. Belo Horizonte, 2014. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Editora Lamparina, 2014. HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Org.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge "Zahar” Editora, 2005. BRASIL, LEGISLAÇÃO NACIONAL DA CÂMARA FEDERAL, Disponível: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-56747-17-agosto-1965-397252-publicacaooriginal-1-pe.html. Acessado dia 09 de abril de 2021. PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento: dos PCN’s à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. – Manaus : Travessia/Fapeam, 2015. RIBEIRO, M P S Nóbrega. Cultura e práticas de ensino na ressignificação do território. Capítulo terceiro da tese de doutorado, IUL, Lisboa: 2018. SOUZA, Márcio. Breve História da Amazônia. Ed. Marco Zero. São Paulo, 1994. SOUZA, Marcos. Artigo: A importância do folclore na formação educacional das crianças. 2019. SILVA, Adnilson; SOUSA, Lucileyde, TEIXEIRA, Salete. O turismo em Borba: entrecruzamento Manifestações Turísticas e Religiosas na Amazônia Ribeirinha. Artigo apresentado no II FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU, Foz do Iguaçu, Paraná: 2008. Disponível em: http://festivaldascataratas.com/wpcontent/uploads/2014/01/31.-O-TURISMO-EM-BORBA-ENTRECRUZANDOMANIFESTA%C3%87%C3%95. Acesso: 12/11/2019. SEEPSET/TEBET, Ramez/Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Senado Federal, 2005. SANTOS, Inaicyra. Dança e Pluralidade Cultural: Corpo e Ancestralidade. Revista múltipla leitura, 2009. STRAZZACAPPA, Márcia. Dança na educação: discutindo questões polêmicas. 2002-2003. BRASIL. Decreto nº 56.747. 1965. STRAZZACAPPA, Márcia. A Educação e a Fábrica de Corpos: a dança na escola. Sielo Brasil. 2001. STALLIVIERE e FRANZONI, Chames Maria e Ana. Dança Escolar: uma possibilidade na educação física. Porto Alegre, v13, n. 02, p. 155-171, maio/ agosto 2007. SANTOS, Maria. Animação, tradição e cultura como fatores de preservação da memória e desenvolvimento rural. Revista Turismo e Desenvolvimento | No 17/18 | 2012. TRABALHOS FEITOS, Disponível: https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Inser%C3%A7%C3%A3o-Da-Dan%C3%A7a-NaEduca%C3%A7%C3%A3o/61944721.html. Acessado em 19 de julho de 2021. TAYLOR, Charles. Imaginários sociais modernos. Lisboa: Pilares, 2010. XAVIER, Lucas. Folclore brasileiro: a história do país além das lendas urbanas, 2018. Disponível: https://www.unifebe.edu.br/site/blog/folclore-brasileiro-historia-do-paisalem-das-lendas-urbanas/ WILLIAMS, Raymond. Cultura e Materialismo. São Paulo: Editora UNESP, 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança do gambá.pdfArquivo principal.1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.