DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3984
Title: Estudo da técnica do balé clássico: uma comparação entre as escolas russa e inglesa
Other Titles: Study of classical ballet technique: a comparison between russian and english schools
Authors: Araújo, Thays Emanuele Rocha de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Raíssa Caroline Brito
Keywords: Dança;Técnica;Balé clássico;Escolas de balé;Dance;Technique;Classical ballet;Ballet schools
Issue Date: 2-Aug-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: ARAÚJO, Thays Emanuele Rocha de. Estudo da técnica do balé clássico: uma comparação entre as escolas russa e inglesa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O balé clássico é procurado não somente por aqueles que estudam dança, pois também serve como base para outros segmentos do meio artístico. Após ser realizado apenas pela, e para a realeza, o balé foi amplamente ramificado para o mundo, dando origem a diferentes maneiras de dançar e estudá-lo. Em vista disso, foram concebidas sete escolas de balé, e seus respectivos métodos. Esta investigação tem como objetivo apanhar dados referente as semelhanças e diferenças entre as escolas Russa e Inglesa, com seus respectivos métodos, buscando explicar o passo a passo da execução, a fim de registrar possíveis atualizações e informações para demonstrar e comparar posicionamentos, etapas da execução, mencionando os termos específicos e as formas do fazer. A descrição de determinados passos foi através de observação de aulas de balé na cidade de Manaus – AM e referências de autores que relataram experiências com esses métodos como professores ou bailarinos, registros estes, que possibilitaram adentrar ao conteúdo ensinado, e em alguns deles, explicações de cada nível e os exercícios estudados.
Abstract: Classical ballet is sought after not only by those who study dance, as it also serves as a basis for other segments of the artistic milieu. After being performed only by, and for royalty, ballet has broadly branched out into the world, giving rise to different ways of dancing and studying it. In view of this, seven ballet schools were conceived, and their respective methods, among all, two stand out for being more used in internationally renowned schools and companies, the Russian school and the English school. This investigation aims to gather data regarding the similarities and differences between these schools, with their respective methods, seeking to explain the implementation step by step, in order to record possible updates and information to demonstrate and compare positions, implementation steps, mentioning the specific terms and ways of doing. The description of certain steps was through observation of ballet classes in the city of Manaus - AM and references of authors who reported experiences with these methods as teachers or dancers, these records, which made it possible to enter the content taught, and in some of them, explanations of each level and the exercises studied.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3984
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudo da técnica do balé clássico.pdfArquivo principal.906,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.