DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Thays Emanuele Rocha de-
dc.date.available2022-06-07-
dc.date.available2022-06-08T15:12:40Z-
dc.date.issued2021-08-02-
dc.identifier.citationARAÚJO, Thays Emanuele Rocha de. Estudo da técnica do balé clássico: uma comparação entre as escolas russa e inglesa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3984-
dc.description.abstractClassical ballet is sought after not only by those who study dance, as it also serves as a basis for other segments of the artistic milieu. After being performed only by, and for royalty, ballet has broadly branched out into the world, giving rise to different ways of dancing and studying it. In view of this, seven ballet schools were conceived, and their respective methods, among all, two stand out for being more used in internationally renowned schools and companies, the Russian school and the English school. This investigation aims to gather data regarding the similarities and differences between these schools, with their respective methods, seeking to explain the implementation step by step, in order to record possible updates and information to demonstrate and compare positions, implementation steps, mentioning the specific terms and ways of doing. The description of certain steps was through observation of ballet classes in the city of Manaus - AM and references of authors who reported experiences with these methods as teachers or dancers, these records, which made it possible to enter the content taught, and in some of them, explanations of each level and the exercises studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectTécnicapt_BR
dc.subjectBalé clássicopt_BR
dc.subjectEscolas de balépt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectTechniquept_BR
dc.subjectClassical balletpt_BR
dc.subjectBallet schoolspt_BR
dc.titleEstudo da técnica do balé clássico: uma comparação entre as escolas russa e inglesapt_BR
dc.title.alternativeStudy of classical ballet technique: a comparison between russian and english schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T15:12:40Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Getúlio Henrique Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769970032043027pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Gabriela Mavignier Dácio da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7895122746425486pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2441494265080162pt_BR
dc.description.resumoO balé clássico é procurado não somente por aqueles que estudam dança, pois também serve como base para outros segmentos do meio artístico. Após ser realizado apenas pela, e para a realeza, o balé foi amplamente ramificado para o mundo, dando origem a diferentes maneiras de dançar e estudá-lo. Em vista disso, foram concebidas sete escolas de balé, e seus respectivos métodos. Esta investigação tem como objetivo apanhar dados referente as semelhanças e diferenças entre as escolas Russa e Inglesa, com seus respectivos métodos, buscando explicar o passo a passo da execução, a fim de registrar possíveis atualizações e informações para demonstrar e comparar posicionamentos, etapas da execução, mencionando os termos específicos e as formas do fazer. A descrição de determinados passos foi através de observação de aulas de balé na cidade de Manaus – AM e referências de autores que relataram experiências com esses métodos como professores ou bailarinos, registros estes, que possibilitaram adentrar ao conteúdo ensinado, e em alguns deles, explicações de cada nível e os exercícios estudados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesACHCAR, Dalal. Balé: uma arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998. AGOSTINI, Barbara Raquel. Ballet Clássico-Preparação Física, Aspectos cinesiológicos, metodologia e desenvolvimento motor. Várzea Paulista - SP: Fontoura, 2010. BAUER, Marin W., GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad. de Pedrinho A. Guareschi, Petrópolis – RJ; Vozes, 2002. BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. Trad. Marina Appenzeller. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. CAMINADA, Eliana; ARAGÃO, Vera. Programa de ensino de ballet: uma proposição. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2006. CASTRO, Caroline Konzen. Métodos do Balé Clássico: história e consolidação. Curitiba – PR, Editora CRV, 2015. FARO, Antônio José; SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de Balé e Dança. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora Ltda, 1989. HOMANS, Jennifer. Os anjos de Apolo: uma história do ballet. Trad. Jaime Araújo. Lisboa, Edições 70, 2012. KASSING, Gayle. Ballet: fundamentos e técnicas. Trad. Nilce Xavier. Barueri – SP, Manole, 2016. KOSTROVITSKAIA, Vera. 100 lessons in classical ballet. Trad. Oleg Briansky, New York, Limeligth Edition, 2004. MESSERER, Asaf. Classes in Classical Ballet. New York, Limelight Editions, 2007. MICHAILOWSKY, Pierre. A Dança e Escola de Ballet. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1956. PAVLOVA, Anna. Novo Dicionário de Ballet. Rio de Janeiro, Nórdica, 2000. PORTINARI, Maribel. História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. PRODANOV, Cleber Cristiano, FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 Ed. Novo Hamburgo – RS, Universidade Feevale, 2013. ROSAY, Madeleine. Dicionário de Ballet. 6.ed. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica Ltda, 1980. SAMPAIO, Flávio. Balé Passo a Passo. Fortaleza, Expressão Gráfica e Editora, 2013. VAGANOVA, Agrippina. Princípios Básicos do Ballet Clássico. Rio de Janeiro, Ediouro S.A 1991. VAGANOVA, Agrippina. Fundamentos da Dança Clássica. 1. Ed, Curitiba – PR, Appris 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo da técnica do balé clássico.pdfArquivo principal.906,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.