DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3976
Title: Dança e dermatoglifia: interrelações no desenvolvimento motor de escolares
Other Titles: Dance and dermatoglyphics: interrelationships in the motor development of schoolchildren
Authors: Picanço, Geiciane Viana
metadata.dc.contributor.advisor1: Arce, Carmem Lúcia Meira
Keywords: Balé;Dermatoglifia;Desenvolvimento motor;Ballet;Dermatoglyphia;Motor development
Issue Date: 17-Dec-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: PICANÇO, Geiciane Viana. Dança e dermatoglifia: interrelações no desenvolvimento motor de escolares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Na Dança o indivíduo pode desenvolver suas habilidades motoras de forma integral, neste sentido se o professor puder conhecer o perfil genético e o potencial motor deste aluno poderia trabalhar melhor suas aulas e assim alcançar melhores resultados nas aulas; mas o início deste trabalho pedagógico poderia estar no mapeamento das habilidades físico-motoras dos alunos. O objetivo geral do presente TCC é relatar a relação entre dança e dermatoglifia a partir do mapeamento da predisposição ao equilíbrio, à flexibilidade e à coordenação motora de alunos sujeitos da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, realizada com alunas de 08 a 10 anos da Escola Centro Educacional Cordeiro, localizada na cidade de Manaus. O resultado da dermatoglifia mostra que as meninas têm força pura, baixa coordenação motora, aparecimento no baixo rendimento desportivo, dificuldade de alfabetização e facilidade de hipertrofia muscular, devido a aparecimento do desenho Arco (A) ( A ). E em segunda colocação também tem Velocidade, Força explosiva, Facilidade para hipertrofia muscular, Baixa coordenação motora ( L). e a maior dificuldade das alunas é de Coordenação Motora, Resistência e Capacidade aeróbia, Baixa predisposição para a hipertrofia muscular (W). O presente trabalho evidenciou a importância da dermatoglifia para verificar o desenvolvimento motor em escolares. Embora os resultados não possuam um resultado elevado (alto) nas médias das meninas que participaram do estudo, é salutar destacar que essa é uma ferramenta eficaz para análise do perfil de alguém que deseje ingressar pelos caminhos da dança.
Abstract: In Dance the individual can develop his motor skills in an integral way, in this sense if the teacher can know the genetic profile and the motor potential of this student could work better his classes and thus to achieve better results in the classes; but the beginning of this pedagogical work could be in the mapping of the physical-motor skills of the students. The overall objective of the present CBT is to report the relationship between dance and dermatoglyphics from the mapping of the predisposition to balance, flexibility and motor coordination of students subject of the research. This is a qualitative field survey conducted with students from 08 to 10 years of the Escola Educacional Cordeiro School, located in the city of Manaus. The result of dermatoglyphics shows that girls have pure strength, low motor coordination, appearance in low sports performance, difficulty in literacy and ease of muscle hypertrophy, due to appearance of the Arco (A) (A) drawing. And in second place also has Speed, Explosive Strength, Ease for muscular hypertrophy, Low motor coordination (L). and the greatest difficulty of the students is of Motor Coordination, Resistance and Aerobic Capacity, Low predisposition to muscular hypertrophy (W). The present work evidenced the importance of dermatoglyphics to verify motor development in schoolchildren. Although the results do not have a high (high) result in the averages of the girls who participated in the study, it is noteworthy that this is an effective tool for analyzing the profile of someone who wants to join the dance pathways.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3976
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dança e dermatoglifia.pdfArquivo principal.5,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.