DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPicanço, Geiciane Viana-
dc.date.available2022-06-02-
dc.date.available2022-06-07T17:13:55Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationPICANÇO, Geiciane Viana. Dança e dermatoglifia: interrelações no desenvolvimento motor de escolares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3976-
dc.description.abstractIn Dance the individual can develop his motor skills in an integral way, in this sense if the teacher can know the genetic profile and the motor potential of this student could work better his classes and thus to achieve better results in the classes; but the beginning of this pedagogical work could be in the mapping of the physical-motor skills of the students. The overall objective of the present CBT is to report the relationship between dance and dermatoglyphics from the mapping of the predisposition to balance, flexibility and motor coordination of students subject of the research. This is a qualitative field survey conducted with students from 08 to 10 years of the Escola Educacional Cordeiro School, located in the city of Manaus. The result of dermatoglyphics shows that girls have pure strength, low motor coordination, appearance in low sports performance, difficulty in literacy and ease of muscle hypertrophy, due to appearance of the Arco (A) (A) drawing. And in second place also has Speed, Explosive Strength, Ease for muscular hypertrophy, Low motor coordination (L). and the greatest difficulty of the students is of Motor Coordination, Resistance and Aerobic Capacity, Low predisposition to muscular hypertrophy (W). The present work evidenced the importance of dermatoglyphics to verify motor development in schoolchildren. Although the results do not have a high (high) result in the averages of the girls who participated in the study, it is noteworthy that this is an effective tool for analyzing the profile of someone who wants to join the dance pathways.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBalépt_BR
dc.subjectDermatoglifiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectBalletpt_BR
dc.subjectDermatoglyphiapt_BR
dc.subjectMotor developmentpt_BR
dc.titleDança e dermatoglifia: interrelações no desenvolvimento motor de escolarespt_BR
dc.title.alternativeDance and dermatoglyphics: interrelationships in the motor development of schoolchildrenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T17:13:55Z-
dc.contributor.advisor1Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee1Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Alex Barreto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4048967163029706pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.description.resumoNa Dança o indivíduo pode desenvolver suas habilidades motoras de forma integral, neste sentido se o professor puder conhecer o perfil genético e o potencial motor deste aluno poderia trabalhar melhor suas aulas e assim alcançar melhores resultados nas aulas; mas o início deste trabalho pedagógico poderia estar no mapeamento das habilidades físico-motoras dos alunos. O objetivo geral do presente TCC é relatar a relação entre dança e dermatoglifia a partir do mapeamento da predisposição ao equilíbrio, à flexibilidade e à coordenação motora de alunos sujeitos da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, realizada com alunas de 08 a 10 anos da Escola Centro Educacional Cordeiro, localizada na cidade de Manaus. O resultado da dermatoglifia mostra que as meninas têm força pura, baixa coordenação motora, aparecimento no baixo rendimento desportivo, dificuldade de alfabetização e facilidade de hipertrofia muscular, devido a aparecimento do desenho Arco (A) ( A ). E em segunda colocação também tem Velocidade, Força explosiva, Facilidade para hipertrofia muscular, Baixa coordenação motora ( L). e a maior dificuldade das alunas é de Coordenação Motora, Resistência e Capacidade aeróbia, Baixa predisposição para a hipertrofia muscular (W). O presente trabalho evidenciou a importância da dermatoglifia para verificar o desenvolvimento motor em escolares. Embora os resultados não possuam um resultado elevado (alto) nas médias das meninas que participaram do estudo, é salutar destacar que essa é uma ferramenta eficaz para análise do perfil de alguém que deseje ingressar pelos caminhos da dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABRAMOVA, T. F., NIKITINA, T. M. E OZOLIN, N. N. Finger Dermatoglyphs as markers of the functional features. In: ROGOZKIN, V.A.; MAUGHAN, R.J. Current research in sports sciences: an international perspective. New York: Plenum Press. 1996. p. 212-216. BASTOS, F. A; DANTAS, P. S.; FERNANDES FILHO, J. Dermatoglifia, somatotipo e qualidades físicas básicas no basquetebol: estudo comparativo entre as posições. Motricidade 2 (1): 32-52, 2006. BLASING, B.; et al. Neurocognitive control in dance perception and performance. Acta Psychologica, v. 139, n. 2, p. 300- 308, 2012. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 02 jun. 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. CASTELANI, R. A.; et al. Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança. Journal of Physical Education, v. 25, n. 4, p. 597-607, 2014. FERREIRA, Vanja. Dança escolar: um novo ritmo para a Educação Física. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. FERREIRA, R. W. Educação Física Infantil. Viçosa: CPT, 2006. FLECK, S. J.; KRAEMER, W. J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. GENÚ, M. O Movimento e as Práticas Escolares: Uma Abordagem Metodológica. Belém: GTR, 2005. GUIMARÃES, A.C. A; SIMAS, J. P. N. Lesões no Balé Clássico. Revista da Educação Física/UEM. v.12, n.2, p.89-96, 2º sem; 2001. LINHARES, R. V.; FERNANDES FILHO, J.; METTRAU, M. K. As características dermatoglíficas de crianças e adolescentes talentosos do Instituto Rogério Steinberg do Rio de Janeiro - RJ. Psicol. clin. 2013, vol.25, n.2, pp.153-164. MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. MARQUES, I. A. Dançando na escola. Motriz, v. 3, n.1, 2007. MARTÍN, C. T. et al. O efeito del modelo docente y de la interacción com compañeros na fase pré-escolar, v. 10, 2008. MENEZES, L.S.; FERNANDES FILHO, J. Identificação e comparação das características dermatoglíficas, somatotípicas e qualidades físicas básicas de atletas de GRD de diferentes níveis de qualificação esportiva. Fitness & Performance Journal, v.5, nº 6, p. 393-401, 2006. NISHIOKA, G.A.C.; DANTAS, P.M.S.; FERNANDES FILHO, J. Perfi l dermatoglífi co, somatotípico e das qualidades físicas básicas dos bailarinos bolsistasdo Centro de Movimento Deborah Colker. Fit Perf J. 2007;6(5):331-7. NODARY JÚNIIOR, R. J. Dermatoglifia – uma ferramenta de investigação em saúde. Saúde Meio Ambient. v. 3, n. esp., p. 5-6, out. 2014. PAIVA NETO, F. T.; MOURÃO, D. F. A. Impressões sobre a dermatoglifia na detecção de talentos esportivos. ARQUIVOS em MOVIMENTO, v.12, n.1, p106-118., Jan/Jun 2016. PRATI, S. R. A; PRATI, A. R. C; Níveis de aptidão física e análise de tendências posturais em bailarinas clássicas. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 8, p. 80 – 87, 2006. REA, L.; PARKER R. Metodologia de pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira Thomson, 2012. RENGEL, Lenira. A dança e o corpo no ensino. In: VENTRELLA, Roseli (Org.). O ensino de arte nas séries iniciais: ciclo I. São Paulo: FDE, 2006. Secretaria da Educação. Coordenadoria de estudos e normas pedagógicas. p. 52-72. ROBERGS, R. A.; ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia o Exercício para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo: Phorte, 2002. ROLIM FILHO, N. G.; FERNANDES FILHO, J. Identificação do perfil dermatoglífico e somatotípico de pentatletas modernos brasileiros de alto rendimento. Revista de Educação Física - No 139 – Dezembro de 2007. SILVA, R. F.; FERNANDES FILHO, J. Genótipo e fenótipo dos atletas de pentatlo militar masculino de alto rendimento no Brasil. Revista de Educação Física 2008 Set; 142:28-41. Rio de Janeiro (RJ) - Brasil. TIECHER, T. C.; et al. Comparação das habilidades motoras fundamentais de locomoção de crianças entre 6 e 8 anos praticantes e não praticantes de ballet. Cippus, v. 4, n. 1, p. 36-54, 2015. WEINECK, J. Biologia do esporte. São Paulo, Manole, 1991.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança e dermatoglifia.pdfArquivo principal.5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.