DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3968
Title: O processo de experimentação da performance arte como proposta pedagógica nos estágios docentes da Universidade do Estado do Amazonas
Other Titles: The process of experimentation of performance art as a pedagogical proposal in teaching internships at the Universidade do Estado do Amazonas
Authors: Macedo, Luana Cristina Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Ayres, Amanda Aguiar
metadata.dc.contributor.advisor2: Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes
Keywords: Performance Arte;Escola;Linguagem;Estágio docente;Professora performer;Escrita performativa;Performance Art;School;Language;Internship;Teacher performer
Issue Date: 30-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: MACEDO, Luana Cristina Nascimento. O processo de experimentação da performance arte como proposta pedagógica nos estágios docentes da Universidade do Estado do Amazonas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo fala sobre o processo de experimentação da linguagem da performance arte nos estágios docentes durante a minha trajetória acadêmica, relatando as minhas vivências antes da universidade e relacionando com minha pesquisa em performance dentro do âmbito acadêmico. Trago também a pesquisa referente ao espaço não-convencional com crianças da Colônia Antônio Aleixo, que contribuiu para desenvolvimento da minha pesquisa para o Programa de Apoio à Iniciação Cientifica – PAIC, com a perspectiva de levar a performance arte para o espaço da escola pública. Além disso busco refletir, a partir das minhas considerações em processo, sobre o meu corpo enquanto gerador de diálogo na aprendizagem de indivíduos, trazendo como inspiração a questão da professora performer para uma futura docência, desdobramentos que surgem a partir matéria de Interpretação V dentro da Universidade, calcada na escrita performativa.
Abstract: The present article talks about the process of experimentation with the language of performance art in the teaching internships during my academic career, relating my experiences before the university and relating them to my research on performance within the academic field. I also bring the research related to the non-conventional space with children from the Colônia Antônio Aleixo, which contributed to the development of my research for the Programa de Apoio à Iniciação Cientifica - PAIC (Scientific Initiation Support Program) with the perspective of taking the performance art to the public school space. Moreover, I seek to reflect from my considerations in process about my body as a generator of dialogue in the learning of individuals, bringing as inspiration the issue of the performer teacher for a future teaching, developments that arise from the matter of Interpretation V within the University, based on the performative writing.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3968
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.