DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo, Luana Cristina Nascimento-
dc.date.available2022-06-01-
dc.date.available2022-06-07T16:45:12Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationMACEDO, Luana Cristina Nascimento. O processo de experimentação da performance arte como proposta pedagógica nos estágios docentes da Universidade do Estado do Amazonas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3968-
dc.description.abstractThe present article talks about the process of experimentation with the language of performance art in the teaching internships during my academic career, relating my experiences before the university and relating them to my research on performance within the academic field. I also bring the research related to the non-conventional space with children from the Colônia Antônio Aleixo, which contributed to the development of my research for the Programa de Apoio à Iniciação Cientifica - PAIC (Scientific Initiation Support Program) with the perspective of taking the performance art to the public school space. Moreover, I seek to reflect from my considerations in process about my body as a generator of dialogue in the learning of individuals, bringing as inspiration the issue of the performer teacher for a future teaching, developments that arise from the matter of Interpretation V within the University, based on the performative writing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformance Artept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.subjectProfessora performerpt_BR
dc.subjectEscrita performativapt_BR
dc.subjectPerformance Artpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectTeacher performerpt_BR
dc.titleO processo de experimentação da performance arte como proposta pedagógica nos estágios docentes da Universidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeThe process of experimentation of performance art as a pedagogical proposal in teaching internships at the Universidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T16:45:12Z-
dc.contributor.advisor1Ayres, Amanda Aguiar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6520348071882912pt_BR
dc.contributor.advisor2Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549527388369255pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Daniely Peinado dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951437006059198pt_BR
dc.contributor.referee2Bordin, Vanessa Benites-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7550159494686388pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo fala sobre o processo de experimentação da linguagem da performance arte nos estágios docentes durante a minha trajetória acadêmica, relatando as minhas vivências antes da universidade e relacionando com minha pesquisa em performance dentro do âmbito acadêmico. Trago também a pesquisa referente ao espaço não-convencional com crianças da Colônia Antônio Aleixo, que contribuiu para desenvolvimento da minha pesquisa para o Programa de Apoio à Iniciação Cientifica – PAIC, com a perspectiva de levar a performance arte para o espaço da escola pública. Além disso busco refletir, a partir das minhas considerações em processo, sobre o meu corpo enquanto gerador de diálogo na aprendizagem de indivíduos, trazendo como inspiração a questão da professora performer para uma futura docência, desdobramentos que surgem a partir matéria de Interpretação V dentro da Universidade, calcada na escrita performativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, Ana Mae. Arte-educação pós-colonialista no Brasil: aprendizagem triangular. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. BONATTO, M.T. Professor-performer, estudante-performer: notas para pensar a escola, 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. BONATTO, M.T.; ICLE, G. Entre Ensinar Performance e Ensinar Teatro: Possib ilidades para Educação Escolarizada. 37 Reunião Nacional da ANPEd. COHEN, Renato. Performance como linguagem/ Renato Cohen. - são Paulo: perspectiva,2013. - (debates; 219/dirigida por J.Guinsburg). CAPELl, Heloísa Selma Fernandes. Entre materialidade e sentido: a sala de aula como evento performátivo. in: EIAP - Encontro Internacional de Antropologia e Performance, 2011, São Paulo. CAREGNATO, Caroline. Modernidade e pós-modernidade no ensino e aprendizagem de arte. CAREGNATO, Caroline (org.). Olhares Sobre o ensino de arte em Manaus e região. Manaus: Editora da UEA, no prelo. P. 1 – 30 FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire, São Paulo, Paz e Terra, 2011. FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Arte na educação/ Maria Felisminda de Rezende e Fusari, Maria Heloisa Corrêa de Toledo Ferraz. -2. Ed. revista-São Paulo: Cortez, 2001. - (Coleção Magistério 2º grau. Série formação geral). GLUSBERG, Jorge, 1932-. A arte da performance / Jorge Glusberg; [tradução Renato Cohen]. - São Paulo: Perspectiva, 2005. Por J. Guinsburg ICLE, Gilberto. Para apresentar a performance a educação. Educação e Realidade, Porto Alegre v. 35, n. 2, p. 11-22, maio-ago. 2010 ILLICH, Ivan. Sociedades sem Escolas. trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, Vozes, 1985. LIGIÉRIO, Zeca, 1950 - Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras / Zeca Ligiéro. – Rio de Janeiro: Garamond, 2011. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin;tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000. PEREIRA, Marcelo de Andrade. Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa. Educação e Realidade, Porto Alegre v. 35, n. 2, p. 139-156. Maio/ago. 2010. ROBSON, Corrêa de Camargo. Per-formance e Performance Art: superando as velhas tra(d)ições. Revista Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v. 7 n. 1, jan/jun 2016, p. 11 a 27 ROCHA, J. V. F.; MORAIS Danielle, R. “Intervenção Urbana: a liminaridade entre arte e espaço público” em Revista Ponto de Vista. Viçosa, Minas Gerais. Nº 8 – Vol. 1 – 2019. ROSA, J. A. F. Estudos da Performance Ética e Pedagogia: Desconstruindo a Lei do Pai. 2008 Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Bahia SCHECHNER, Richard. 2006. O que é performance?, em Performance studies: anintroduccion, secondedition. New York & London: Routledge, p. 28-51 SILVA, Rubem Alves da. Entre "artes" e "ciências": a noção de performance e drama no campo das ciências sociais. Horiz. Antropol. [online]. 2005, v. 11, n. 24, p. 35-65pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O processo de experimentação da performance arte como proposta pedagógica nos estágios docentes da Universidade do Estado do Amazonas.pdfArquivo principal.2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.