Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/389
Title: | Jogos matemáticos por meio dos instrumentos tecnológicos: o ensino e aprendizagem da matemática na EJA do ensino médio |
Other Titles: | Mathematical games through technological instruments: the teaching and learning of mathematics in secondary school |
Authors: | Valente, Márcia Cristina Braga |
Keywords: | Jogos Matemáticos;Tecnologia Educacionais;EJA |
Issue Date: | 17-Aug-2017 |
Publisher: | Universidade do Estado do Amazonas |
Abstract: | A utilização de jogos por meio dos instrumentos tecnológicos tais como, computadores e tablets constituem-se mecanismos facilitadores para o processo de ensino e aprendizagem da matemática na escola pública. As Novas Tecnologias oferecem propostas inovadoras para a Educação Matemática. O presente estudo teve por objetivo desenvolver o raciocínio matemático do aluno,melhorando a compreensão de informações para a resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa teórica desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico relacionado à temática e também de uma pesquisa ação a qual Thiollent (1985) considera desenvolvida em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Neste tipo de estudo, os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de forma cooperativa ou participativa. A pesquisa demonstrou especificamente na Escola Estadual Francisca de Paula de Jesus Izabel na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, no mês de outubro do ano de 2015, o desenvolvimento dos discentes nas resoluções de problemas propostos do cotidiano, envolvendo escalas, funções, porcentagem etc. Esse processo oportunizou a descoberta de soluções, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade, demonstrados em sala de aula com os métodos utilizados tais como: jogos interativos e atividades. Ao final da pesquisa concluiu-se a relevância da utilização dos jogos matemáticos, por meio do computador, para o processo de resolução de problemas, cálculos matemáticos e, sobretudo, para instigar o raciocínio lógico do aluno bem como, o ensino e aprendizagem da educação matemática na EJA ensino médio. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/389 |
Appears in Collections: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jogos matemáticos por meio dos instrumentos tecnológicos.pdf | 591,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License