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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/389
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Valente, Márcia Cristina Braga | - |
dc.date.publication | 2017-08-17T17:58:51Z | - |
dc.date.available | 2017-08-17T17:58:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-17 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/389 | - |
dc.description.abstract | A utilização de jogos por meio dos instrumentos tecnológicos tais como, computadores e tablets constituem-se mecanismos facilitadores para o processo de ensino e aprendizagem da matemática na escola pública. As Novas Tecnologias oferecem propostas inovadoras para a Educação Matemática. O presente estudo teve por objetivo desenvolver o raciocínio matemático do aluno,melhorando a compreensão de informações para a resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa teórica desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico relacionado à temática e também de uma pesquisa ação a qual Thiollent (1985) considera desenvolvida em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Neste tipo de estudo, os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de forma cooperativa ou participativa. A pesquisa demonstrou especificamente na Escola Estadual Francisca de Paula de Jesus Izabel na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, no mês de outubro do ano de 2015, o desenvolvimento dos discentes nas resoluções de problemas propostos do cotidiano, envolvendo escalas, funções, porcentagem etc. Esse processo oportunizou a descoberta de soluções, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade, demonstrados em sala de aula com os métodos utilizados tais como: jogos interativos e atividades. Ao final da pesquisa concluiu-se a relevância da utilização dos jogos matemáticos, por meio do computador, para o processo de resolução de problemas, cálculos matemáticos e, sobretudo, para instigar o raciocínio lógico do aluno bem como, o ensino e aprendizagem da educação matemática na EJA ensino médio. | en |
dc.language.iso | other | en |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | en |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos Matemáticos | en |
dc.subject | Tecnologia Educacionais | en |
dc.subject | EJA | en |
dc.title | Jogos matemáticos por meio dos instrumentos tecnológicos: o ensino e aprendizagem da matemática na EJA do ensino médio | en |
dc.title.alternative | Mathematical games through technological instruments: the teaching and learning of mathematics in secondary school | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | en |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
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