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dc.contributor.authorValente, Márcia Cristina Braga-
dc.date.publication2017-08-17T17:58:51Z-
dc.date.available2017-08-17T17:58:51Z-
dc.date.issued2017-08-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/389-
dc.description.abstractA utilização de jogos por meio dos instrumentos tecnológicos tais como, computadores e tablets constituem-se mecanismos facilitadores para o processo de ensino e aprendizagem da matemática na escola pública. As Novas Tecnologias oferecem propostas inovadoras para a Educação Matemática. O presente estudo teve por objetivo desenvolver o raciocínio matemático do aluno,melhorando a compreensão de informações para a resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa teórica desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico relacionado à temática e também de uma pesquisa ação a qual Thiollent (1985) considera desenvolvida em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Neste tipo de estudo, os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de forma cooperativa ou participativa. A pesquisa demonstrou especificamente na Escola Estadual Francisca de Paula de Jesus Izabel na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, no mês de outubro do ano de 2015, o desenvolvimento dos discentes nas resoluções de problemas propostos do cotidiano, envolvendo escalas, funções, porcentagem etc. Esse processo oportunizou a descoberta de soluções, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade, demonstrados em sala de aula com os métodos utilizados tais como: jogos interativos e atividades. Ao final da pesquisa concluiu-se a relevância da utilização dos jogos matemáticos, por meio do computador, para o processo de resolução de problemas, cálculos matemáticos e, sobretudo, para instigar o raciocínio lógico do aluno bem como, o ensino e aprendizagem da educação matemática na EJA ensino médio.en
dc.language.isootheren
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos Matemáticosen
dc.subjectTecnologia Educacionaisen
dc.subjectEJAen
dc.titleJogos matemáticos por meio dos instrumentos tecnológicos: o ensino e aprendizagem da matemática na EJA do ensino médioen
dc.title.alternativeMathematical games through technological instruments: the teaching and learning of mathematics in secondary schoolen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

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