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Title: O uso do lúdico na educação ambiental com ênfase em resíduos sólidos no sexto ano da Escola Estadual Barão de Boca do Acre, Amazonas
Other Titles: The use of play in environmental education with emphasis on solid waste in the sixth year of Escola Estadual Barão de Boca do Acre, Amazonas
Authors: Costa, Rodrigo Modesto da
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Diogo Pereira
Keywords: Educação Ambiental;Resíduos Sólidos;3R’s
Issue Date: 15-Dec-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: COSTA , Rodrigo Modesto da. O uso do lúdico na educação ambiental com ênfase em resíduos sólidos no sexto ano da Escola Estadual Barão de Boca do Acre, Amazonas. 2019 41f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho resultou de uma pesquisa realizada em duas turmas do sexto ano da Escola Estadual Barão de Boca do Acre e a mesma teve como objetivo avaliar a eficácia de recursos lúdicos na Educação Ambiental como ferramenta na sensibilização dos estudantes. A pesquisa desenvolveu-se em quatro etapas: a) observações pré-intervenção, nas quais foram feitos registros fotográficos, b) aplicação das aulas, que foram planejadas de modo lúdico e de acordo com os fatores detectados na etapa anterior, c) observações pósintervenção, nas quais também foram feitos registros fotográficos e d) comparação de conhecimentos teóricos entre as turmas através de um questionário. Os resultados alcançados apontam que a falta de conhecimento sobre as práticas que visam reduzir os impactos ambientais, os 3R’s, tem sido um fator chave para o constante aumento da produção de resíduos sólidos na escola e possivelmente no município. Ainda segundo os resultados obtidos, comprovou-se que com o uso do lúdico na Educação Ambiental é possível sensibilizar os estudantes a pensarem de modo ambientalmente consciente e agirem, na prática, de modo sustentável e que esta sustentabilidade que está cada vez mais dificultada pelo capitalismo e o consumismo é um passo essencial na garantia de um planeta ecologicamente equilibrado, que é um direito defendido na lei para todos.
Abstract: The present work was the result of a research carried out in two classes of the sixth grade of Barão de Boca do Acre State School and its objective was to evaluate the effectiveness of ludic resources in Environmental Education as a tool in raising students' awareness. The research was developed in four stages: a) pre-intervention observations, in which photographic records were made, b) application of the lessons, which were planned in a playful manner and according to the factors detected in the previous step, c) post-observation. - intervention, in which photographic records were also made and d) comparison of theoretical knowledge between the classes through a questionnaire. The results show that the lack of knowledge about practices that aim to reduce environmental impacts, the 3Rs, has been a key factor for the constant increase of solid waste production in the school and possibly in the municipality. Still according to the results obtained, it was proved that with the use of playfulness in Environmental Education it is possible to sensitize students to think in an environmentally conscious way and act in a sustainable way and that this sustainability that is increasingly hampered by capitalism and consumerism is an essential step in securing an ecologically balanced planet, which is a right defended in law for all.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3884
Appears in Collections:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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