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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Rodrigo Modesto da-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T14:45:42Z-
dc.date.issued2019-12-15-
dc.identifier.citationCOSTA , Rodrigo Modesto da. O uso do lúdico na educação ambiental com ênfase em resíduos sólidos no sexto ano da Escola Estadual Barão de Boca do Acre, Amazonas. 2019 41f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3884-
dc.description.abstractThe present work was the result of a research carried out in two classes of the sixth grade of Barão de Boca do Acre State School and its objective was to evaluate the effectiveness of ludic resources in Environmental Education as a tool in raising students' awareness. The research was developed in four stages: a) pre-intervention observations, in which photographic records were made, b) application of the lessons, which were planned in a playful manner and according to the factors detected in the previous step, c) post-observation. - intervention, in which photographic records were also made and d) comparison of theoretical knowledge between the classes through a questionnaire. The results show that the lack of knowledge about practices that aim to reduce environmental impacts, the 3Rs, has been a key factor for the constant increase of solid waste production in the school and possibly in the municipality. Still according to the results obtained, it was proved that with the use of playfulness in Environmental Education it is possible to sensitize students to think in an environmentally conscious way and act in a sustainable way and that this sustainability that is increasingly hampered by capitalism and consumerism is an essential step in securing an ecologically balanced planet, which is a right defended in law for all.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos Sólidospt_BR
dc.subject3R’spt_BR
dc.titleO uso do lúdico na educação ambiental com ênfase em resíduos sólidos no sexto ano da Escola Estadual Barão de Boca do Acre, Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeThe use of play in environmental education with emphasis on solid waste in the sixth year of Escola Estadual Barão de Boca do Acre, Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T14:45:42Z-
dc.contributor.advisor-co1Taquita, Paula-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193563670288956pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Diogo Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143585130152199pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho resultou de uma pesquisa realizada em duas turmas do sexto ano da Escola Estadual Barão de Boca do Acre e a mesma teve como objetivo avaliar a eficácia de recursos lúdicos na Educação Ambiental como ferramenta na sensibilização dos estudantes. A pesquisa desenvolveu-se em quatro etapas: a) observações pré-intervenção, nas quais foram feitos registros fotográficos, b) aplicação das aulas, que foram planejadas de modo lúdico e de acordo com os fatores detectados na etapa anterior, c) observações pósintervenção, nas quais também foram feitos registros fotográficos e d) comparação de conhecimentos teóricos entre as turmas através de um questionário. Os resultados alcançados apontam que a falta de conhecimento sobre as práticas que visam reduzir os impactos ambientais, os 3R’s, tem sido um fator chave para o constante aumento da produção de resíduos sólidos na escola e possivelmente no município. Ainda segundo os resultados obtidos, comprovou-se que com o uso do lúdico na Educação Ambiental é possível sensibilizar os estudantes a pensarem de modo ambientalmente consciente e agirem, na prática, de modo sustentável e que esta sustentabilidade que está cada vez mais dificultada pelo capitalismo e o consumismo é um passo essencial na garantia de um planeta ecologicamente equilibrado, que é um direito defendido na lei para todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, 1988. BRASIL. Lei Federal nº 12.305 de 02 de Agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, agosto, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente: Saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. BRASIL. Vamos cuidar do Brasil : conceitos e práticas em educação ambiental na escola–. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental :UNESCO, 2007. BRÜGGMANN, Odaléa Maria. PARPINELLI, Mary Ângela. Utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa na produção do conhecimento. RevEscEnferm USP, São Paulo, 2007. CUNHA, Marise Paulina da Silva Alves. Educação ambiental em uma escola integral do município de angra dos reis: as práticas e desafios de uma educadora ambiental. UFF, Angra dos Reis, 2014. FRAGOSO, Edjane. NASCIMENTO, Elisangela Castedo Maria. A educação ambiental no ensino e na prática escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Ambiente & Educação, v. 23, p. 161-184, 2018. GOUVEIA, Nelson. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social. Ciência & Saúde Coletiva, São Paulo, p. 1503-1510, Abril, 2012. JACOBI, Pedro. Educação ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, p. 189- 205, 2003. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental Crítica: contribuições e desafios. In: MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel (Coords.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. MEC/MMA, Brasília, 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2019. MARTINS, Nathalia. A educação ambiental na educação infantil. UFCar, São Carlos, 2009. MEDEIROS, Aurélia Barbosa; MENDONÇA, Maria José da Silva Lemes; SOUSA, Gláucia Lourenço; OLIVEIRA, Itamar Pereira. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciai. Revista Faculdade Montes Belos, Goiás, 2011. 38 OLIVEIRA ,Malvina da Silva; VILELA, Braz da Silva; CASTRO, Maria Cristiana da Silva;ALMEIDA, Tânia Aparecida. A importância da educação ambiental na escola e a reciclagem do lixo orgânico oliveira. REV CIENT ELET DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA EDUVALE, Jaciara/MT, Nov de 2012. SANTOS, Simone Cardoso. A importância do lúdico no processo de Ensino Aprendizagem. UFSM, Agudo/RS, 2010. SCHRAM , Sandra Cristina; CARVALHO, Marco Antonio Batista. O pensar educação em Paulo Freire para uma pedagogia de mudanças. UNIOESTE, CASCAVEL/PR, 2010. SILVA, Danise Guimarães. A importância da educação ambiental para a sociedade. Fafipa, São Joaquim, p. 1-11, 2012. SOARES, Liliane Gadelha da Costa; SALGUEIRO, Alexandra Amorim; GAZINEU, Maria Helena Paranhos. Educação ambiental aplicada aos resíduos sólidos na cidade de Olinda, Pernambuco – um estudo de caso. Revista Ciências & Tecnologia, Pernambuco, 2007. VIRGENS, Rute Almeida. A educação ambiental no ambiente escolar. UNB, Brasília, 2011. WERNECK, Vera Rudge. Sobre o processo de construção do conhecimento: O papel do ensino e da pesquisa. Scielo, Rio de Janeiro, v.14, n.51, p. 173-196, abr./jun. 2006.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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