DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3835
Titel: Atividades lúdicas como estratégias de ensino e aprendizagem de ciências naturais na rede pública de Manicoré-AM
Sonstige Titel: Playful activities as teaching and learning strategies for natural sciences in the public school system of Manicoré-AM
Autor(en): Correia, Clicia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Rayane Delmondes do Nascimento
Stichwörter: Ludicidade;ensino de Ciências;jogos
Erscheinungsdatum: 28-Aug-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: CORREIA, Clicia da Silva. Atividades lúdicas como estratégias de ensino e aprendizagem de ciências naturais na rede pública de Manicoré-AM. 2019. 36 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré
metadata.dc.description.resumo: Os jogos proporcionam as crianças e adolescentes um leque de possibilidades, podendo desenvolver o poder de investigação, criatividade e de inventar novas maneiras de descobrir o mundo e até redescobrir o que já sabem. Diante desta perspectiva, esta pesquisa buscou desenvolver atividades lúdicas como estratégias para o ensino e aprendizagem de na disciplina de Ciências. As atividades aconteceram na Escola Municipal Padre Sebastião, em duas turmas do sétimo ano do ensino médio. Foram utilizados questionários para verificar o uso deste método de ensino por parte dos professores e foi determinado que os mesmo não faziam uso da ludicidade como estratégia de ensino. Quanto aos alunos, a turma que teve atividades lúdicas melhora de 20% em relação a teste inicial dos conhecimentos prévios acerca do assunto. Após as aulas com o uso da ludicidade, foi possível verificar que este método possui eficácia para o ensino de Ciências Naturais.
Zusammenfassung: Games provide children and adolescents with a range of possibilities, and they can develop the power of research, creativity and invent new ways to discover the world and even rediscover what they already know. Given this perspective, this research sought to develop playful activities as strategies for teaching and learning in the science discipline. The activities took place at Padre Sebastião Municipal School, in two classes of the seventh year of high school. Questionnaires were used to verify the teachers' use of this teaching method and it was determined that they did not use playfulness as a teaching strategy. As for students, the class that had fun activities improved by 20% compared to the initial test of previous knowledge about the subject. After the lessons with the use of playfulness, it was possible to verify that this method has effectiveness for the teaching of Natural Sciences Key words: Playfulness, science teaching, games
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3835
Enthalten in den Sammlungen:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.