DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorreia, Clicia da Silva-
dc.date.available2022-04-26-
dc.date.available2022-04-25T21:07:19Z-
dc.date.issued2019-08-28-
dc.identifier.citationCORREIA, Clicia da Silva. Atividades lúdicas como estratégias de ensino e aprendizagem de ciências naturais na rede pública de Manicoré-AM. 2019. 36 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicorépt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3835-
dc.description.abstractGames provide children and adolescents with a range of possibilities, and they can develop the power of research, creativity and invent new ways to discover the world and even rediscover what they already know. Given this perspective, this research sought to develop playful activities as strategies for teaching and learning in the science discipline. The activities took place at Padre Sebastião Municipal School, in two classes of the seventh year of high school. Questionnaires were used to verify the teachers' use of this teaching method and it was determined that they did not use playfulness as a teaching strategy. As for students, the class that had fun activities improved by 20% compared to the initial test of previous knowledge about the subject. After the lessons with the use of playfulness, it was possible to verify that this method has effectiveness for the teaching of Natural Sciences Key words: Playfulness, science teaching, gamespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectensino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectjogospt_BR
dc.titleAtividades lúdicas como estratégias de ensino e aprendizagem de ciências naturais na rede pública de Manicoré-AMpt_BR
dc.title.alternativePlayful activities as teaching and learning strategies for natural sciences in the public school system of Manicoré-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T21:07:19Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Rayane Delmondes do Nascimento-
dc.description.resumoOs jogos proporcionam as crianças e adolescentes um leque de possibilidades, podendo desenvolver o poder de investigação, criatividade e de inventar novas maneiras de descobrir o mundo e até redescobrir o que já sabem. Diante desta perspectiva, esta pesquisa buscou desenvolver atividades lúdicas como estratégias para o ensino e aprendizagem de na disciplina de Ciências. As atividades aconteceram na Escola Municipal Padre Sebastião, em duas turmas do sétimo ano do ensino médio. Foram utilizados questionários para verificar o uso deste método de ensino por parte dos professores e foi determinado que os mesmo não faziam uso da ludicidade como estratégia de ensino. Quanto aos alunos, a turma que teve atividades lúdicas melhora de 20% em relação a teste inicial dos conhecimentos prévios acerca do assunto. Após as aulas com o uso da ludicidade, foi possível verificar que este método possui eficácia para o ensino de Ciências Naturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Paulo Nunes de. Dinâmica Lúdica: Jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1984. ___________Educação Lúdica - Técnicas e Jogos Pedagógicos. 11 ed. São Paulo: Editora Loyola, 2003. BARAT, Denise. Caminhando com Arte na Pré-Escola. São Paulo: Summer 1995. CAMPOS, L.M.L; BORTOLOTO, T.M.; FELICIO, A.K.C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem.2008. Disponívelem:http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdfAcess o em 25/fev/2019. COSTA, Wilma da Cruz. A Importância e a Construção do Lúdico no Processo Educacional. Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals /pde/arquivos/1681-8.pdf> Acesso em 17 agosto 2019. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia . Saberes necessários À prática educativa. Coleção leitura. Editora Paz e Terra, 2001, 17 ed. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010. GUIMARÃES, Luciana Ribeiro. Atividade Para Aulas de Ciências. São Paulo. Nova Espiral, 2009. LIMA, Manolita Correia. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2014. MIRANDA, S. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 8, p.21-34, 2002. OLIVEIRA, D.L. de. Ciências nas salas de aula. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1999. ORLANDO, T.C. et al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, n.1, Alfenas, MG. 2009. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Ciências Naturais - Ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC /SEF, 1998.p.20 PEREIRA, Josiele Alves. Introdução ao lúdico como recurso didático no ensino de ciências biológicas EJA. 2012. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/20135/introducao-do-ludicocomo-recurso-didatico-no-ensino-de-ciencias-biologicas-eja#!8 Acesso em: 24-02- 2019. p.9 Roque. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas. 3.ed. Porto Alegre, Ed. EDIPUCRS, 2008. p.195-197. PEDROSO, Carla Vargas. Jogos Didáticos No Ensino De Biologia: Uma Proposta Metodológica Baseada Em Módulo Didático. Disponível em < http://www.isad.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2944_1408.pdf >Acesso em 16 agosto 2019 ROSITO, Berenice Alvares. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, SANTOS, S. M. P. dos (organizadora). O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis: Editora Vozes, 1997. SANTIN, Silvino. Educação Física da alegria do lúdico a opressão do rendimento. Porto Alegre: EST, 2001. SILVEIRA, Maria Joanete Martins da. O Ensino e o Lúdico. Santa Maria: Multiprees, 1998. VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss conciso. São Paulo: Editora Moderna, 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqciências biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.