DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3834
Title: Avaliação da efetividade da educação ambiental em duas escolas no município de Manicoré-AM
Other Titles: Evaluation of the effectiveness of environmental education in two schools in Manicoré-AM
Authors: Barbosa, Laura Letícia Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Gualberto, Cláudia Gemaque
Keywords: Educação ambiental;resíduos sólidos;coleta seletiva
Issue Date: 30-Aug-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: BARBOSA, Laura Letícia Lima. Avaliação da efetividade da educação ambiental em duas escolas no município de Manicoré-AM. 2019. 38 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré
metadata.dc.description.resumo: A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. Sendo assim, este estudo procurou avaliar a efetividade de atividades de educação ambiental sobre descarte de resíduos sólidos em escolas no município de Manicoré-Am. A metodologia aplicada foram os questionários, dirigidos aos professores e aos funcionários das Escolas. A aplicação dos questionários aconteceu mediante agendamento, com participação de forma voluntária. Os resultados obtidos através da aplicação dos questionários foram que os materiais utilizados em maior quantidade em ambas as escolas avaliadas foram papel, plásticos, com pouco uso do metal, e quanto ao uso de material orgânico fica nítido que ambos os entrevistados confundem qual a destinação correta desse material. E apesar de terem sidos orientados antes de iniciar a pesquisa quais as formas corretas de se realizar o reaproveitamento e destinação correta dos lixo, pode-se perceber que a maioria ainda confundem em qual local descartar o lixo produzido no seu dia-a-dia, percebeu também que apesar da palestra os alunos ainda possuem dificuldades em assimilar qual é o local adequado para realizar o descarte dos matérias, se confundem na cor, isso demonstra a necessidade de palestras frequentes sobre Educação Ambiental no âmbito escolar que provavelmente se estenderá para as residências das crianças.
Abstract: Environmental education is fundamental for making people aware of the world in which they live so that they can have an increasingly better quality of life without disrespecting the environment. The main objective is to try to create a new mindset regarding how to use the resources offered by nature, thus creating a new model of behavior, seeking a balance between man and the environment. Thus, this study aimed to evaluate the effectiveness of environmental education activities on solid waste disposal in schools in Manicoré-AM. The applied methodology was the questionnaires, addressed to the teachers and the staff of the schools. The application of the questionnaires was made by appointment, with voluntary participation. The results obtained through the application of the questionnaires were that the most used materials in both evaluated schools were paper, plastic, with little use of metal, and regarding the use of organic material, it is clear that both interviewees confuse the correct destination. of this material. And although they were advised before starting the research on the correct ways to perform the reuse and correct disposal of waste, it can be seen that most still confuse where to discard the waste produced in their daily lives, He also noted that despite the lecture students still have difficulties in assimilating which is the appropriate place to discard the materials, if they are confused in color, this demonstrates the need for frequent lectures on Environmental Education at school that will probably extend to homes of the children. Key words: Environmental education, Solid waste, selective collection.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3834
Appears in Collections:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.