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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Laura Letícia Lima-
dc.date.available2022-04-26-
dc.date.available2022-04-25T21:05:43Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationBARBOSA, Laura Letícia Lima. Avaliação da efetividade da educação ambiental em duas escolas no município de Manicoré-AM. 2019. 38 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicorépt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3834-
dc.description.abstractEnvironmental education is fundamental for making people aware of the world in which they live so that they can have an increasingly better quality of life without disrespecting the environment. The main objective is to try to create a new mindset regarding how to use the resources offered by nature, thus creating a new model of behavior, seeking a balance between man and the environment. Thus, this study aimed to evaluate the effectiveness of environmental education activities on solid waste disposal in schools in Manicoré-AM. The applied methodology was the questionnaires, addressed to the teachers and the staff of the schools. The application of the questionnaires was made by appointment, with voluntary participation. The results obtained through the application of the questionnaires were that the most used materials in both evaluated schools were paper, plastic, with little use of metal, and regarding the use of organic material, it is clear that both interviewees confuse the correct destination. of this material. And although they were advised before starting the research on the correct ways to perform the reuse and correct disposal of waste, it can be seen that most still confuse where to discard the waste produced in their daily lives, He also noted that despite the lecture students still have difficulties in assimilating which is the appropriate place to discard the materials, if they are confused in color, this demonstrates the need for frequent lectures on Environmental Education at school that will probably extend to homes of the children. Key words: Environmental education, Solid waste, selective collection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectresíduos sólidospt_BR
dc.subjectcoleta seletivapt_BR
dc.titleAvaliação da efetividade da educação ambiental em duas escolas no município de Manicoré-AMpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the effectiveness of environmental education in two schools in Manicoré-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T21:05:43Z-
dc.contributor.advisor1Gualberto, Cláudia Gemaque-
dc.description.resumoA educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. Sendo assim, este estudo procurou avaliar a efetividade de atividades de educação ambiental sobre descarte de resíduos sólidos em escolas no município de Manicoré-Am. A metodologia aplicada foram os questionários, dirigidos aos professores e aos funcionários das Escolas. A aplicação dos questionários aconteceu mediante agendamento, com participação de forma voluntária. Os resultados obtidos através da aplicação dos questionários foram que os materiais utilizados em maior quantidade em ambas as escolas avaliadas foram papel, plásticos, com pouco uso do metal, e quanto ao uso de material orgânico fica nítido que ambos os entrevistados confundem qual a destinação correta desse material. E apesar de terem sidos orientados antes de iniciar a pesquisa quais as formas corretas de se realizar o reaproveitamento e destinação correta dos lixo, pode-se perceber que a maioria ainda confundem em qual local descartar o lixo produzido no seu dia-a-dia, percebeu também que apesar da palestra os alunos ainda possuem dificuldades em assimilar qual é o local adequado para realizar o descarte dos matérias, se confundem na cor, isso demonstra a necessidade de palestras frequentes sobre Educação Ambiental no âmbito escolar que provavelmente se estenderá para as residências das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, S. C. S. A Educação Ambiental e o Contexto Educacional Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Núcleo de Pósgraduação e Estudos do Semi-Árido, Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento de Meio Ambiente – PRODEMA, Universidade Federal de Sergipe. Documento Sergipano. Aracaju: UFS, 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros CurricularesNacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Temas Transversais: Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF. p. 167 – 242. 1998. BRUM, DANILIETA PEREIRA, SILVEIRA, DJALMA DIAS. Educação ambiental na escola: da coleta seletiva do lixo ao aproveitamento do resíduo orgânico. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v(4), n°4, p. 608 - 617, 2011. CARVALHO, ISABEL CRISTINA DE MOURA. A invenção ecológica: sentidos e trajetórias da educação ambiental no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001. DIAS, GENEBALDO FREIRE. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. 3 ed. São Paulo: Global, 1997. DIAS, GENEBALDO FREIRE. Educação ambiental: princípios e práticas. 5. ed. São Paulo: Gaia, 400p.1998. DIAS, GENEBALDO FREIRE. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo. Gaia, 2004. EFFTING, T.R. Educação ambiental nas escolas públicas: realidade e desafios. 2007. 90 f. Monografia (Especialização) - Curso de Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2007. FLEMING, S. F, et al. Manual para elaboração de trabalhos científicos. 1. Ed. Cascavel, PR: Coluna do Saber, 2005. FIGUEIRÓ, P.S. Educação para a Sustentabilidade em cursos de graduação em Administração: proposta de uma estrutura analítica. 2015. 262 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. São Paulo: Papirus, 1995. HOLZER, GISELE DOS SANTOS AUGUSTO. Lixo, Coleta Seletiva e Reciclagem. Número total de folhas: 37. Monografia de Especialização em Ensino de Ciências. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, 2011. JACOBI, P. R.Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, 2003. JACOBI, P.R. Educação Ambiental: O desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233- 250, maio/ago. 2005. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. MATTOS, NEIDE SIMÕES DE; GRANATTO, SUZANA FACCHINI. Lixo: problema nosso de cada dia: reciclagem, e uso sustentável . São Paulo: Saraiva, 2005. MAYER, M. Evaluation the outcomes of environment and schools initiatives. CEDECentro Europeo Dell Educazione, 1989. MELLO FILHO, L. E. de (org.) et al. Meio Ambiente & Educação. Rio de Janeiro: Gryphus,1999. MINC, Carlos. Ecologia e cidadania. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2005. MONTEIRO, J. H. P. Manual de Gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. NARCIZO, KALIANE ROBERTA DOS SANTOS. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. p.89, v. 22, janeiro a julho de 2009. PEDRINI, ALEXANDRE DE GUSMÃO. Educação ambiental: reflexões e práticas Contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 1997. 294 p. PEREIRA, ANTONIO BATISTA. Aprendendo ecologia através da educação ambiental. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1993. SANTOS, DJANINE FLÁVIA SOUZA. A importância da educação ambiental nas escolas nos anos iniciais doensino fundamental nas escolas de guamaré/rn. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Inserir nome completo da instituição, Campus Macau/RN. V- CONEDU – Congresso Nacional de Educação, 2018. SOUZA, R. S. de. Entendendo a questão ambiental. Santa Cruz do Sul, Ed. EDUNISC, p.46- 87, 2000. SOUZA, FERNANDA MARIA DE. Coleta seletiva: práticas na escola municipal João Gualberto da silva. Monografia f.36 Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, Universidade Federal do Paraná, 2015. TELLES M. Q. et al. Vivências integradas com o meio ambiente. São Paulo: Sá, 2002. TRINDADE, NAIANNE ALMEIDA DIAS. Consciência ambiental: coleta seletiva e reciclagem no ambiente escolar. Enciclopédia biosfera, centro científico conhecer - Goiânia, vol.7, n.12; 2011 TRISTÃO, M. As dimensões e os desafios da educação ambientalna sociedade do conhecimento. In: RUSHEINSKY, A. (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas.Porto Alegre: Artmed, 2002. UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. – Brasília: UNESCO, 2005. 120p. VILHENA, André. Guia da Coleta Seletiva de Lixo. São Paulo: CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem, 1999. YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqciências biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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