DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3813
Título: Análise das concepções sobre o universo entre alunos do terceiro ano do ensino médio em Boca do Acre, Amazonas, Brasil
Título(s) alternativo(s): Analysis of conceptions about the universe among third year high school students in Boca do Acre, Amazonas, Brazil
Autor(es): Gröhs, Yasmin de Oliveira
Orientador(es): Barros, André de Lima
Palavras-chave: Astronomia;Universo;Ensino Médio
Data do documento: 30-Out-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GRÖHS, Yasmin De Oliveira. Análise das concepções sobre o universo entre alunos do terceiro ano do ensino médio em boca do Acre, Amazonas, Brasil. 2019 38 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.
Resumo: A astronomia existe desde os primórdios da humanidade, sendo uma das primeiras ciências descobertas. Com o passar dos anos, o avanço da tecnologia permitiu o progresso da ciência, inclusive a astronomia, com o aperfeiçoamento de telescópios capazes de observar objetos cósmicos em outras galáxias, além de observar diariamente o planeta Terra, podendo prever catástrofes naturais, como por exemplo. A contemplação do Universo é algo essencial, já que podemos observar inúmeros fenômenos no dia a dia. A astronomia não é somente compreender os princípios celestes e os fenômenos naturais, mas também entender o processo histórico e construir uma sensibilização sobre os atos humanos sobre o planeta Terra. Este trabalho buscou compreender e identificar as concepções sobre o Universo de 31 os alunos do 3º ano do ensino médio. O Estudo foi realizado no município de Boca do Acre – Amazonas, em uma escola pública denominada Escola Estadual Coronel José Assunção. Foram entrevistados por meio de dois questionários, sendo um apenas com o conhecimento prévio e o outro com o com conhecimento adquirido após 3 aulas, no qual ambos continham perguntas pessoais e específicas sobre astronomia. É notável nos resultados a quantidade de erros cometidos no primeiro questionário (42%), sendo que no segundo houve apenas 9% de respostas incorretas, indicando uma compreensão e interesse dos alunos acerca dos conceitos básicos sobre astronomia.
Abstract: Astronomy has existed since the dawn of humanity, being one of the first sciences discovered. Over the years, the advancement of technology has enabled the progress of science, including astronomy, with the improvement of telescopes, allowing the observation of cosmic objects in other galaxies, in addition to the daily observation of planet Earth, the display of natural disasters, for example . Contemplation of the universe is essential, as we can observe historical numbers in everyday life. Astronomy is not only understanding celestial principles and natural phenomena, but also understanding the historical process and creating awareness about humans on planet Earth. This paper sought to understand and identify the conceptions about the universe of 31 students in the 3rd year of high school. The study was conducted in the municipality of Boca do Acre - Amazonas, in a public school called Coronel José Assunção State School. They were interviewed through two questionnaires, only one prior knowledge and one with knowledge acquired after 3 classes, without qualifications, contained personal and specific questions about astronomy. It is notable in the results the amount of errors made in the first questionnaire (42%), and in the second there were only 9% incorrect answers, indicating an understanding and interest of students about the basic concepts of astronomy.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3813
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.