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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3800
Title: Triciclos: transporte de cargas e passageiros e a reprodução do espaço urbano da cidade de Parintins-AM
Other Titles: Tricycles: transport of cargo and passengers and the reproduction of the urban space of the city of Parintins-AM
Authors: Glória, Patrick Sicsu
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Tatiana da Rocha
Keywords: Espaço Urbano;Produção e Reprodução do Espaço;Transporte;Triciclo
Issue Date: 18-Dec-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: GLÓRIA, Patrick Sicsu da. Triciclos: transporte de cargas e passageiros e a reprodução do espaço urbano da cidade de Parintins-AM.2019-63 f. TCC-( Licenciatura Plena em Geografia)-Universidade do Estado do Amazonas-Parintins-AM.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é voltado para a questão da mobilidade em Parintins e tem como temática Triciclos: Transporte de Cargas e Passageiros e a Reprodução do Espaço Urbano da Cidade de Parintins-AM. O objetivo principal deste trabalho foi analisar a importância do triciclo como meio de transporte intraurbano de cargas e passageiros para produção e reprodução do espaço na cidade. Para tanto, procurou-se identificar o número de tricicleiros e associações, quantos deles não possuem ligação com associações e os principais serviços e distâncias oferecidos/percorridas por eles. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa exploratória qualitativa para análise do número de tricicleiros e sua importância como meio de transporte para a produção e reprodução do espaço urbano de Parintins, por meio de entrevistas com os responsáveis pelas associações, aplicações de questionários para os tricicleiros, pesquisas de campo para identificar os locais de maior concentração e pesquisas bibliográficas e documentais afim de buscar literaturas que tratam do tema proposto. Neste trabalho observou-se que Parintins possui mais de 1.200 tricicleiros distribuídos entre duas associações e que há tricicleiros profissionais que não estão ligados a nenhuma a elas. Estes trabalhadores, por sua vez, estão localizados em pontos específicos como a orla do bairro da União, o final da rua Paraíba no Bairro de Palmares, o final da avenida Amazonas no bairro da Francesa, o porto da cidade, ao lado da rampa do Mercado Municipal e ao lado do Posto Caçapava no centro de Parintins, esses pontos variam de acordo com o período de cheia e vazante dos rios. Estes transportes podem ser classificados como alternativo e servem tanto para o ir e vir de cargas e passageiros sendo, portanto, característicos de Parintins e, por sua vez, necessários para produção e reprodução do espaço da cidade. Eles circulam pelo centro e também em áreas distantes da área centrais estando seus usos colaborando para o processo de produção e reprodução espaço urbano por meio da articulação que exercem na malha viária.
Abstract: This work is focused on the issue of mobility in Parintins and its theme is Tricycles: Cargo and Passenger Transport and the Reproduction of the Urban Space of the City of Parintins-AM. The main objective of this work was to analyze the importance of the tricycle as a means of intra-urban transport of cargo and passengers for the production and reproduction of space in the city. Therefore, we sought to identify the number of tricycle riders and associations, how many of them have no connection with associations and the main services and distances offered/traveled by them. This study was carried out through qualitative exploratory research to analyze the number of tricycle riders and their importance as a means of transport for the production and reproduction of the urban space of Parintins, through interviews with those responsible for the associations, application of questionnaires to tricycle riders , field research to identify the places of greatest concentration and bibliographic and documentary research in order to search for literature that deals with the proposed theme. In this work, it was observed that Parintins has more than 1,200 tricycle drivers distributed between two associations and that there are professional tricycle drivers who are not linked to any of them. These workers, in turn, are located at specific points such as the edge of the União neighborhood, the end of Paraíba street in the Palmares neighborhood, the end of Amazonas avenue in the French neighborhood, the port of the city, next to the ramp of the Municipal Market and next to the Posto Caçapava in the center of Parintins, these points vary according to the period of flood and ebb of the rivers. These transports can be classified as alternative and serve both for the coming and going of cargo and passengers, being, therefore, characteristic of Parintins and, in turn, necessary for the production and reproduction of the city space. They circulate in the center and also in areas far from the central area, with their uses collaborating in the process of production and reproduction of urban space through the articulation they exert on the road network.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3800
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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