DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGlória, Patrick Sicsu-
dc.date.available2022-04-19-
dc.date.available2022-04-25T14:48:48Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationGLÓRIA, Patrick Sicsu da. Triciclos: transporte de cargas e passageiros e a reprodução do espaço urbano da cidade de Parintins-AM.2019-63 f. TCC-( Licenciatura Plena em Geografia)-Universidade do Estado do Amazonas-Parintins-AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3800-
dc.description.abstractThis work is focused on the issue of mobility in Parintins and its theme is Tricycles: Cargo and Passenger Transport and the Reproduction of the Urban Space of the City of Parintins-AM. The main objective of this work was to analyze the importance of the tricycle as a means of intra-urban transport of cargo and passengers for the production and reproduction of space in the city. Therefore, we sought to identify the number of tricycle riders and associations, how many of them have no connection with associations and the main services and distances offered/traveled by them. This study was carried out through qualitative exploratory research to analyze the number of tricycle riders and their importance as a means of transport for the production and reproduction of the urban space of Parintins, through interviews with those responsible for the associations, application of questionnaires to tricycle riders , field research to identify the places of greatest concentration and bibliographic and documentary research in order to search for literature that deals with the proposed theme. In this work, it was observed that Parintins has more than 1,200 tricycle drivers distributed between two associations and that there are professional tricycle drivers who are not linked to any of them. These workers, in turn, are located at specific points such as the edge of the União neighborhood, the end of Paraíba street in the Palmares neighborhood, the end of Amazonas avenue in the French neighborhood, the port of the city, next to the ramp of the Municipal Market and next to the Posto Caçapava in the center of Parintins, these points vary according to the period of flood and ebb of the rivers. These transports can be classified as alternative and serve both for the coming and going of cargo and passengers, being, therefore, characteristic of Parintins and, in turn, necessary for the production and reproduction of the city space. They circulate in the center and also in areas far from the central area, with their uses collaborating in the process of production and reproduction of urban space through the articulation they exert on the road network.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaço Urbanopt_BR
dc.subjectProdução e Reprodução do Espaçopt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectTriciclopt_BR
dc.titleTriciclos: transporte de cargas e passageiros e a reprodução do espaço urbano da cidade de Parintins-AMpt_BR
dc.title.alternativeTricycles: transport of cargo and passengers and the reproduction of the urban space of the city of Parintins-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T14:48:48Z-
dc.creator.ID02706140205pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Tatiana da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6196445168759236pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Tatiana da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6196445168759236pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Nilciana Dinely de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7572266261003643pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Valdilene Siqueira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5841506915835682pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é voltado para a questão da mobilidade em Parintins e tem como temática Triciclos: Transporte de Cargas e Passageiros e a Reprodução do Espaço Urbano da Cidade de Parintins-AM. O objetivo principal deste trabalho foi analisar a importância do triciclo como meio de transporte intraurbano de cargas e passageiros para produção e reprodução do espaço na cidade. Para tanto, procurou-se identificar o número de tricicleiros e associações, quantos deles não possuem ligação com associações e os principais serviços e distâncias oferecidos/percorridas por eles. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa exploratória qualitativa para análise do número de tricicleiros e sua importância como meio de transporte para a produção e reprodução do espaço urbano de Parintins, por meio de entrevistas com os responsáveis pelas associações, aplicações de questionários para os tricicleiros, pesquisas de campo para identificar os locais de maior concentração e pesquisas bibliográficas e documentais afim de buscar literaturas que tratam do tema proposto. Neste trabalho observou-se que Parintins possui mais de 1.200 tricicleiros distribuídos entre duas associações e que há tricicleiros profissionais que não estão ligados a nenhuma a elas. Estes trabalhadores, por sua vez, estão localizados em pontos específicos como a orla do bairro da União, o final da rua Paraíba no Bairro de Palmares, o final da avenida Amazonas no bairro da Francesa, o porto da cidade, ao lado da rampa do Mercado Municipal e ao lado do Posto Caçapava no centro de Parintins, esses pontos variam de acordo com o período de cheia e vazante dos rios. Estes transportes podem ser classificados como alternativo e servem tanto para o ir e vir de cargas e passageiros sendo, portanto, característicos de Parintins e, por sua vez, necessários para produção e reprodução do espaço da cidade. Eles circulam pelo centro e também em áreas distantes da área centrais estando seus usos colaborando para o processo de produção e reprodução espaço urbano por meio da articulação que exercem na malha viária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, S; CAMÂRA, G; MONTEIRO, A. M. V. Análise Espacial do Processo de urbanização da Amazônia. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. 2001. BAGNASCHI, Camila Feitosa. Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério. Manaus, UFAM, 2012. CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espaço Urbano: Novos Escritos Sobre a Cidade. São Paulo, FFLCH, 2007. CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. Ed. Ática, 3ª. Edição, 1995. DOS SANTOS, Paulo Pereira; et. al. A História e a Importância do Transporte para o Turismo. UNIOESTE-Paraná, 2010. DA SILVA, Simone Rodrigues. Circulação, Mobilidade e Transportes na Produção Do Espaço Urbano: Pensando O Transporte Coletivo Em Teresina-Pi. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016. DUTRA, Rogéria C. A. A mobilidade social e fluxos intrau-urbanos: O deslocamento espacial como valor. 35º Encontro Anual da ANPOC, 2011, Caxambu. Anais do 35º Encontro Anual da ANPOC, 2011. FREITAS, Tânia Maria de; FERREIRA, Cleison Leite. A produção do espaço urbano: formação de território e governança urbana, o caso da quadra 50 da cidade Gama – DF. IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos, 2011. FERRAZ, A. C.P; TORRES, I. G. E. Transporte Público Urbano. São Carlos: RIMA, São Carlos-SP, 2001. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/parintins/panorama > acessado em 07 de setembro de 2019. GUTH, Daniel, Org. Ciclologística: Entrega de Bicicleta e Triciclo no Bom Retiro. LABMOB – UFRJ, 2018 LEITE, Aline Damasceno; CAMILO, E. A; SCHOR, T; PINTO, M. A. T. Deslocamentos Intra-Urbanos Nas Cidades De Itacoatiara E Parintins/Amazonas, 2013. LEFEBVRE, Henri. O Direito a Cidade. São Paulo: Centauro, 2001. LEFEBVRE, Henry (2006). A produção do espaço. Disponível em: https://gpect.files.wordpress.com/2014/06/ henri_lefebvre-aproduc3a7c3a3o- doespac3a7o.pdf. Acesso em: mar 2018. 59 LOMBARDO, Adilson; et. al. Mobilidade e sistema de transporte coletivo. Revista Eletrônica OPET, 2012. NASCIMENTO, Márica Silveira. Dimensão sócio-espacial do transporte informal em Manaus, o caso do mototáxi. IPEA – Instituto de Pesquisa Economica Aplicada - Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos. 2011. OLIVEIRA, J. A. A Cultura nas (das) Pequenas Cidades da Amazônia Brasileira. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, 2004. OLIVEIRA, Jairo Garay Ribeiro de. A importância do sistema de transporte coletivo para o desenvolvimento do município de Campo Grande-MS. Dissertação (mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2003. Prefeitura Municipal de Parintins. Lei Municipal nº 375/2006, Plano Diretor do Município de Parintins, 2006. TOBIAS, Maisa Sales Gama; et. al. Aspectos da mobilidade urbana em cidades do Baixo Amazonas: indicadores de políticas públicas. Revista dos Transportes Públicos – ANTP – Ano 34 – 2011. SANTOS, Paulo Pereira; et. al. A História e a Importância do Transporte para o Turismo. 6º Congresso Brasileiro de Sistemas. Unioeste -, Foz do Iguaçu – PR. 2010 SICSÚ, Isaiana Farias; DE SOUZA, José Camilo Ramos. Acessibilidade: A dificuldade de locomoção do cadeirante nas ruas da cidade de Parintins – AM. Repositório Institucional – Universidade do Estado do Amazonas. 2017. SILVA, Marilia do Nascimento; LAPA, Tomás de Albuquerque. O transporte público coletivo sob a lógica da produção capitalista do espaço: uma análise do serviço de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Cad. Metrop., São Paulo, v. 21, n. 45, 2019. SOUZA, Nilciana Dinely de. O processo de urbanização da cidade de Parintins (AM): evolução e transformação. São Paulo. UNESP, 2013. SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e Urbanização. 15º ed.- São Paulo: Contexto, 2008. VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Transporte e meio ambiente: conceitos e informações para análise de impactos. São Paulo: Edição do Autor, 2006. VILLAÇA, F. Espaço Intra-Urbano no Brasil. 2.ed.-Studio Nobel. São Paulo, 2001.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Triciclos - transporte de cargas e passageiros e a reprodução do espaço urbano da cidade de Parintins-AM.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.