DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3752
Title: A divulgação científica a partir das histórias em quadrinhos para o ensino de Ciências no 6º ano
Other Titles: Scientific dissemination from comics to science teaching in the 6th grade
Authors: Carvalho, Francinete Bandeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Carolina Brandão
Keywords: Divulgação Científica;Scientific dissemination;Histórias em quadrinhos;Comics;Ensino de Ciências;Science teaching
Issue Date: 26-Aug-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: CARVALHO, Francinete Bandeira. A divulgação científica a partir das histórias em quadrinhos para o ensino de Ciências no 6º ano. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Discutir sobre Divulgação Científica – DC é também falar de recursos que a favoreçam na escola, sendo assim, as Histórias em Quadrinhos– HQs com informações científicas são importantes aliadas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Nossa problematização se dá no sentido de descobrir como a Divulgação Científica no 6º ano do Ensino Fundamental pode ser realizada a partir das histórias em quadrinhos? O objetivo geral dessa pesquisa foi: Compreender como a Divulgação Científica no 6º ano do Ensino Fundamental pode ser realizada a partir das histórias em quadrinhos. Os específicos foram: a) Descobrir se as Histórias em Quadrinhos tem sido trabalhadas em sala de aula para o ensino de ciências, b) Investigar quem os estudantes do 6 ano do ensino fundamental identificam como divulgador da ciência, c) Analisar se as histórias em quadrinhos da Biblioteca escolar da instituição pesquisada tem potencial para apoiar o processo de divulgação cientifica na escola. A metodologia da pesquisa se identifica com as pesquisas qualitativas, mediante uma abordagem fenomenológica visto que além de descrever o sentido e a experiência do sujeito, é importante interpretar o fenômeno à luz dos teóricos. A pesquisa foi de natureza participante, onde o pesquisador imergiu no contexto dos sujeitos para compreender melhor a realidade dos mesmos. Foi realizada numa escola estadual da rede pública de ensino, com uma professora do 6º ano e sua turma, alunos de 11 (onze) anos de idade. Junto à professora, utilizou-se uma entrevista não estruturada, e com os alunos, uma roda de conversa para saber se os alunos gostavam de HQs e se entendiam sua relação com a Ciência; Bem como uma oficina sobre as HQs objetivando envolver os alunos a sentir-sem como divulgadores da Ciência. Percebemos a importância do papel do professor frente a DC, pois é ele que vai ser o mediador, utilizando dos quadrinhos com teor científico para trabalhar o Ensino de Ciência e assim, proporcionar um processo de ensino e aprendizagem mais significativos para as crianças. Palavras-chave: Divulgação Científica. Histórias em Quadrinhos. Ensino de Ciências.
Abstract: Discussing Scientific Dissemination - DC is also talking about resources that favor it at school, therefore, Comic Books - Comics with scientific information are important allies for the teaching and learning process of students. Our problematization is in the sense of discovering how Scientific Dissemination in the 6th year of Elementary School can be carried out from the comic books? The general objective of this research was: To understand how Scientific Dissemination in the 6th year of elementary school can be carried out from comic books. The specifics were: a) Find out if Comics have been worked on in the classroom for science teaching, b) Investigate who students in the 6th year of elementary school identify as science disseminators, c) Analyze whether the stories in comics from the school library of the researched institution has the potential to support the scientific dissemination process in the school. The research methodology is identified with qualitative research, through a phenomenological approach since, in addition to describing the subject's sense and experience, it is important to interpret the phenomenon in the light of theorists. The research was of a participatory nature, where the researcher immersed himself in the context of the subjects to better understand their reality. It was held at a state school in the public school system, with a 6th grade teacher and her class, 11 (eleven) year old students. Together with the teacher, an unstructured interview was used, and with the students, a round of conversation to find out if the students liked comics and if they understood their relationship with Science; As well as a workshop on comics aiming to involve students to feel like disseminators of Science. We perceive the importance of the teacher's role in relation to DC, as he is the one who will be the mediator, using the comics with scientific content to work the Teaching of Science and thus, provide a more significant teaching and learning process for children. Keywords: Scientific Dissemination. Comics. Science teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3752
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.