DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Francinete Bandeira-
dc.date.available2022-03-15-
dc.date.available2022-03-10T20:23:44Z-
dc.date.issued2020-08-26-
dc.identifier.citationCARVALHO, Francinete Bandeira. A divulgação científica a partir das histórias em quadrinhos para o ensino de Ciências no 6º ano. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3752-
dc.description.abstractDiscussing Scientific Dissemination - DC is also talking about resources that favor it at school, therefore, Comic Books - Comics with scientific information are important allies for the teaching and learning process of students. Our problematization is in the sense of discovering how Scientific Dissemination in the 6th year of Elementary School can be carried out from the comic books? The general objective of this research was: To understand how Scientific Dissemination in the 6th year of elementary school can be carried out from comic books. The specifics were: a) Find out if Comics have been worked on in the classroom for science teaching, b) Investigate who students in the 6th year of elementary school identify as science disseminators, c) Analyze whether the stories in comics from the school library of the researched institution has the potential to support the scientific dissemination process in the school. The research methodology is identified with qualitative research, through a phenomenological approach since, in addition to describing the subject's sense and experience, it is important to interpret the phenomenon in the light of theorists. The research was of a participatory nature, where the researcher immersed himself in the context of the subjects to better understand their reality. It was held at a state school in the public school system, with a 6th grade teacher and her class, 11 (eleven) year old students. Together with the teacher, an unstructured interview was used, and with the students, a round of conversation to find out if the students liked comics and if they understood their relationship with Science; As well as a workshop on comics aiming to involve students to feel like disseminators of Science. We perceive the importance of the teacher's role in relation to DC, as he is the one who will be the mediator, using the comics with scientific content to work the Teaching of Science and thus, provide a more significant teaching and learning process for children. Keywords: Scientific Dissemination. Comics. Science teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectScientific disseminationpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleA divulgação científica a partir das histórias em quadrinhos para o ensino de Ciências no 6º anopt_BR
dc.title.alternativeScientific dissemination from comics to science teaching in the 6th gradept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T20:23:44Z-
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Whasgthon Aguiar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766948755894257pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489509648411701pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9813256288492139pt_BR
dc.description.resumoDiscutir sobre Divulgação Científica – DC é também falar de recursos que a favoreçam na escola, sendo assim, as Histórias em Quadrinhos– HQs com informações científicas são importantes aliadas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Nossa problematização se dá no sentido de descobrir como a Divulgação Científica no 6º ano do Ensino Fundamental pode ser realizada a partir das histórias em quadrinhos? O objetivo geral dessa pesquisa foi: Compreender como a Divulgação Científica no 6º ano do Ensino Fundamental pode ser realizada a partir das histórias em quadrinhos. Os específicos foram: a) Descobrir se as Histórias em Quadrinhos tem sido trabalhadas em sala de aula para o ensino de ciências, b) Investigar quem os estudantes do 6 ano do ensino fundamental identificam como divulgador da ciência, c) Analisar se as histórias em quadrinhos da Biblioteca escolar da instituição pesquisada tem potencial para apoiar o processo de divulgação cientifica na escola. A metodologia da pesquisa se identifica com as pesquisas qualitativas, mediante uma abordagem fenomenológica visto que além de descrever o sentido e a experiência do sujeito, é importante interpretar o fenômeno à luz dos teóricos. A pesquisa foi de natureza participante, onde o pesquisador imergiu no contexto dos sujeitos para compreender melhor a realidade dos mesmos. Foi realizada numa escola estadual da rede pública de ensino, com uma professora do 6º ano e sua turma, alunos de 11 (onze) anos de idade. Junto à professora, utilizou-se uma entrevista não estruturada, e com os alunos, uma roda de conversa para saber se os alunos gostavam de HQs e se entendiam sua relação com a Ciência; Bem como uma oficina sobre as HQs objetivando envolver os alunos a sentir-sem como divulgadores da Ciência. Percebemos a importância do papel do professor frente a DC, pois é ele que vai ser o mediador, utilizando dos quadrinhos com teor científico para trabalhar o Ensino de Ciência e assim, proporcionar um processo de ensino e aprendizagem mais significativos para as crianças. Palavras-chave: Divulgação Científica. Histórias em Quadrinhos. Ensino de Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesAFONSO, Maria Margarida. A educação científica no 1º ciclo do Ensino Básico: Das teorias às práticas. Portugal: Porto Editora, 2008. ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639/643> Acesso dia: 20 março 2018. AMELOTTI, Ivana. et al. Alfabetización científica enelámbitopre escolar: primeiros conocimientos como herramientas para lapromoción de lasalud y laprevención de la Enfermedad de Chagas. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de lasCiencias, v. 13, n. 1, 2016, p. 191-202. Disponível em < http://www.redalyc.org:9081/articulo.oa?id=92043276014> Acesso em: 10 fev. 2018. ARAUJO, Cleusa Suzana Oliveira de; CARVALHO, Francinete Bandeira. O uso didático das histórias em quadrinhos (HQs) na popularização da Ciência. In.: GONÇALVEZ, Carolina Brandão; MAGALHÃES, Cíntia Emanuelly Ramos; ARAUJO, Cleusa Suzana Oliveira de. Divulgação Científica: teorias e práticas para o ensino de ciências no Amazonas. Manaus: Editora UEA, 2019. ARAÚJO, Elaine Nicolini Nabuco de; CALUZI, João José; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. (orgs.). Divulgação científica e ensino de Ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras Editora, 2006. ARAÚJO, Gustavo Cunha de; COSTA, Maurício Alves da; COSTA, Evânio Bezerra da. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático pedagógico. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes. 2008. Disponível em <https://www.researchgate.net/profile/Gustavo_Araujo5/publication/271076589_AS_ HISTORIAS_EM_QUADRINHOS_NA_EDUCACAO_POSSIBILIDADES_DE_UM_RE CURSO_DIDATICO-PEDAGOGICO.pdf>Acesso dia: 20 março 2018. ASTOLFI, Jean Pierre; DEVELAY, Michel. A. A didática das Ciências. Campinas: Papirus, 1990 AZEVEDO, Viviane Lopes. de; SOUZA, Mônica. Super-heróis à vista: a invasão de quadrinhos no Brasil. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudoeste. 2016, Salto. Anais. São Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/sudoeste2016/expocom/EX53-0488-1.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2017. BAALBAKI, Angela Correa Ferreira. A divulgação científica e o discurso da necessidade. Letras, Santa Maria, v. 24, n. 48, p. 379-396, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/letras/article/viewFile/14445/pdf> Acesso em: 10 fev. 2018. BAPTISTA, Camille Paola Monteiro. A utilização e a produção de histórias em quadrinhos para uma interlocução entre Ciência e Arte no 7° ano do Ensino Fundamental. 90 páginas. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilópolis, Nilópolis, RJ, 2016. BARROS, Ana Maria dos Santos; NAGEM, Ronaldo Luiz. O desafio da matemática: a questão interdisciplinar e a pedagogia de projetos. In: BARBOSA, Ierecê et al. (orgs.). Avanços e desafios em processos de educação em Ciências da Amazônia. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGE-ECA, 2011. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (orgs.). Pesquisa Qualitativa: segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011. BOLIVAR, A. “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográficonarrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v.4, n.1, p. 2-26, 2002. Disponível em: < http://redie.uabc.mx/vol4no1/contenidobolivar.html>. Acesso em: 10 jan. 2018. BORRALHO, Alvaro et al. Histórias em Quadrinho: um instrumento didático para o ensino de ciências. In: III Encontro de Iniciação à Docência da UFPI, Teresina - PI, 2012. BRANDÃO, Daniel. A linguagem dos quadrinhos. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2018. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnologia, 1999. ______. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_20 16.pdf> Acesso dia: 07 maio 2019. ______. Ministério da Educação. Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências essenciais. Ciências Físicas e Naturais. 2001. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. BRITO, Luisa Dias; SOUZA, Marcos Lopes de; FREITAS, Denise de. A busca de um diálogo sobre a natureza do conhecimento científico e a relação CTSA na formação de professores (as) de Ciências e Biologia. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, São Paulo, 2003. Disponível em <http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL005.pdf> Acesso em: 20 março 2018. BRITO, Rosa Mendonça de. (Org). Caminhos metodológicos do processo de pesquisa e de construção de conhecimento. Manaus: EDUA, 2016. BUENO, Christiane Cardoso. Imagens de crianças, ciências e cientistas na divulgação científica para o público infantil. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: 2012. Disponível em: < http://www.labjor.unicamp.br/download/dissertacoes/christiane_bueno.pdf> Acesso dia: 10 março 2018. BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. 2010. Londrina, PR. Recuperado de: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/6585/6761> Acesso em: 08 set 2011. CACHAPUZ, Antonio; PRAIA, João; JORGE Manuela. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, São Paulo, v. 10, n.3, p. 363-381, 2004. CAMPANINI, Barbosa Doukay; ROCHA, Marcelo Borges. Oficinas de histórias em quadrinhos como recurso didático no Ensino de Ciências. Anais. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0661-1.PDF> Acesso em: 27 março 2018. CARUSO, Francisco; SILVEIRA, Cristina. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciência, Saúde-Manguinhos. Vol. 16, n. 1. Rio de Janeiro, Jan./Mar. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 59702009000100013> Acesso em: 25 nov. 2018. CHASSOT, Attico. A Ciência é masculina? É, sim senhora. Unisinos: São Leopoldo/RS, 2013. CHICÓRA, Tatiele; CAMARGO, Sérgio. As histórias em quadrinhos no ensino de Física: uma análise das produções acadêmicas. Anais. 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0592-1.pdf> Acesso em: 25 agosto 2018. COSTA, Wagner Moíses. O papel do texto de divulgação científica no processo de mediação do professor na compreensão sobre ciclos biogeoquímicos. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: IFSP, 2018. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. DEBOER, George E. Scientific Literacy: Another Look at Its Historical and Contemporary Meanings and Its Relationship to Science Education Reform. Journal of research in science teaching. v. 37, n. 6, 2000, p.582-601. Disponível em: < https://web.nmsu.edu/~susanbro/eced440/docs/scientific_literacy_another_look.pdf> Acessoem: 10 fev. 2018. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007. DUBRULL, Davi Saldanha; DECCACHE-MAIA, Eline. Histórias em quadrinhos e o ensino de química: uma proposta de abordagem de elementos químicos. Anais. 2017. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1405- 1.pdf>Acesso em: 25 agosto 2018. ESPERANÇA, Thamyres Cristina Rosa Boa; FILOMENO, Carlos Eduardo da Silva; LAGE, Débora de Aguiar. Divulgação Científica no ambiente escolar: uma proposta a partir do uso de mídias digitais. Revista da SBEnBio, n. 7, out. 2014. Disponível em <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp content/uploads/2014/11/R0859-1.pdf> Acesso em: 15 agosto 2017. FANARO, Maria de Los Ángeles; OTERO, Maria Rita; GRECA, Ileana María. Las imágen e senlos materiales educativos: lasideas de los professores. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias. Vol. 4, Nº 2, 2005. Disponível em <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen4/ART2_Vol4_N2.pdf> Acesso em: 25 nov. 2018. FILIPENSES. Bíblia Sagrada. 52 ed. São Paulo: Editora Ave Maria, 2004. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia Borin da (orgs). Divulgação Científica na Sala de Aula. Ijuí: Unijuí, 2015. GOUVÊA, Guaracira. A divulgação da Ciência, da técnica e cidadania e a sala de aula. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia Borin da (orgs). Divulgação Científica na Sala de Aula. Ijuí: Unijuí, 2015. GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. A pesquisa narrativa e a formação de professores: reflexões sobre uma prática formadora. In: CHAVES, Sílvia Nogueira; BRITO, Maria dos Remédios de. (orgs.). Formação e docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011. IANNONE, Leila Rentroia; IANNONE, Roberto Antonio. 11º impressão. São Paulo: Moderna, 2004. KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: EPU, 1987. LUYTEN, Sonia Maria Bibe. Histórias em Quadrinhos: leitura crítica. São Paulo: Edições Paulinas, 1989. ________. História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem. In: Salto para o future. Ano XXI, Boletim, v. 1, 2011. Disponível em: <https://www.moodlelivre.com.br/images/stories/pdf_ppt_Doc/181213historiaemquad rinhos.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2016. MARTINS, Marci Fileti e GALLO, Solange Maria Leda. A Divulgação Científica como Produto do Discurso acadêmico. Recuperado de http://www.oei.es/forocampinas/PDF_ACTAS/COMUNICACIONES/grupo8/144.pdf Acesso em: 04 set 2015. MELO, José Marques de. Impasses do Jornalismo Científico. Comunicação e Sociedade, n. 7, pp. 19-24, 1982. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994. MUYLAERT, Camila Junqueira et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. spe2, p. 184-189, 2014. NETO, Francisco Fernandes Soares; FURTADO, Wagner Wilson. As fases da lua em histórias em quadrinhos no ensino fundamental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18., 2009, Vitória. Anais, 2009. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/snef/_asfasesdaluaemhistoriase.trabalho.pdf> Acesso em: 20 nov 2018. OLIVEIRA, Jairo Venício Carvalhais. A divulgação científica na mídia impressa: um estudo da configuração e do funcionamento do gênero. Anais do SILEL. Vol. 2, N. 2. Uberlândia: EDUFU, 2011. Disponível em <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2011/2292.pdf> Acesso em: 15 agosto 2017. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. OLIVEIRA, Marizete Pinheiro de. Divulgação científica para o público infantil: um instrumento de inclusão social e fortalecimento da cultura científica. 2015. Disponível em <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0361- 1.PDF> Acesso em: 25 agosto 2018. PEREZ, José Rafael Boesso; CALUZI, João José. A divulgação científica e o ensino da Física Moderna. In: ARAÚJO, Elaine Nicolini Nabuco de; CALUZI, João José; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. (orgs.). Divulgação científica e ensino de Ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras Editora, 2006. PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. As histórias em quadrinhos e sua relação com o ensino de Ciências: aproximações e reflexos nas dez últimas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Anais. 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1166-1.pdf> Acesso em: 25 agosto 2018. RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (orgs). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2018. RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2012. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 Ed. São Paulo: Atlas, 2017. ROCHA, João Marinho da. Programa de manejo de quelônios amazônicos pé-de pincha: articulando a alfabetização científica em comunidades rurais do Baixo Amazonas, 2012. Disponível em: <http://ensinodeciencia.webnode.com.br/> Acesso em: 06. Fev. 2018. SALES, Cláudia. HQs: Mídia parceira da Pedagogia e do currículo. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2018. SALLES, Gilsani Dalzoto. Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza. Curitiba: Ibpex, 2007. SANTOS FILHO, Pedro Faria dos Santos. A divulgação científica em Química. In: ARAÚJO, Elaine Nicolini Nabuco de; CALUZI, João José; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. (orgs.). Divulgação científica e ensino de Ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras Editora, 2006. SANTOS, João Ricardo Viola dos; DALTO, Jader Otavio. Sobre análise de conteúdo, análise textual discursiva e análise narrativa: investigando produções escritas em Matemática. Anais V SIPEM. Petropolis, RJ, 2012. Disponível em: < https://www.passeidireto.com/arquivo/22468323/analise-de-textual-narrativa discursiva-e-analise-de-conteudo-pdf> Acesso em 25 de Mar. 2020. SANTOS, Roberto Elísio dos; VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Dossiê temático. 2012. Disponível em: <http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/244/2/HIST%C3%93RIAS%20E M%20QUADRINHOS%20NO%20PROCESSO%20DE%20APRENDIZADO.pdf> Acesso em: 25 agosto 2018. SANTOS, Taís Conceição dos; PEREIRA, Elianae Genésia Corrêa. Oficinas de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de ciências. IX Congresso Internacional sobre investigación em didáctica de las ciências. 2013. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/38988739.pdf>Acesso em: 25 agosto 2018. SANTOS, Victor João da Rocha Maia; GARCIA, Rosane Nunes. A pesquisa sobre o uso dos quadrinhos no ensino das Ciências da Natureza apresentadas nos ENPECs de 1997 a 2015. Anais. 2017. Disponível em <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi enpec/anais/resumos/R1921-1.pdf> Acesso em: 25 agosto 2018. SILVA, Fabiane Ferreira da. Mulheres na Ciência: vozes, tempos, lugares e trajetórias. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde, RS, 2012. Disponível em: < https://ppgec.furg.br/images/stories/2.2012/teses/fabiane.pdf> Acesso em: 19 jan 2020. SILVA, Helena Borges da; BORGES, Heloisa da Silva; SILVA, Vanderlete Pereira da. Reflexões sobre o currículo da educação infantil: Currículo e atividades lúdicas na educação infantil. Manaus: BK Editora, 2006. SILVA, Jacklyne de Oliveira da. Histórias em Quadrinhos como meio de Divulgação Científica. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/2563/3/JOSilva.pdf> Acesso em: 19 jan. 2019. SOARES NETO, Francisco Fernandes. A linguagem das histórias em quadrinhos e o ensino de física: limites e possibilidades para um processo de textualização de saberes. Dissertação. UFSC, 2012. SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. Universidade Federal de São Carlos, Tese de Doutorado, 2004. SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa; CRUZ, Thaiza Montine Gomes dos Santos. H'química: o uso dos quadrinhos para o ensino de radioatividade. Dossiê História em Quadrinhos. 2016. Disponível em: <file:///C:/Users/Francinete/Documents/Mestrado%20Turma%202018/Projeto/Dissert a%C3%A7%C3%A3o/4634-Texto%20do%20artigo-19044-1-10-20161011.pdf> Acesso em: 19 jan 2019. SOUZA, Dalva Inês de. et al. Manual de orientações para projetos de pesquisa. Novo Hamburgo: FESLSVC, 2013. Disponível em: <https://www.liberato.com.br/sites/default/files/manual_de_orientacoes_para_projeto s_de_pesquisa.pdf>Acesso em: 19 jan. 2019. VERGUEIRO, Waldomiro. As histórias em quadrinhos e seus gêneros IV: os quadrinhos em ambiente familiar. InfoHome, out, 2003. Disponível em: <https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=145> Acesso em: 25 out 2018. _______. Quadrinhos em sala de aula: estratégias, instrumentos e aplicações. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2018. VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo (Orgs.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009. ZAMBONI, Lílian Maria S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Divulgação científica a partir das histórias em quadrinhos para o ensino de Ciências no 6º ano.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.