DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3750
Titel: A utilização de temas geradores na educação matemática aplicados no ensino básico
Sonstige Titel: The use of generating themes in mathematics education applied in basic education
Autor(en): Souza, Phillipe Santiago de
metadata.dc.contributor.advisor1: Alcântara Filho, José de
Stichwörter: Temas geradores;Generating themes;Matemática;Math;Ensino Básico;Basic education
Erscheinungsdatum: 20-Jul-2021
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: SOUZA, Phillipe Santiago de. A utilização de temas geradores na educação matemática aplicados no ensino básico. 2021. 41 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teórico foi realizado no período de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus e de intensa polarização política, sendo Paulo Freire objeto de discussões e críticas do atual governo federal. O objetivo deste trabalho é contribuir para o ensino e aprendizagem da Matemática por intermédio da metodologia dos temas geradores, apresentada em Pedagogia do Oprimido. A pesquisa é bibliográfica tendo sido realizado um levantamento das obras e de estudos teóricos sobre a relação e as contribuições dos temas geradores com os conteúdos de Matemática do ensino básico. A pesquisa apresenta uma análise detalhada sobre o perfil do educador matemático, as etapas de investigação dos temas e todos os preceitos levantados por Paulo Freire sobre a educação libertadora na sua obra Pedagogia do Oprimido. De cunho qualitativo e metodologicamente sendo descritiva, a pesquisa examinou obras, teses, dissertações, artigos e diversos estudos que envolvessem a abordagem dos temas geradores com a Matemática, os quais apontaram não somente benefícios na prática como também adaptações de seu método, aplicações em modalidades de ensino como Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação no Campo, sua relação com outras tendências pedagógicas como os temas transversais e a aprendizagem adquirida pelos educandos que passam a ver a Matemática presente em seu cotidiano. A pesquisa foi realizada no ano do centenário de Paulo Freire, sendo um tributo ao grande legado do atual Patrono da Educação Brasileira. Palavras-Chave: Temas geradores. Matemática. Ensino Básico
Zusammenfassung: This theoretical study was carried out during the period of facing the new coronavirus pandemic and intense political polarization, with Paulo Freire being the object of discussions and criticisms by the current federal government. The objective of this work is to contribute to the teaching and learning of Mathematics through the methodology of generating themes, presented in Pedagogy of the Oppressed. The research is bibliographical and a survey of works and theoretical studies was carried out on the relationship and contributions of the generating themes with the contents of Mathematics in basic education. The research presents a detailed analysis of the profile of the mathematician educator, the stages of investigation of the themes and all the precepts raised by Paulo Freire on liberating education in his work Pedagogia do Oprimido. Qualitative and methodologically descriptive, the research examined works, theses, dissertations, articles and several studies that involved the approach of the generating themes with Mathematics, which pointed not only benefits in practice but also adaptations of its method, applications in modalities of teaching such as Youth and Adult Education (EJA) and Rural Education, its relationship with other pedagogical trends such as transversal themes and the learning acquired by students who come to see Mathematics present in their daily lives. The research was carried out in the year of Paulo Freire's centenary, being a tribute to the great legacy of the current Patron of Brazilian Education. Keywords: Generative themes. Math. Basic education
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3750
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
A Utilização de temas geradores na educação Matemática aplicados no ensino básico.pdf608,75 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.