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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Phillipe Santiago de-
dc.date.available2022-03-15-
dc.date.available2022-03-10T20:11:17Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Phillipe Santiago de. A utilização de temas geradores na educação matemática aplicados no ensino básico. 2021. 41 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3750-
dc.description.abstractThis theoretical study was carried out during the period of facing the new coronavirus pandemic and intense political polarization, with Paulo Freire being the object of discussions and criticisms by the current federal government. The objective of this work is to contribute to the teaching and learning of Mathematics through the methodology of generating themes, presented in Pedagogy of the Oppressed. The research is bibliographical and a survey of works and theoretical studies was carried out on the relationship and contributions of the generating themes with the contents of Mathematics in basic education. The research presents a detailed analysis of the profile of the mathematician educator, the stages of investigation of the themes and all the precepts raised by Paulo Freire on liberating education in his work Pedagogia do Oprimido. Qualitative and methodologically descriptive, the research examined works, theses, dissertations, articles and several studies that involved the approach of the generating themes with Mathematics, which pointed not only benefits in practice but also adaptations of its method, applications in modalities of teaching such as Youth and Adult Education (EJA) and Rural Education, its relationship with other pedagogical trends such as transversal themes and the learning acquired by students who come to see Mathematics present in their daily lives. The research was carried out in the year of Paulo Freire's centenary, being a tribute to the great legacy of the current Patron of Brazilian Education. Keywords: Generative themes. Math. Basic educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTemas geradorespt_BR
dc.subjectGenerating themespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectEnsino Básicopt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleA utilização de temas geradores na educação matemática aplicados no ensino básicopt_BR
dc.title.alternativeThe use of generating themes in mathematics education applied in basic educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T20:11:17Z-
dc.contributor.advisor1Alcântara Filho, José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286458435283357pt_BR
dc.contributor.referee1Hsu, Meng Huey-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210833790134663pt_BR
dc.contributor.referee2Sena Filho, Nilo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4602930463624577pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5093874063240292pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teórico foi realizado no período de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus e de intensa polarização política, sendo Paulo Freire objeto de discussões e críticas do atual governo federal. O objetivo deste trabalho é contribuir para o ensino e aprendizagem da Matemática por intermédio da metodologia dos temas geradores, apresentada em Pedagogia do Oprimido. A pesquisa é bibliográfica tendo sido realizado um levantamento das obras e de estudos teóricos sobre a relação e as contribuições dos temas geradores com os conteúdos de Matemática do ensino básico. A pesquisa apresenta uma análise detalhada sobre o perfil do educador matemático, as etapas de investigação dos temas e todos os preceitos levantados por Paulo Freire sobre a educação libertadora na sua obra Pedagogia do Oprimido. De cunho qualitativo e metodologicamente sendo descritiva, a pesquisa examinou obras, teses, dissertações, artigos e diversos estudos que envolvessem a abordagem dos temas geradores com a Matemática, os quais apontaram não somente benefícios na prática como também adaptações de seu método, aplicações em modalidades de ensino como Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação no Campo, sua relação com outras tendências pedagógicas como os temas transversais e a aprendizagem adquirida pelos educandos que passam a ver a Matemática presente em seu cotidiano. A pesquisa foi realizada no ano do centenário de Paulo Freire, sendo um tributo ao grande legado do atual Patrono da Educação Brasileira. Palavras-Chave: Temas geradores. Matemática. Ensino Básicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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