DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3749
Titel: Percepções de um aluno com deficiência visual nas aulas de matemática em tempos de pandemia
Sonstige Titel: Perceptions of a visually impaired student in math classes in times of a pandemic
Autor(en): Nogueira, José Carlos da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Jorge de Menezes
Stichwörter: Deficiência visual;Visual impairment;Ensino remoto;Remote teaching;Ensino da matemática;Teaching mathematics
Erscheinungsdatum: 22-Jul-2021
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: NOGUEIRA, José Carlos da Costa. Percepções de um aluno com deficiência visual nas aulas de matemática em tempos de pandemia. 2021. 45 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: A realidade atual em que vivemos exigiu que os governantes, em sua maioria, optassem por medidas de isolamento social para reduzir a contaminação ocasionada pelo COVID-19. Dentre as principais instituições que seguem tal medida, temos as educacionais, onde as atividades passaram a ser realizadas de modo remoto. Este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades e como ocorre a superação de um aluno com deficiência visual nas aulas de matemática em escola pública estadual. O aluno cursava, inicialmente, o 1º ano do ensino médio e finalizando quando cursava o 2º ano, durante o período da pandemia. A metodologia da pesquisa tem uma abordagem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados foi o questionário respondido por áudio por professores e aluno com deficiência visual. Foram aplicados 03 questionários, sendo 01 ao professor, outro ao professor auxiliar e outro ao aluno, disponibilizados pelo Whatsapp através de áudio. Embora não tenhamos obtido resposta do professor responsável, a professora auxiliar confirmou a situação de falta de estrutura e de adequada formação para atender as necessidades de alunos com dependencia visual e que requere uma atenção diferenciada da parte dos governantes. Pôde-se observar que para a realização das atividades era preciso que os alunos possuissem equipamentos como computadores, smartphones, tablets, bem como acesso à internet, que são bens caros e muitos brasileiros podem acabar sendo excluídos do processo educacional por não terem condições financeiras de comprá-los. Palavras-Chave: Deficiência visual. Ensino remoto. Ensino da matemática.
Zusammenfassung: The current reality in which we live has demanded that most governments opt for social isolation measures to reduce the contamination caused by COVID-19. Among the main institutions that follow this measure, we have the educational ones, where activities are now carried out remotely. This work aims to analyze the difficulties and how the overcoming of a visually impaired student occurs in mathematics classes in a state public school. The student was initially in the 1st year of high school and finishing when he was in the 2nd year, during the period of the pandemic. The research methodology has a qualitative approach whose data collection instrument was the questionnaire answered by audio by teachers and students with visual impairments. 03 questionnaires were applied, 01 to the teacher, another to the assistant teacher and another to the student, made available by Whatsapp through audio. Although we did not get a response from the teacher in charge, the assistant teacher confirmed the situation of lack of structure and adequate training to meet the needs of visually dependent students, which requires differentiated attention from government officials. It was observed that in order to carry out the activities it was necessary for students to have equipment such as computers, smartphones, tablets, as well as access to the internet, which are expensive goods and many Brazilians may end up being excluded from the educational process because they do not have the financial conditions to buy them. Keywords: Visual impairment. Remote teaching. teaching mathematics
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3749
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Percepções de um aluno com deficiência visual nas aulas de matemática em tempos de pandemia.pdf8,59 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.