DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNogueira, José Carlos da Costa-
dc.date.available2022-03-15-
dc.date.available2022-03-10T20:04:58Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, José Carlos da Costa. Percepções de um aluno com deficiência visual nas aulas de matemática em tempos de pandemia. 2021. 45 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3749-
dc.description.abstractThe current reality in which we live has demanded that most governments opt for social isolation measures to reduce the contamination caused by COVID-19. Among the main institutions that follow this measure, we have the educational ones, where activities are now carried out remotely. This work aims to analyze the difficulties and how the overcoming of a visually impaired student occurs in mathematics classes in a state public school. The student was initially in the 1st year of high school and finishing when he was in the 2nd year, during the period of the pandemic. The research methodology has a qualitative approach whose data collection instrument was the questionnaire answered by audio by teachers and students with visual impairments. 03 questionnaires were applied, 01 to the teacher, another to the assistant teacher and another to the student, made available by Whatsapp through audio. Although we did not get a response from the teacher in charge, the assistant teacher confirmed the situation of lack of structure and adequate training to meet the needs of visually dependent students, which requires differentiated attention from government officials. It was observed that in order to carry out the activities it was necessary for students to have equipment such as computers, smartphones, tablets, as well as access to the internet, which are expensive goods and many Brazilians may end up being excluded from the educational process because they do not have the financial conditions to buy them. Keywords: Visual impairment. Remote teaching. teaching mathematicspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.titlePercepções de um aluno com deficiência visual nas aulas de matemática em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativePerceptions of a visually impaired student in math classes in times of a pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T20:04:58Z-
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jorge de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086151519369862pt_BR
dc.contributor.referee1Hsu, Meng Huey-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210833790134663pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos, Cátia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1107294537559745pt_BR
dc.description.resumoA realidade atual em que vivemos exigiu que os governantes, em sua maioria, optassem por medidas de isolamento social para reduzir a contaminação ocasionada pelo COVID-19. Dentre as principais instituições que seguem tal medida, temos as educacionais, onde as atividades passaram a ser realizadas de modo remoto. Este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades e como ocorre a superação de um aluno com deficiência visual nas aulas de matemática em escola pública estadual. O aluno cursava, inicialmente, o 1º ano do ensino médio e finalizando quando cursava o 2º ano, durante o período da pandemia. A metodologia da pesquisa tem uma abordagem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados foi o questionário respondido por áudio por professores e aluno com deficiência visual. Foram aplicados 03 questionários, sendo 01 ao professor, outro ao professor auxiliar e outro ao aluno, disponibilizados pelo Whatsapp através de áudio. Embora não tenhamos obtido resposta do professor responsável, a professora auxiliar confirmou a situação de falta de estrutura e de adequada formação para atender as necessidades de alunos com dependencia visual e que requere uma atenção diferenciada da parte dos governantes. Pôde-se observar que para a realização das atividades era preciso que os alunos possuissem equipamentos como computadores, smartphones, tablets, bem como acesso à internet, que são bens caros e muitos brasileiros podem acabar sendo excluídos do processo educacional por não terem condições financeiras de comprá-los. Palavras-Chave: Deficiência visual. Ensino remoto. Ensino da matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVEZ, C. B.; FERREIRA, J. P.; DAMÁZIO, M. M. A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. v. 4. Brasília: MEC/SEESP, 2010. BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-11, jan./dez 2020. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480> Acesso em: 02 jun. 2021. BORSTEL, Vilson Von; FIORENTIN, Mariane Jungbluth; MAYER, Leandro. Educação em tempos de pandemia: Constatações da coordenadoria Regional de Educacção em Itapiranga. In: PALU, Janete; MAYER, Leandro; SCHUTZ, Jenerton Arlan (org.) Desafios da Educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988. _______. Decreto n• 7.611, de 17 de novembro de 2001. Dispões sobre a Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências. Brasília: MEC, 2011. _______. Decreto n• 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Politica Nacional de Educação Especial: Equitativa e com aprendizado ao Longo da Vida e dá outras providências. Brasília: MEC, 2020. BURCI, Taissa Vieira Lozano. O processo da inclusão de pessoas com deficiência visual na educação superior a distância no Brasil. Orientador: Maria Luisa Furlan Costa. 2016. 136 f. Dissertação (Mestre em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/download/>. Acesso em: 5 jun. 2021. SINEPE. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. SINEPE/RS, Porto Alegre, 17 abr. 2020. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar. Acesso em: 31 ago. 2020. MARCOM, Jacinta Lucia Rizii; VALLE, Paulo Dalla. Desafios da prática pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. In: PALU, Janete; MAYER, Leandro; SCHUTZ, Jenerton Arlan (org.) Desafios da Educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. MEC. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. ........ Ministério da Educação, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. ........ Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência — Comitê de Ajudas Técnicas, 2007. Disponível em: <http://www.mj.gov.br/sedh/et/corde/dpdh/corde/ comite at.asp>. Acesso em: Julho 2015. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007. _______. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. MUGNOL, Marcio. A Educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. v.9, n. 27, p. 335-349. Paraná: Revista Diálogo da Educação, 2009. MEDRADO, Betânia Passos; SILVA, Rosyclléa Dantas. Discutindo trabalho docente e deficiência visual: ética e formação . CINTEDI, Congresso Internacional de Educação. 2014. UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das Acesso em: 4 jun. 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino remotopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepções de um aluno com deficiência visual nas aulas de matemática em tempos de pandemia.pdf8,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.